Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viotto, Ricardo Antonio
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276
Resumo: Orientador: Maria do Carmo Martins
id UNICAMP-30_623edc032020723bf339366db6826132
oai_identifier_str oai::306432
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de JauProfessores - FormaçãoLicenciaturaHistória - Estudo e ensinoSaberes escolaresTeoria do conhecimentoOrientador: Maria do Carmo MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como finalidade estudar as representações sobre a pratica dos professores de História atuantes na Diretoria de Ensino de Jaú. Foram entrevistados cinqüenta e cinco professores, visitadas vinte e oito unidades que estavam distribuídas em dezesseis municípios. Os estudos sobre representações saíram dos questionários aplicados que continham perguntas fechadas e abertas, essas questões possibilitaram analisar três grandes temas: a trajetória profissional dos docentes, as condições de trabalho e áreas de conhecimento. As inferências sobre os temas revelaram a influência, em parte das duas esferas que vão formar a prática docente: formação inicial e a experiência na esfera escolar que irão configurar o saber histórico escolar desses professores, mostrando assim sua imagens, expectativas e frustrações sobre o papel do educador e a profissão do professor de HistóriaAbstract: This work has as purpose to study the representations remains to the active teachers of History practice in the Management of Jaú area. Fifty five teachers were interviewed, visited twenty-eight units that were distributed in sixteen municipal districts. The study about the representations came from the questionnaires applied that contained closed and open questions; those subjects made possible to analyze three great themes: 1º) the teachers professional path; 2º) the work conditions and; 3º) knowledge areas. The inference on the themes revealed the influence, partly, of the two spheres that will form the educational practice: initial formation and the experience in the school sphere that will configure those teachers¿ school historical knowledge, showing his/her images, expectations and frustration on the educator¿s paper and the teachers of History professionMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Martins, Maria do Carmo, 1964-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViotto, Ricardo Antonio20042004-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276VIOTTO, Ricardo Antonio. Os professores de Historia: formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau. 2004. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/306432porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:33:08Zoai::306432Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:33:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
title Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
spellingShingle Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
Viotto, Ricardo Antonio
Professores - Formação
Licenciatura
História - Estudo e ensino
Saberes escolares
Teoria do conhecimento
title_short Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
title_full Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
title_fullStr Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
title_full_unstemmed Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
title_sort Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
author Viotto, Ricardo Antonio
author_facet Viotto, Ricardo Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo, 1964-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Viotto, Ricardo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Licenciatura
História - Estudo e ensino
Saberes escolares
Teoria do conhecimento
topic Professores - Formação
Licenciatura
História - Estudo e ensino
Saberes escolares
Teoria do conhecimento
description Orientador: Maria do Carmo Martins
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276
VIOTTO, Ricardo Antonio. Os professores de Historia: formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau. 2004. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VIOTTO, Ricardo Antonio. Os professores de Historia: formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau. 2004. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/306432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188904762343424