Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Elvira Aparecida Simões de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502
Resumo: Orientador: Roberto Gurgel Azzi
id UNICAMP-30_66b0ddbe86e4530b31519d6d1f527a8f
oai_identifier_str oai::436396
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educaçãoRediscussing paths of behavior analysis from the educationBehaviorismo (Psicologia)Psicologia comportamentalEducaçãoProfessores - FormaçãoPsicologos - FormaçãoPráticas educativasBehaviorism (Psychology)Diseases - Psychological aspects.EducationTeacher education - FormationPsychologists - FormationEducational practiseOrientador: Roberto Gurgel AzziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa busca rediscutir as contribuições da Análise do Comportamento para a Educação no Brasil. Para tanto procedeu entrevistas com nove sujeitos, Psicólogos, Analistas do Comportamento, também Professores, considerados informantes qualificados, selecionados pelo banco de currículos LATTES, que atendessem aos critérios de formação e produção acadêmica, ligados ao ensino de Psicologia e/ou Educação. Foi solicitado que expressassem considerações acerca das contribuições e obstáculos da relação entre Análise do Comportamento e Educação e também acerca de sua própria atividade de ensino. Os resultados, organizados em categorias, corroboram estudos da literatura ao apontar tanto para a contribuição já demonstrada pela abordagem, quanto pelos obstáculos das incompreensões. Também é presente uma análise dos limites dos próprios analistas do comportamento em prover maior comunicação com a Educação e demonstrar com sua prática educativa a viabilidade do exercício da Análise do Comportamento no campo educacional. São apresentadas considerações críticas acerca da forma com que a abordagem é apresentada e também acerca da importância do ensino de teorias de ensino - aprendizagem para o professor, tarefa na qual o domínio dos princípios e a aplicação da Análise do Comportamento demonstra ser de grande relevância.Abstract: This papers aims at rediscussing the contributions that Behavior Analysis has made to Education in Brazil. Interviews were carried out with nine subjects - Psychologists, Behavior Analysts, and Teachers - all of whom were considered qualified informants, selected through the LATTES curriculum bank, attending to necessary qualification and academic production criteria and related to the teaching of Psychology and/or Education. They were requested to express their views on the contributions and obstacles of the relationship between Behavior Analysis and Education, and on their own teaching practice. The results, organized into categories, corroborate the studies found in literature, pointing to the fact that some contribution is already demonstrated by the teaching approach used, but is somehow impeded by incomprehension. It also presents an analysis of the Behavior Analysts themselves, of their limitations in communicating better with the Educators and in demonstrating with their educating practice the role Behavior Analysis can play in Education. Considerations as to how the teaching approach is addressed are presented, as well as considerations emphasizing the importance of teaching teachers Teaching and Learning Theories, a task in which the mastering of the principles and applications of the Behavior Analysis are of great relevance.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Ribeiro, Maria Julia Ferreira XavierGianfaldoni, Monica Helena Tieppo AlvesMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da SilvaLeite, Sergio Antonio da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Elvira Aparecida Simões de2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf155 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de. Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação. 2008. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436396porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-07T09:55:32Zoai::436396Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-07T09:55:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
Rediscussing paths of behavior analysis from the education
title Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
spellingShingle Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
Araujo, Elvira Aparecida Simões de
Behaviorismo (Psicologia)
Psicologia comportamental
Educação
Professores - Formação
Psicologos - Formação
Práticas educativas
Behaviorism (Psychology)
Diseases - Psychological aspects.
Education
Teacher education - Formation
Psychologists - Formation
Educational practise
title_short Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
title_full Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
title_fullStr Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
title_full_unstemmed Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
title_sort Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
author Araujo, Elvira Aparecida Simões de
author_facet Araujo, Elvira Aparecida Simões de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Ribeiro, Maria Julia Ferreira Xavier
Gianfaldoni, Monica Helena Tieppo Alves
Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva
Leite, Sergio Antonio da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Elvira Aparecida Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Behaviorismo (Psicologia)
Psicologia comportamental
Educação
Professores - Formação
Psicologos - Formação
Práticas educativas
Behaviorism (Psychology)
Diseases - Psychological aspects.
Education
Teacher education - Formation
Psychologists - Formation
Educational practise
topic Behaviorismo (Psicologia)
Psicologia comportamental
Educação
Professores - Formação
Psicologos - Formação
Práticas educativas
Behaviorism (Psychology)
Diseases - Psychological aspects.
Education
Teacher education - Formation
Psychologists - Formation
Educational practise
description Orientador: Roberto Gurgel Azzi
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502
ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de. Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação. 2008. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502
identifier_str_mv ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de. Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação. 2008. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
155 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188999657422848