Projeto e construção de simulador de capotamento para testes em cadeirinhas do grupo II e grupo III
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639116 |
Resumo: | Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
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Projeto e construção de simulador de capotamento para testes em cadeirinhas do grupo II e grupo IIIDesign and construction of dynamic rollover simulator in car seats to group II and group IIIRetençãoProjeto e construçãoAcidentes de trânsitoAcidentes infantisRetentionDesign and constructionTraffic-accidentsSimulatorChildren's accidentsOrientador: Antonio Celso Fonseca de ArrudaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: A norma NBR 14400 ¿ Veículos Rodoviários Automotores ¿ Dispositivos de Retenção para Crianças ¿ Requisitos de Segurança, estabelece os requisitos de segurança para projetar, construir e instalar o dispositivo de retenção para crianças, com o objetivo de reduzir os riscos de lesões corporais em caso de colisão do veículo. Entre seus requisitos está o ensaio de capotamento, ao qual deve submeter o dispositivo de retenção a um giro de 360° com velocidades entre 2°/s e 5°/s. Trazendo para o mundo real, esses valores de ensaios são muito suaves, o que não condiz com a realidade. Neste cenário, buscou-se projetar e construir um simulador de capotamento mais robusto, que simule uma condição próxima do real, permitindo avaliar o desempenho do dispositivo de retenção quando testado em condições mais severas. O diferencial do projeto em relação a outros equipamentos de ensaios está em possuir um sistema pneumático cilindro-pistão que realiza um deslocamento da estrutura, resultando em um giro de 360° do simulador em um tempo reduzido atingindo velocidades médias de até 170°/s. Foi utilizado um dispositivo de retenção modelo booster, que atende a dois grupos de crianças segundo manual do fabricante, grupo II (15kg a 25kg) ¿ assento de elevação com encosto de proteção de cabeça, e grupo III (22kg a 36kg) ¿ assento de elevação sem proteção de cabeça. O boneco de testes possui massa de 22kg e suas medidas antropométricas simulam uma criança entre 5 a 6 anos de idade, o que permite a utilização tanto do booster do grupo II quanto do grupo III. Os dados foram coletados por meio do programa computacional kinovea, adequado para análise de biomecânica, permitiu estimar o deslocamento e a velocidade do manequim com grande precisãoAbstract: NBR 14400 - Motor Vehicle Roads - Child Restraint Devices - Safety Requirements establishes safety requirements for the design, construction and installation of the child restraint device to reduce the risk of personal injury in the event of a collision of the vehicle. Among its requirements is the rollover test, to which it must subject the restraint device to a 360 ° turn at speeds of 2 ° / s to 5 ° / s. Bringing to the real world, these test values are very soft, which doesn't match the reality. In this scenario, we sought to design and build a more robust rollover simulator that simulates a more real condition, allowing to evaluate the performance of the retention device when tested under more severe conditions. The differential of the design over other test equipment is that it has a pneumatic cylinder-piston system that performs a displacement of the structure, resulting in a faster 360 ° rotation of the simulator reaching speeds up to 170 ° / s. . A booster restraint was used, which serves two groups of children according to the manufacturer's manual, group II (15kg to 25kg) - lifting seat with headrest, and group III (22kg to 36kg) - safety seat. lifting without head protection. The test doll has a mass of 22kg and its anthropometric measurements simulate a child between 5 and 6 years old, which allows the use of both group II and group III booster. The data were collected via a kinovea computer program suitable for biomechanics analysis, allowing to estimate the displacement and velocity of the dummy with great precisionMestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-Jorge, Alexandre FonsecaSaramago, Marcos Antonio PortaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Edgar Phelipe de Matos, 1988-20202020-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (81 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639116SANTOS, Edgar Phelipe de Matos. Projeto e construção de simulador de capotamento para testes em cadeirinhas do grupo II e grupo III. 2020. 1 recurso online (81 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639116. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129120Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T09:36:34Zoai::1129120Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-06T09:36:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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