O bem enquanto transcendental e transcendente : predicação e participação em Tomás de Aquino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621161 |
Resumo: | Orientador: Márcio Augusto Damin Custódio |
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O bem enquanto transcendental e transcendente : predicação e participação em Tomás de AquinoThe good as transcendental and transcendent : predication and participation in Thomas AquinasTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274Filosofia medievalMetafísicaMedieval philosophyMetaphysicsOrientador: Márcio Augusto Damin CustódioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente dissertação tem por escopo analisar a noção de bem na metafísica de Tomás de Aquino. Para tanto, investigar-se-á como Tomás apresenta essa noção a partir de uma dupla caracterização, qual seja: o bem entendido como uma das noções gerais do ente, isto é, uma propriedade transcendental, e o bem entendido como um dos atributos divinos próprios, isto é, uma propriedade transcendente. Nesse sentido, analisar-se-á, por um lado, as características gerais dos transcendentais e o modo segundo o qual Tomás determina que o bem, sendo convertível ao ente, pode ser entendido como um transcendental. Por outro lado, analisar-se-á como Tomás determina que esta noção pode ser dita transcendente, entendendo, nesse ponto, que o bem é uma das perfeições divinas. Contudo, tal caracterização do bem, aparentemente, gera uma contradição: como essa noção pode ser dita um transcendental e, simultaneamente, ser transcendente? Para investigar essa aparente contradição na caracterização do bem, faz-se necessário explicitar como Tomás salvaguarda este duplo aspecto utilizando-se do modelo de predicação por participação. Assim, a presente dissertação visa explicitar a justificativa encontrada por Tomás para estabelecer a relação entre uma propriedade transcendental e uma propriedade transcendente na utilização de um modelo específico de predicação por participação que, nesse contexto, é mobilizado como fundamento metafísico à dupla caracterização da noção de bem. Nessa medida, para Tomás, as criaturas são ditas boas porque participam da bondade divina. Ao mobilizar, portanto, as noções de predicação e participação, mostrar-se-á como a doutrina dos transcendentais constitui-se como um modelo peculiar de análise de um problema filosófico que recebeu, da parte de Tomás, um tratamento distinto da tradição que o precedera e que não se restringe à mera recepção das fontes que ele tinha acessoAbstract: This dissertation aims to analyze the notion of good in Thomas Aquinas' metaphysics. In order to do so, it will be inquired how Aquinas introduces this notion through a double characterization: good understood as one of the general notions of the being, i.e., a transcendental property, and good regarded as one of the proper divine attributes, i.e., a transcendent property. In this sense, it shall be analyzed, first, the general characteristics of the transcendentals and the way Aquinas asserts that the good, once it is convertible to the being, may be regarded as a transcendental. Secondly, it will be analyzed how Aquinas states that this notion may be said to be transcendent, provided that the good is one of the divine perfections. However, such a characterization of the good apparently brings out a contradiction: How can this notion be said to be a transcendental and, simultaneously, to be transcendent? In order to inquire this apparent contradiction in the characterization of the good, it is necessary to make explicit the way Aquinas preserves this double aspect by using the model of predication by participation. Thus, this dissertation aims to highlight the justification found by Aquinas to establish the relation between a transcendental property and transcendent one by making use of a specific model of predication by participation which, in this context, is taken as a metaphysical foundation to the double characterization of the notion of good. According to Aquinas, creatures are said to be good because they participate in divine goodness. As this study deals with the notions of predication and participation, it will be presented how the doctrine of transcendentals constitutes a peculiar model of philosophical analysis which has received, from Aquinas, a distinct treatment from the tradition before him and is not only the reception of the sources available to himMestradoFilosofiaMestre em Filosofia[s.n.]Custódio, Márcio Augusto Damin, 1970-Verza, Tadeu MazzolaÉvora, Fátima Regina RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Matheus Barreto Pazos de, 1988-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621161OLIVEIRA, Matheus Barreto Pazos de. O bem enquanto transcendental e transcendente: predicação e participação em Tomás de Aquino. 2013. 122 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621161. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913428porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:50Zoai::913428Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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