Lazer como pratica educativa : as possibilidades para o desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombardi, Maira Ivone
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599720
Resumo: Orientador: Heloisa Helena Baldy dos Reis
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spelling Lazer como pratica educativa : as possibilidades para o desenvolvimento humanoLazer e educaçãoLudoterapiaQualidade de vidaAnimador culturalOrientador: Heloisa Helena Baldy dos ReisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Os objetivos principais deste trabalho consistem em conhecer as inter-relações existentes entre lazer, educação, animação sociocultural e desenvolvimento humano integral e quais as possibilidades de se contribuir para a emancipação do indivíduo na sociedade, utilizando o lazer como prática educativa. Já os objetivos mais específicos são fundamentais à proposição de que o lazer como prática educativa, com base nos seis conteúdos culturais do lazer, pode contribuir para a formação de um homem integral, crítico e criativo, capaz de participar culturalmente, vivenciando e gerando valores questionadores da ordem social vigente e que prepare mudanças na sociedade como um todo, situando o profissional do lazer, o animador sociocultural nesse contexto. No que diz respeito à metodologia utilizada para sua realização, tivemos como base a pesquisa bibliográfica. Nos três capítulos, trabalhamos o lazer vivenciado no ¿tempo disponível¿, entendido como uma opção de atividade desinteressada, em que se buscam basicamente o prazer e a satisfação pessoal. Os valores mais associados ao lazer ¿ descanso e divertimento ¿ também estão presentes na maioria das atividades de lazer, pois esses são os principais objetivos dos indivíduos que as vivenciam. Já o desenvolvimento ¿ pessoal e social ¿ não é tão claro, quer para quem o busca, quer para quem proporciona a sua vivência. Mas, para que ocorra um equilíbrio entre esses três valores, é de extrema importância que ocorra uma ligação entre eles e os seis conteúdos culturais do lazer ¿ manuais, intelectuais, sociais, físico-esportivos, artísticos e turísticos. Utilizando-se de tais conteúdos, o animador sociocultural deve procurar estimular o desenvolvimento social e pessoal dos indivíduos. Dessa forma, o lazer pode contribuir tanto para a aquisição de informações quanto para a formação da cidadania das pessoas, que podem se tornar capazes de pensar e transformar a realidade. Com os mesmos objetivos, a educação pode formar cidadãos com condições de se manifestar socialmente, capazes de entender e intervir na realidade, transformando-a. Também a animação sociocultural e a participação cultural proporcionadas pelo profissional de lazer, denominado animador sociocultural, podem possibilitar que a vivência de atividades de lazer se transforme em participação efetiva, contribuindo para a superação dos níveis conformistas a críticos e criativos, de modo a gerar atitudes que podem influenciar outros campos da ação humana. Para que isso ocorra, é fundamental que esse profissional não reproduza de forma acrítica atividades recreativas, mas, proporcione experiências que permitam aos indivíduos desenvolver atitudes críticas e criativas, contribuindo, dessa maneira, para que o lazer realmente seja considerado uma prática de satisfação e prazer individual, na mesma medida em que esclareça que o lazer vai além do mero recreio. Ele é também um dos meios de socialização dos indivíduosAbstract: The main objectives of this scientific study consist of knowing the interrelations among leisure, education, sociocultural animation and integral human growth and which possibilities can contribute for the emancipation of the individual in the society by using the leisure as an educative practice. The most specific objectives are set on a proposition that comprehends leisure as an educative practice, through the six cultural contents of leisure, as a way to contribute for the integral human growth of a critical and creative man, who is able to participate culturally, living deeply and generating values which may be investigative points of the effective social order and also can prepare changes in all the society as a whole, pointing out the professional of leisure, the socio-cultural entertainer, in this context. That explains about the methodology used for its accomplishment and we had as basis the bibliographical research. In the three chapters we have worked the leisure lived deeply in the ¿ready time¿, understood as an option of uninterested activity, where one basically searches the pleasure and the individual satisfaction. The more associates values to the leisure ¿ rest and amusement ¿ also are living in the majority of the activities of leisure. Therefore these are the main objectives of the individual to live them deeply. The growth ¿ personal and social ¿ is not so clear, not only for the ones who search it, but also for the ones who provide its experience. So there must be a balance between them and the six cultural contents of leisure ¿ manual, intellectual, social, physicist-sporting, artistic and tourist. Using such contents the sociocultural entertainer must try to stimulate the social and integral growth of the individuals. Thus, the leisure can contribute in such a way for the acquisition of information as for the formation of the citizenship of the people, turning them able to think and to transform the reality. With the same objectives, the education can form citizens with conditions of revealing socially, capable to understand and to intervene in the reality by transforming it. The sociocultural animation and the cultural participation can also provide the leisure professional, also called sociocultural entertainer, ways to make possible the experience of activities of leisure transform into participation accomplishes, by contributing for the overcoming of the conformist levels to the creative and criticals, in order to generate attitudes that can influence the action of the other human fields. So that this occurs, it is fundamental that this professional does not just reproduce recreation activities acritically, but it needs to provide experiences that the individuals allow to develop critical and creative attitudes, contributing so that the leisure can really be considered on practical of satisfaction and individual pleasure, in the same measure where it clarifies that the leisure goes beyond the mere recreation. It is also one of the ways of socialization the individualsMestradoEstudos do LazerMestra em Educação Física[s.n.]Reis, Heloisa Helena Baldy dos, 1965-Marcellino, Nelson CarvalhoPinto, Leila Mirtes Santos de MagalhãesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLombardi, Maira Ivone20052005-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf95f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599720LOMBARDI, Maira Ivone. Lazer como pratica educativa: as possibilidades para o desenvolvimento humano. 2005. 95f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599720. 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