Amargo Perfume : a dança pelos sentidos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609721 |
Resumo: | Orientador: Elisabeth Bauch Zimmermann |
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Amargo Perfume : a dança pelos sentidosBitter perfume : dancing by sensesDança contemporâneaCriaçãoImprovisação na dançaSentidosOlfatoPaladarContemporary danceCreationImprovisation in danceSensesSmellTasteOrientador: Elisabeth Bauch ZimmermannTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente pesquisa se configura a partir de processos criativos em dança, tendo os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros à criação. Propõe uma escolha específica no que se refere às técnicas corporais, utilizando a improvisação em sua possibilidade integradora entre preparação corporal, interpretação e criação. O resultado da pesquisa, além dos três espetáculos decorrentes dos processos criativos desenvolvidos, é a configuração de propostas metodológicas em dança contemporânea. Os primeiros perfumes destacados pela tese apresentam as referências de pesquisa em relação aos sentidos do olfato e do paladar, justificando o recorte escolhido. Referências interdisciplinares entre psicologia, história, literatura, cinema, neurociências, ciências cognitivas, entre outras, evidenciam como estes sentidos aparecem e são tratados nestas áreas do conhecimento focalizando, finalmente, sua utilização em metodologias artísticas na dança e no teatro. No que concerne aos processos criativos, o primeiro espetáculo desenvolvido, Amargo Perfume, utilizou como estímulo de criação o cheiro do café. O segundo, intitulado intenso, enfatizou os sabores do vinho tinto cabernet. E o último espetáculo desenvolvido, Variações sobre chocolates, utilizou não apenas os estímulos olfativos e gustativos, mas também as informações táteis de chocolates diversos. Os dois primeiros trabalhos foram configurados como solo e o último desenvolveu-se em grupo como necessidade de aplicação das metodologias da pesquisa. Degustando os sabores, as metodologias geradoras e decorrentes das criações, que vêm sendo pesquisadas desde 2001, são apresentadas em duas partes. A primeira relaciona diretamente os sentidos da percepção aos fatores do movimento de Laban em processos de improvisação. A segunda focaliza mais a criação a partir dos sentidos do olfato e do paladar, valorizando as contribuições e possibilidades destes sentidos, especificamente, para a criação coreográfica. As propostas podem ser integradas, promover interfaces e têm a improvisação como fundamento básico e agregador entre técnicas de preparo corporal, de composição e interpretação cênica. Uma última variação metodológica, nos moldes mais tradicionais de uma aula de dança, com estrutura de chão, centro e diagonal, é apresentada em anexo como contribuição aos mais diversos profissionais das artes corporais e cênicas. Na discussão final, tessitura aromática saborosa, a presente pesquisa reflete sobre as contribuições das criações e metodologias desenvolvidas para o cenário atual da dança contemporânea, contextualizando as questões do corpo e da dança a partir do referencial dos sentidos.Abstract: The present research was developed from creative processes in dance, that had the senses of smell and taste as first stimuli for creation. Proposes a specific choice of corporal techniques, using improvisation as a possibility of integrating body's preparation, interpretation and creation. The results of the research are three choreographies and the configuration of methodological proposals in contemporary dance. The first perfumes emphasized by the thesis present the references of the study concerning the senses of smell and taste in different areas as psychology, history, literature, cognitive science and others. Finally, different artistic methodologies involving the senses are presented as a reference in theater and dance. In concern of the creative processes, the first choreography developed, Amargo Perfume, used the scent of coffee as a stimulus. The second, Intenso, emphasized the flavors of red cabernet wine. And the last choreography developed, Variações sobre chocolates, used not only the smelling and tasting stimuli, but also the touching information of chocolates. Amargo Perfume and Intenso were conceived as solos. Variações sobre chocolates was developed in group as a necessity of methodological application. Tasting the flavors, the methodologies that have been researched since 2001, are presented in two parts. The first one relates the perception's senses to Laban factors of movement in improvisation processes. The second one focuses on the creation from the senses of smell and taste, valorizing the contributions and possibilities of these specific senses to choreography composition. The proposals can be integrated and have in improvisation the basis that associate body's preparation, interpretation and composition techniques. One last methodological variation, in a floor work, centre and diagonal format, is presented in annex like a contribution to the most different professionals in body and scenic arts. As final discussion, tasting and scenting touch, the present study reflects about the methodological and creative contributions developed to the actual scenery of contemporary dance, discussing about the body and the dance from the senses' point of view.DoutoradoDoutor em Artes[s.n.]Zimmermann, Elisabeth Bauch, 1946-Strazzacappa Hernandez, Marcia MariaAlmeida, Veronica Fabrini Machado deVitiello, Julia ZivianiDanailof, KatiaRengel, Lenira PeralUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 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Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447419porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T15:34:57Zoai::447419Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-19T15:34:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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