Avaliação das janelas em edifícios escolares considerando parâmetros de conforto luminoso : o caso de escolas da Rede Municipal de Campinas
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613827 |
Resumo: | Orientador: Lucila Chebel Labaki |
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Avaliação das janelas em edifícios escolares considerando parâmetros de conforto luminoso : o caso de escolas da Rede Municipal de CampinasEvaluation of windows in school buildings condidering parameters luninosso comfort : the case of municipal schools of CampinasJanelasEscolasEscolas - IluminaçãoWindowsSchoolSchool - IlluminationOrientador: Lucila Chebel LabakiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Na dissertação aqui apresentada a ênfase está no uso consciente da luz natural enquanto elemento valorizador da qualidade dos edifícios. O ambiente escolar tem necessidades específicas de conforto ambiental, sendo as aberturas elementos de projeto essenciais para o bom desempenho térmico, luminoso e energético das escolas. O trabalho tem por objetivo apresentar o estudo do desempenho luminoso das tipologias de aberturas das salas de aula, adotadas nas escolas municipais de Campinas, SP. A aquisição de dados mensuráveis de parâmetros de Iluminação Natural se fez através do estudo de caso de duas escolas municipais, obtendo-se um levantamento de real valor no processo de projeto das reformas a serem realizadas pelo departamento de projeto de escolas da prefeitura Municipal de Campinas. A metodologia consistiu de visita às escolas, entrevistas, análise prévia através de plantas e fotos. Medidas de iluminância em pontos e horários pré-estabelecidos foram realizadas, e seus resultados analisados de acordo com as normas brasileiras. Os parâmetros de uniformidade e diversidade de iluminação natural foram analisados de acordo com a adequação das aberturas à orientação. Os resultados permitiram analisar com profundidade o tema-objeto dessa proposta, com vistas à sua utilização na prática do projeto de edificações escolares, visando à melhoria do conforto visualAbstract: In this work the emphasis is in the conscious daylighting use in buildings, while valuable quality element. The school environment has particular necessities of environmental comfort, the openings being design elements essential for good thermal, luminous and energetic performance of the schools. The objective of this work is to study luminous performance of the opening classroom typologies most often adopted in municipal schools in the city of Campinas, SP. The measurable data acquisition for daylighting analysis was performed through case study of two schools. The results allowed to obtaining a withdrawal with actual value in the design process of the reforms to be accomplished by the schools design department of the City Government of Campinas. The methodology consisted of visits, interviewees, previous analysis through plants and photos. Measurements of illuminance in pre-established points and schedules were accomplished, and the results were analyzed according to Brazilian standards. Natural lighting uniformity and diversity were analyzed by verifying the adequacy of the openings to solar orientation. Results allowed analyzing with depth the proposed theme, regarding its application in the design practice of school buildings, regarding the improvement of visual comfortMestradoEdificaçõesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Labaki, Lucila Chebel, 1943-Amorim, Cláudia Naves D.Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie KnatzUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Flávia Elaine Aliotti Rodrigues20072007-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf212 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613827NOGUEIRA, Flávia Elaine Aliotti Rodrigues. Avaliação das janelas em edifícios escolares considerando parâmetros de conforto luminoso: o caso de escolas da Rede Municipal de Campinas. 2007. 212 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613827. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/781070porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:05:29Zoai::781070Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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