Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Cristina Santaella, 1978-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613661
Resumo: Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
id UNICAMP-30_66bdea07514e89e6e14be2f44ed1e25a
oai_identifier_str oai::779202
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanáliseThe teaching/learningofthe flamenco dance from the psychoanalysis point of viewPsicanáliseSemióticaFlamencoDançaImagem corporalPsychoanalysisFlamencoSemioticsDanceBodyimageOrientador: Cássia Navas Alves de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho visa entender o corpo que dança sob uma ótica psicanalítica à luz dos conceitos de representação psíquica corporal e de transferência no contexto de ensino-aprendizagem da dança flamenca. A construção da imagem corporal e as mudanças na posição subjetiva do sujeito parecem-nos fundamentais na dança. Portanto, será investigado como a imagem corporal, enquanto representação psíquica, e os conceitos de transferência contra transferência são entendidos sob a ótica estritamente psicanalítica. Então, esses conceitos serão reoperacionalizados de modo a evidenciar sua importância no contexto do ensino-aprendizagem da dança. Como a proposta do projeto é pensar a intersecção com a psicanálise e o ensino da dança como metodologia de trabalho em construção, a discussão do sentido do movimento na dança também foi incorporada ao trabalho. As reflexões teóricas estão embasadas nas situações concretas de sala de aula em um laboratório do corpo que foi realizado com a participação devidamente autorizada de oito a dez voluntários-aprendizes. As aulas foram ministradas duas vezes por semana, durante 22 meses, incluindo ensaios e apresentações em espetáculos. Para as leituras dos movimentos e suas interpretações de cunho psicanalítico, foram instaladas câmeras de vídeo na sala de que resultaram filmes que permitiram a observação atenta e acurada das situações de ensino-aprendizagem. Como garantia da qualidade da observação dos movimentos da dança foi realizado um estudo semiótico da linguagem não-verbal característica da dança, no caso, da dança flamenca. Desse estudo resultaram categorias de análise dos movimentos corporais e faciais que foram aplicadas no decorrer da pesquisa. A reoperacionalização dos conceitos psicanalíticos caminhou, no decorrer dos capítulos,pari passu com os dados obtidos pelo trabalho laboratorial. Destes foram sendo colhidos exemplos comentados de situações concretas de ensino e aprendizagem que foram vivenciadas e que, ao longo dos capítulos, ilustram e dialogam com os conceitos teóricosAbstract: The present thesis is a study of the dancing body from the perspective of psychoanalysis. It has a special focus on psyche of body representation and of psychical transference in the context of teaching and learning flamenco dance. It is claimed that the construal of the corporal image and the changes in the subjective position of the subject are fundamental in dancing. In a first step, the study reveals how the image of the body, as the representation of the psyche, and the concepts of transference and counter-transference may be understood from a strictly psychoanalytic point of view. In a second step, these concepts are made operative in order to give evidence to their relevance in the context of teaching and learning to dance. Since the thesis aims at studying the intersection between psychoanalysis and dancepedagogy as a methodology of a work in progress, the sense of movement in dancing is also investigated. All theoretical considerations are based on concrete observations of the behavior of a class of eight to ten students participating in a dance laboratory; all of them have given their permission to the researcher to publish the data and the results of this study. The dancing classes were offered and attended twice a week during a period of twenty-two weeks, including the final presentations and performances. For the purpose of documentation and psychoanalytic interpretation of the participants' body movements, video cameras were installed in the dance hall. The resulting vídeo documentation made a reliable close analysis of the observed situations of leaning and teaching possible. The foundation of the minute analysis of dance movements is a semiotic study of the nonverbal language of dance, and in particular of flamenco. The categories obtained from this fundamental semiotic study of bodily and facial movements were applied in the course of this study. Parallel with the laboratory analyses, the relevant psychoanalytical key concepts were reconsidered in the course of the study. In all chapters of the study, exemplary live scenes selected from the dance hall data serve to consolidate the analysis, giving support to, and allowing reconsiderations of, the fundamental psychoanalytical premisesMestradoMestre em Artes[s.n.]Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-Rodrigues, GrazielaMotta, Leda Tenório daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBraga, Cristina Santaella, 1978-20102010-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613661BRAGA, Cristina Santaella. Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise. 2010. 181 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613661. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779202porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:06Zoai::779202Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
The teaching/learningofthe flamenco dance from the psychoanalysis point of view
title Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
spellingShingle Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
Braga, Cristina Santaella, 1978-
Psicanálise
Semiótica
Flamenco
Dança
Imagem corporal
Psychoanalysis
Flamenco
Semiotics
Dance
Bodyimage
title_short Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
title_full Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
title_fullStr Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
title_sort Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise
author Braga, Cristina Santaella, 1978-
author_facet Braga, Cristina Santaella, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-
Rodrigues, Graziela
Motta, Leda Tenório da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Cristina Santaella, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Semiótica
Flamenco
Dança
Imagem corporal
Psychoanalysis
Flamenco
Semiotics
Dance
Bodyimage
topic Psicanálise
Semiótica
Flamenco
Dança
Imagem corporal
Psychoanalysis
Flamenco
Semiotics
Dance
Bodyimage
description Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-11-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613661
BRAGA, Cristina Santaella. Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise. 2010. 181 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613661. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613661
identifier_str_mv BRAGA, Cristina Santaella. Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise. 2010. 181 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613661. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189042607095808