Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276 |
Resumo: | Orientador: Maria do Carmo Martins |
id |
UNICAMP-30_623edc032020723bf339366db6826132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::306432 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de JauProfessores - FormaçãoLicenciaturaHistória - Estudo e ensinoSaberes escolaresTeoria do conhecimentoOrientador: Maria do Carmo MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como finalidade estudar as representações sobre a pratica dos professores de História atuantes na Diretoria de Ensino de Jaú. Foram entrevistados cinqüenta e cinco professores, visitadas vinte e oito unidades que estavam distribuídas em dezesseis municípios. Os estudos sobre representações saíram dos questionários aplicados que continham perguntas fechadas e abertas, essas questões possibilitaram analisar três grandes temas: a trajetória profissional dos docentes, as condições de trabalho e áreas de conhecimento. As inferências sobre os temas revelaram a influência, em parte das duas esferas que vão formar a prática docente: formação inicial e a experiência na esfera escolar que irão configurar o saber histórico escolar desses professores, mostrando assim sua imagens, expectativas e frustrações sobre o papel do educador e a profissão do professor de HistóriaAbstract: This work has as purpose to study the representations remains to the active teachers of History practice in the Management of Jaú area. Fifty five teachers were interviewed, visited twenty-eight units that were distributed in sixteen municipal districts. The study about the representations came from the questionnaires applied that contained closed and open questions; those subjects made possible to analyze three great themes: 1º) the teachers professional path; 2º) the work conditions and; 3º) knowledge areas. The inference on the themes revealed the influence, partly, of the two spheres that will form the educational practice: initial formation and the experience in the school sphere that will configure those teachers¿ school historical knowledge, showing his/her images, expectations and frustration on the educator¿s paper and the teachers of History professionMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Martins, Maria do Carmo, 1964-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViotto, Ricardo Antonio20042004-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276VIOTTO, Ricardo Antonio. Os professores de Historia: formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau. 2004. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/306432porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:33:08Zoai::306432Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:33:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau |
title |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau |
spellingShingle |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau Viotto, Ricardo Antonio Professores - Formação Licenciatura História - Estudo e ensino Saberes escolares Teoria do conhecimento |
title_short |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau |
title_full |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau |
title_fullStr |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau |
title_full_unstemmed |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau |
title_sort |
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau |
author |
Viotto, Ricardo Antonio |
author_facet |
Viotto, Ricardo Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria do Carmo, 1964- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viotto, Ricardo Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Licenciatura História - Estudo e ensino Saberes escolares Teoria do conhecimento |
topic |
Professores - Formação Licenciatura História - Estudo e ensino Saberes escolares Teoria do conhecimento |
description |
Orientador: Maria do Carmo Martins |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276 VIOTTO, Ricardo Antonio. Os professores de Historia: formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau. 2004. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VIOTTO, Ricardo Antonio. Os professores de Historia: formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau. 2004. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/306432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 135p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188904762343424 |