Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallina, Simone Freitas da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606601
Resumo: Orientador: Silvio Donizetti Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_631b8c2c9e6b07834ddc2804b7887c7b
oai_identifier_str oai::420622
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Invenção e aprendizagem em Gilles DeleuzeInvention and learning in Gilles DeleuzeInvençõesAprendizagemPensamentoInventionsLearningThinkingDeleuze, Gilles, 1925-1995Orientador: Silvio Donizetti Oliveira GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese tem como proposta apresentar a contribuição de Gilles Deleuze sobre a aprendizagem abordada a partir da invenção de problemas e da criação de conceitos. Com isso pretendemos mostrar que a aprendizagem não se constitui meramente numa passagem ou transição natural e um estado de não saber para um estado de saber. Antes, a aprendizagem se dá num contexto de experimentação, em que o aprender equivale ao pensar e este somente surge por uma coação exercida pelos acontecimentos portadores de signos. Para essa tarefa foi preciso percorrer as linhas que constituíram e constituem o traçado do pensamento, as quais partem da interpretação de Deleuze da imagem tradicional do pensamento como recognição. Também foi preciso percorrer os deslocamentos da sua elaboração de uma imagem original do pensamento, a imagem de um traçado de linhas de forças no qual o passado, enquanto duração, sempre atual, emerge como futuro. Esse movimento que dá origem ao pensar e, portanto, ao aprender, tem como seus elementos os signos, os acontecimentos, a experiência enquanto elaboração de problemas e de invenção das suas soluçõesAbstract: The present thesis has as proposal to present the contribution of Gilles Deleuze about the learning approached from the invention of problems and the creation of concepts. With this we intend to show that learning does not merely constitute a passage or natural transition from the state of knowledge. Before, learning occurs in the context of experimentation, in which learning equals thinking, and it only appears by coercion exercised by events carried with signs. For this task it was necessary to go through the lines that constituted and constitute the trace of thought, which part from Deleuze¿s interpretation of the traditional image of thought as recognition. It was also necessary to cover the displacements of its elaboration of an original image of thought, an image of a stroke of power lines in which the past, as duration, always current, emerges as future. This movement gives origin to thought, and therefore, as learning, has as its elements the signs, the happenings, the experience while elaboration of problems and the inventions of its solutionsDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Kohan, Walter OmarTomazetti, Elisete MedianeiraRodrigo, Lidia MariaGoto, Roberto AkiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGallina, Simone Freitas da Silva20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf167 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606601GALLINA, Simone Freitas da Silva. Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606601. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420622porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T12:20:27Zoai::420622Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-29T12:20:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
Invention and learning in Gilles Deleuze
title Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
spellingShingle Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
Gallina, Simone Freitas da Silva
Invenções
Aprendizagem
Pensamento
Inventions
Learning
Thinking
Deleuze, Gilles, 1925-1995
title_short Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
title_full Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
title_fullStr Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
title_full_unstemmed Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
title_sort Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze
author Gallina, Simone Freitas da Silva
author_facet Gallina, Simone Freitas da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Kohan, Walter Omar
Tomazetti, Elisete Medianeira
Rodrigo, Lidia Maria
Goto, Roberto Akira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallina, Simone Freitas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Invenções
Aprendizagem
Pensamento
Inventions
Learning
Thinking
Deleuze, Gilles, 1925-1995
topic Invenções
Aprendizagem
Pensamento
Inventions
Learning
Thinking
Deleuze, Gilles, 1925-1995
description Orientador: Silvio Donizetti Oliveira Gallo
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606601
GALLINA, Simone Freitas da Silva. Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606601. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GALLINA, Simone Freitas da Silva. Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606601. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
167 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188980194803712