Racismo estrutural, violência e a necro-biopolítica em contextos de repressão e resistência : São Paulo e Rio de Janeiro (1968-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Layla Chaves, 1988-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8126
Resumo: Orientador: Aline Vieira de Carvalho
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spelling Racismo estrutural, violência e a necro-biopolítica em contextos de repressão e resistência : São Paulo e Rio de Janeiro (1968-2020)Structural racism, violence and necro-biopolitics in contexts of repression and resistance : São Paulo and Rio de Janeiro (1968-2020)RacismoViolênciaGenocídioDireitos humanosEducaçãoRacismViolenceGenocideHuman rightsEducationOrientador: Aline Vieira de CarvalhoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente pesquisa objetiva analisar a violência letal do Estado motivada por aspectos raciais, assim como as consequências do racismo estrutural, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, durante a Ditadura Civil-Militar e no período Pós-Redemocratização (1968-2020). À luz das contribuições de Achille Mbembe (2016) e Michel Foucault (1988; 2005) sobre a necro e a biopolítica, pretende-se estabelecer um paralelo entre a ideia de branqueamento da sociedade brasileira no século XIX e o genocídio negro, com base em dados estatísticos sobre a violência letal, encarceramento em massa e precariedade social. Além disso, este estudo busca oferecer alternativas para que temas polêmicos, como a violência racial exercida pela polícia brasileira, possam ser abordados em sala de aula, a fim de promover uma educação voltada para o reconhecimento do racismo na sociedade, respeito e luta pelo pleno exercício dos direitos humanos a todos os povos. Como esta dissertação faz parte do mestrado profissional (Profhistória), ao final de cada capítulo são apresentadas duas sequências didáticas com os temas abordados ao longo da dissertação: escravidão, embranquecimento da população através da miscigenação, genocídio negro e violência racial na ditadura civil-militar e na democracia, com sugestões de atividades voltadas aos estudantes do 9º ano. As atividades propostas podem ser aplicadas separadamente ou em uma única aula, utilizando para isso o método de rotação por estações de aprendizagem. Neste caso, o professor poderá, pensando no perfil da turma, estabelecer o tempo de cada grupo nas respectivas estaçõesAbstract: The present research intends to analyze the lethal violence of the State motivated by racial aspects, as well as the consequences of the structural racism, in the cities of São Paulo and Rio de Janeiro, during the Civil-Military Dictatorship and in the period of post-Re-democratization (1968 – 2020). In the light of the contributions of Achile Mbembe (2016) and Michel Focault (1988; 2005) about the necro and the bio political, it is intended to establish a parallel between the idea of whitening of the Brazilian society in the XIX century and the black genocide, based on statistical data about the lethal violence, mass incarceration and social precariousness. Besides, this study seeks to provide alternatives for controversial themes as the racial violence exerted by the Brazilian police, may be studied in classrooms, in order to promote an education directed at recognizing of the racism in the society, respect and struggle by the complete exercise of the human rights for all the people. As this dissertation is part of the Professional Master’s degree (Profhistória), in the end of each chapter are presented two didactic sequences with the raised themes along of the dissertation: slavery, whitening of the population through the miscegenation, black genocide and racial violence in the military- civil dictatorship and in the democracy, with suggestions of activities directed to the students of 9th grade. The proposed activities may be applied separately or in a unique class, using for this, the method of the rotation for learning stations. In this case, the teacher can, considering the profile of the class, establish the time of each group in the respective stationsMestradoEnsino de HistóriaMestra em Ensino de HistóriaCAPES001[s.n.]Carvalho, Aline Vieira de, 1981-Rodrigues, Aldair CarlosAbreu, Marcelo Santos deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLucena, Layla Chaves, 1988-20222022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8126LUCENA, Layla Chaves,. Racismo estrutural, violência e a necro-biopolítica em contextos de repressão e resistência: São Paulo e Rio de Janeiro (1968-2020). 2022. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8126. 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