Eficiência dos gastos públicos em educação no estado de Mato Grosso : uma investigação através da análise envoltória de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Franciele Nates dos, 1994-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640170
Resumo: Orientadores: Cristiano Torezzan, Marcos Francisco Borges
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No entanto, no que se refere a educação, é o estado da região Centro Oeste que apresenta o pior desempenho nos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, mensurados a partir da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Este quadro nos levou a investigar se os 25% dos recursos financeiros aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estão sendo aplicados com eficiência, o que nos conduziu a seguinte questão problema: quais municípios do Estado de Mato Grosso são mais eficientes na conversão dos recursos públicos em indicadores de qualidade na educação em nível fundamental? O estado de Mato Grosso possui 141 municípios, destes selecionamos 117 como unidades tomadoras de decisão (UTD¿s). Produzimos cinco Cenários diferentes, sendo que para o Cenário original escolhemos como variáveis de insumos: as despesas correntes; número de escolas públicas municipais de ensino fundamental; número de alunos; número de professores e o Produto Interno Bruto per capita, e como produto: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do 5º ano do Ensino Fundamental. Para nossa análise, utilizamos o método da Análise Envoltória de Dados (DEA), e escolhemos o modelo de Retornos Variáveis de Escala (BCC) com orientação à produto. Para a aplicação do modelo utilizamos o software Sistema Integrado de Apoio à Decisão (SIAD) e para a organização, tabulação e apresentação dos dados a planilha eletrônica do Microsoft Excel e os programas Notepad++ e Philcarto. Os resultados encontrados no Cenário original, por meio do modelo DEA apresentado pelo software SIAD, mostraram que 90,6% dos municípios mato-grossenses são ineficientes em relação aos gastos públicos com o ensino fundamental, o que revela a necessidade de uma avaliação das práticas de gestão pública quanto a alocação dos recursos financeiros. O município de Ribeirãozinho foi considerado como benchmark para 106 municípios ineficientes, pois, essa UTD apresentou a menor despesa corrente e possui um dos melhores índices do IDEBAbstract: This research aims to evaluate the efficiency of the municipalities in the state of Mato Grosso-Brazil regarding the application of public resources destined to the elementary education, by means of the Data Envelopment Analysis. The state of Mato Grosso is known as the breadbasket of the country because it is the largest producer of soy, corn and cotton and has the largest cattle herd, but regarding to education, Mato Grosso has the worst performance in the proficiency indexes in Portuguese and Mathematics among the states in Midwest region of Brazil. This scenario led us to investigate whether the 25% of the financial resources invested in the maintenance and development of public education, as recommended by the Law of Guidelines and Bases of National Education, are being applied efficiently, leading us to the following problem: which municipalities in the State of Mato Grosso are more efficient in converting public resources into quality indicators in education at the fundamental level? The state of Mato Grosso has 141 municipalities, of which we selected 117 as decision making units (DMU's). We produced five different scenarios, and for the original scenario we chose the following inputs variables: current expenses; number of municipal public elementary schools; number of students; number of teachers and the Gross Domestic Product per capita, and as a product: the Basic Education Development Index of the 5th year of Elementary Education. For our analysis, we used the Data Envelopment Analysis (DEA) method, and we chose the Variable Returns to Scale (VRS) model with product orientation. For the calculation we used the Integrated Decision Support System (SIAD) software and the organization, tabulation and presentation of the data we used the Microsoft Excel spreadsheet, the Notepad ++ and Philcarto programs. The results found that, in the original scenario, the DEA model shown that 90.6% of municipalities in Mato Grosso are inefficient in relation to public spending on primary education, which reveals the need for an evaluation of practices of public management regarding the allocation of financial resources. The municipality of Ribeirãozinho was considered as a benchmark for 106 inefficient municipalities, as this UTD had the lowest current expenditure and has one of the best IDEB indexesMestradoMatemática Aplicada e ComputacionalMestra em Matemática Aplicada e Computacional[s.n.]Torezzan, Cristiano, 1976-Borges, Marcos FranciscoRampazzo, Priscila Cristina BerbertPoker, Johan HendrikUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e ComputacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Franciele Nates dos, 1994-20202020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (92 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640170SANTOS, Franciele Nates dos. Eficiência dos gastos públicos em educação no estado de Mato Grosso: uma investigação através da análise envoltória de dados. 2020. 1 recurso online (92 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640170. 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