A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Daniela Cavani Falcin
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607197
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_638bf63e4c899597ae9dc4fcd36648b8
oai_identifier_str oai::425876
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objetoThe affective in the classroom : the teaching activities and its implication in the subject-objectAfetividadeEnsinoSujeito (Educação)MediaçãoAffectiveTeachingSubject (Education)MediaçãoOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa teve como objetivo aprofundar os estudos realizados pela autora em nível de graduação (Iniciação Científica), acerca da questão da afetividade no contexto escolar. Propôs-se continuar a olhar para as práticas pedagógicas docentes, focalizando, porém, especificamente, as atividades de ensino desenvolvidas pelo professor em uma sala de aula do ensino médio. Buscou-se identificar a dimensão afetiva presente nas atividades pedagógicas desenvolvidas pelo professor em sala de aula e analisar suas contribuições para a natureza das relações que se estabelecem entre sujeito (aluno) e objeto de conhecimento (conteúdos escolares). O referencial teórico adotado baseou-se nos autores Vigotski e Wallon que enfatizam os determinantes culturais, históricos e sociais da condição humana e consideram que, no homem, as dimensões afetiva e cognitiva são inseparáveis. A metodologia adotada foi o estudo de caso, que se insere no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio do procedimento da autoscopia. A análise, por sua vez, consistiu no agrupamento dos relatos dos sujeitos em dez núcleos temáticos relacionados tanto às características das atividades de ensino da área de língua portuguesa, quanto aos impactos das mesmas nos alunos. De forma geral, observaram-se aspectos das atividades ¿ planejamento, escolha do ponto de partida no processo de ensinoaprendizagem, seleção de materiais, desenvolvimento (instruções, explicações, esclarecimento de dúvidas, feed-back), estabelecimento de relação entre os conteúdos e o cotidiano dos alunos, respeito ao ritmo dos alunos e avaliação do processo de ensino e aprendizagem ¿ que, permeados pela afetividade, contribuíram para que os alunos se apropriassem efetivamente dos conteúdos. Observaram-se também os impactos positivos da mediação pedagógica e das atividades de ensino oferecidas aos alunos para o estabelecimento de uma relação afetivamente positiva entre eles e o objeto de conhecimento em questãoAbstract: The objective of this research is to deepen the study around the subject affectivity in the school context accomplished by the author in graduate level (Scientific Initiation). This paper proposes to continue its observation to the teacher¿s pedagogic practices, focusing specifically on the teaching activities developed by teachers in a high school setting. This study has the intention of identify the dimension of affectivity presents in pedagogic activities developed by teachers in the classroom and analyzes, in a deep and detailed way, its contributions to the nature of relations established between subject (student) and object (school contents). The referral theory adopted in this research is based on the authors Vigotski and Wallon that emphasize cultural, historical and social determinants of the human condition and they consider that man¿s affective dimensions and cognitive dimensions are inseparable. The methodology adopted was the case of study, that is inserted to the ambit of the qualitative approach of this research. The gathering of data was given through the procedure of autoscopy. The analysis, for instance, consisted of grouping people logs in ten thematic nucleus related to the activities that took place in the classroom as well as the impacts of them during the subject-object relationMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Polydoro, Soely Aparecida JorgeRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuimarães, Daniela Cavani Falcin20082008-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607197GUIMARÃES, Daniela Cavani Falcin. A afetividade na sala de aula: as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto. 2008. 159 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607197. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425876porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:12:41Zoai::425876Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:12:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
The affective in the classroom : the teaching activities and its implication in the subject-object
title A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
spellingShingle A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
Guimarães, Daniela Cavani Falcin
Afetividade
Ensino
Sujeito (Educação)
Mediação
Affective
Teaching
Subject (Education)
Mediação
title_short A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
title_full A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
title_fullStr A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
title_full_unstemmed A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
title_sort A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
author Guimarães, Daniela Cavani Falcin
author_facet Guimarães, Daniela Cavani Falcin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Daniela Cavani Falcin
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ensino
Sujeito (Educação)
Mediação
Affective
Teaching
Subject (Education)
Mediação
topic Afetividade
Ensino
Sujeito (Educação)
Mediação
Affective
Teaching
Subject (Education)
Mediação
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607197
GUIMARÃES, Daniela Cavani Falcin. A afetividade na sala de aula: as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto. 2008. 159 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607197. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GUIMARÃES, Daniela Cavani Falcin. A afetividade na sala de aula: as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto. 2008. 159 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607197. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188986478919680