Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502 |
Resumo: | Orientador: Roberto Gurgel Azzi |
id |
UNICAMP-30_66b0ddbe86e4530b31519d6d1f527a8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::436396 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educaçãoRediscussing paths of behavior analysis from the educationBehaviorismo (Psicologia)Psicologia comportamentalEducaçãoProfessores - FormaçãoPsicologos - FormaçãoPráticas educativasBehaviorism (Psychology)Diseases - Psychological aspects.EducationTeacher education - FormationPsychologists - FormationEducational practiseOrientador: Roberto Gurgel AzziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa busca rediscutir as contribuições da Análise do Comportamento para a Educação no Brasil. Para tanto procedeu entrevistas com nove sujeitos, Psicólogos, Analistas do Comportamento, também Professores, considerados informantes qualificados, selecionados pelo banco de currículos LATTES, que atendessem aos critérios de formação e produção acadêmica, ligados ao ensino de Psicologia e/ou Educação. Foi solicitado que expressassem considerações acerca das contribuições e obstáculos da relação entre Análise do Comportamento e Educação e também acerca de sua própria atividade de ensino. Os resultados, organizados em categorias, corroboram estudos da literatura ao apontar tanto para a contribuição já demonstrada pela abordagem, quanto pelos obstáculos das incompreensões. Também é presente uma análise dos limites dos próprios analistas do comportamento em prover maior comunicação com a Educação e demonstrar com sua prática educativa a viabilidade do exercício da Análise do Comportamento no campo educacional. São apresentadas considerações críticas acerca da forma com que a abordagem é apresentada e também acerca da importância do ensino de teorias de ensino - aprendizagem para o professor, tarefa na qual o domínio dos princípios e a aplicação da Análise do Comportamento demonstra ser de grande relevância.Abstract: This papers aims at rediscussing the contributions that Behavior Analysis has made to Education in Brazil. Interviews were carried out with nine subjects - Psychologists, Behavior Analysts, and Teachers - all of whom were considered qualified informants, selected through the LATTES curriculum bank, attending to necessary qualification and academic production criteria and related to the teaching of Psychology and/or Education. They were requested to express their views on the contributions and obstacles of the relationship between Behavior Analysis and Education, and on their own teaching practice. The results, organized into categories, corroborate the studies found in literature, pointing to the fact that some contribution is already demonstrated by the teaching approach used, but is somehow impeded by incomprehension. It also presents an analysis of the Behavior Analysts themselves, of their limitations in communicating better with the Educators and in demonstrating with their educating practice the role Behavior Analysis can play in Education. Considerations as to how the teaching approach is addressed are presented, as well as considerations emphasizing the importance of teaching teachers Teaching and Learning Theories, a task in which the mastering of the principles and applications of the Behavior Analysis are of great relevance.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Ribeiro, Maria Julia Ferreira XavierGianfaldoni, Monica Helena Tieppo AlvesMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da SilvaLeite, Sergio Antonio da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Elvira Aparecida Simões de2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf155 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de. Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação. 2008. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436396porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-07T09:55:32Zoai::436396Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-07T09:55:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação Rediscussing paths of behavior analysis from the education |
title |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação |
spellingShingle |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação Araujo, Elvira Aparecida Simões de Behaviorismo (Psicologia) Psicologia comportamental Educação Professores - Formação Psicologos - Formação Práticas educativas Behaviorism (Psychology) Diseases - Psychological aspects. Education Teacher education - Formation Psychologists - Formation Educational practise |
title_short |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação |
title_full |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação |
title_fullStr |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação |
title_full_unstemmed |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação |
title_sort |
Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação |
author |
Araujo, Elvira Aparecida Simões de |
author_facet |
Araujo, Elvira Aparecida Simões de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azzi, Roberta Gurgel, 1956- Ribeiro, Maria Julia Ferreira Xavier Gianfaldoni, Monica Helena Tieppo Alves Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Leite, Sergio Antonio da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Elvira Aparecida Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Behaviorismo (Psicologia) Psicologia comportamental Educação Professores - Formação Psicologos - Formação Práticas educativas Behaviorism (Psychology) Diseases - Psychological aspects. Education Teacher education - Formation Psychologists - Formation Educational practise |
topic |
Behaviorismo (Psicologia) Psicologia comportamental Educação Professores - Formação Psicologos - Formação Práticas educativas Behaviorism (Psychology) Diseases - Psychological aspects. Education Teacher education - Formation Psychologists - Formation Educational practise |
description |
Orientador: Roberto Gurgel Azzi |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502 ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de. Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação. 2008. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de. Rediscutindo caminhos da contribuição da analise do comportamento para a educação. 2008. 155 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608502. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 155 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188999657422848 |