Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4817 |
Resumo: | Orientador: Maria José Fontana Gebara |
id |
UNICAMP-30_64a62fad51fb85b644dd49450a456225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1245037 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019)Sciences teaching and arts : a estudy based on dissertations and theses (2000-2019)Arte e ciênciaEnsino de ciênciasEstado da artePensamento complexoArt and scienceScience teachingState of the artComplex thoughtOrientador: Maria José Fontana GebaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Essa pesquisa nasce da confluência entre ensino de ciências e artes e da necessidade de compreender estudos no campo do Ensino de Ciências que abarcam essa temática. Entendemos que os diálogos entre Ciência e Arte são fundamentais, uma vez que o conhecimento não é fragmentado e compartimentado, e a realidade não é simplificada. Nesse sentido, a construção dessa tese se apoia em aportes teóricos difundidos por autores que promovem diálogos entre Ciência, Arte e ensino, e em aspectos da teoria da complexidade. Configura-se como uma pesquisa de estado da arte encaminhada pela seguinte questão: Quais caminhos de integração entre Ciência e Arte estão presentes em pesquisas brasileiras produzidas na área de Ensino de Ciências entre 2000-2019? Diante disso, nosso objetivo foi analisar perspectivas teóricas e práticas de integração entre Ciência e Arte em dissertações e teses brasileiras da área de Ensino de Ciências. A partir de um levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), complementado com uma busca no Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), localizamos 158 dissertações e teses, defendidas entre 2000 e 2019, as quais compõem o corpus de análise dessa pesquisa. Os dados foram analisados com relação a descritores de Base Institucional – ano de defesa, grau de titulação acadêmica, instituição de ensino superior, regiões geográficas, orientadores e formação inicial dos autores; e descritores de Base Temática Ciência e Arte – foco temático, nível escolar, conteúdo, tipo de arte e interação entre Ciência e Arte. Os principais resultados revelam que o número de produções acadêmicas cresceu nos últimos anos, sendo as dissertações de mestrado numericamente mais representativas que as teses de doutorado. Em sua maioria, os trabalhos foram defendidos em instituições públicas das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Identificamos que os estudos abrangem desde a Educação Infantil até a Educação Superior, implementando propostas que envolvem Literatura, Cinema, Teatro, Música etc. Os focos temáticos prioritários estão relacionados à inserção da Arte como um recurso no ensino aprendizagem de ciências e, em seguida, à formação de professores. Quanto às interações entre Ciência e Arte, concluímos que integrações acontecem e, na maior parte das vezes, por meio de atividade didáticas baseadas em Ciência. Em tais atividades sobressaem aspectos multidisciplinares, interdisciplinares e, em menor ocorrência, transdisciplinares. Parte dos estudos analisa o potencial didático de obras de literatura, filmes, músicas, teatro, entre outras, para o ensino de ciências. Nesses, os potenciais de integração estão em consonância com os resultados encontrados pelos autores que desenvolveram atividades didáticas. Uma menor quantidade de estudos se debruça sobre subtemas e trabalhos anteriores, realizados no campo do Ensino de CiênciasAbstract: This research emerges from the intersection of science and arts teaching, as well as the need to comprehend studies in the field of Science Teaching that address this topic. We recognize the importance of dialogues between Science and Art, primarily because we agree that knowledge is not fragmented and compartmentalized. In this sense, the thesis is built on theoretical contributions disseminated by authors who promote dialogues between Science, Art, and Teaching, as well as aspects of complexity theory. It is designed as state-of-the-art research guided by the following question: What integration paths between Science and Art are present in Brazilian research produced in the field of Science Teaching between 2000 and 2019? In this sense, our purpose was to analyze theoretical perspectives and practices of science-art integration in Brazilian dissertations and theses in the field of science teaching. We found 158 dissertations and theses defended between 2000 and 2019 by conducting a survey in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and supplementing it with a search in the Center for Documentation in Science Teaching (CEDOC); these documents makeup the corpus of this research. Data were analyzed in relation to Institutional Base descriptors – year of defense, academic degree, higher education institution, geographic region, supervisors, and the authors' initial training – and Science and Art Thematic Base descriptors – thematic focus, school level, scientific content, type of art, and interaction between Science and Art. The main findings show that the number of academic productions has increased in recent years, with master's dissertations outnumbering doctoral theses numerically. The majority were defended in public institutions in Brazil's Southeast and South regions. We unearthed that the studies range from Early Childhood Education to Higher Education, with proposals involving Literature, Cinema, Theater, Music, etc. We confirmed that the priority thematic focuses are related to the incorporation of art as a resource in science teaching learning, and, consequently, teacher training. In terms of interactions between Science and Art, we conclude that most integrations occur through didactic activities based on science. Multidisciplinary, interdisciplinary, and, to a lesser extent, transdisciplinary aspects were identified in such activities. A part of the studies focused on the didactic potential of works of art for science teaching. The identified integration potentials in these works are consistent with the findings of the authors who developed didactic activities. A smaller number of studies have concentrated on sub-themes and previous works in the field of Science Teaching that incorporate Art. The results indicate that the theme discussed in this thesis requires further development, particularly in terms of the depth of approaches between Science and Art in teaching, so that the transdisciplinary bias is maintained, and Art is not viewed solely as a resource to be used in the teaching of scienceDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES001[s.n.]Gebara, Maria José Fontana, 1959-Neves, Marcos Cesar DanhoniMeirelles, Rosane Moreira Silva deFigueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaDias, Susana OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Monikeli Wippel da, 199120222022-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (186 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4817SILVA, Monikeli Wippel da. Ensino de ciências e artes: um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019). 2022. 1 recurso online (186 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4817. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1245037Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-11T17:43:32Zoai::1245037Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-07-11T17:43:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) Sciences teaching and arts : a estudy based on dissertations and theses (2000-2019) |
title |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) |
spellingShingle |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) Silva, Monikeli Wippel da, 1991 Arte e ciência Ensino de ciências Estado da arte Pensamento complexo Art and science Science teaching State of the art Complex thought |
title_short |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) |
title_full |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) |
title_fullStr |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) |
title_sort |
Ensino de ciências e artes : um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019) |
author |
Silva, Monikeli Wippel da, 1991 |
author_facet |
Silva, Monikeli Wippel da, 1991 |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gebara, Maria José Fontana, 1959- Neves, Marcos Cesar Danhoni Meirelles, Rosane Moreira Silva de Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça Dias, Susana Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Monikeli Wippel da, 1991 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e ciência Ensino de ciências Estado da arte Pensamento complexo Art and science Science teaching State of the art Complex thought |
topic |
Arte e ciência Ensino de ciências Estado da arte Pensamento complexo Art and science Science teaching State of the art Complex thought |
description |
Orientador: Maria José Fontana Gebara |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-04-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4817 SILVA, Monikeli Wippel da. Ensino de ciências e artes: um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019). 2022. 1 recurso online (186 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4817. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4817 |
identifier_str_mv |
SILVA, Monikeli Wippel da. Ensino de ciências e artes: um estudo baseado em dissertações e teses (2000-2019). 2022. 1 recurso online (186 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4817. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1245037 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (186 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189182732500992 |