Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bunzen, Clecio Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609970
Resumo: Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
id UNICAMP-30_673a4a414d06d8bda82a49dcc608ce52
oai_identifier_str oai::465296
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autoraisDiscursive dynamics in Portuguese's classes : the use of textbooks and teaching projectsLetramentoLivros didáticosEstiloInteraçãoLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLiteracyTextbooksStyleInteractionPortuguese Language - Study and teachingOrientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta tese é refletir sobre os usos do livro didático na dinâmica discursiva da aula de Português. Em um primeiro momento, com base nos estudos sobre a gênese e a fabricação da disciplina escolar e do livro didático de Português (doravante LDP), procuramos ir além da representação do professor de língua materna como executante que realiza o trabalho docente prescrito pelo livro didático adotado. No âmbito de tal problemática e, com base em uma perspectiva do LDP enquanto um gênero do discurso, realizamos uma análise discursiva do texto didático e de suas características textuais discursivas no intuito de interpretar o projeto didático autoral de uma coleção de ensino fundamental II, a saber: Linguagens no século XXI, de Heloisa Takasaki, editora IBEP. Essa coleção, recomendada como distinção pela avaliação do PNLD-2005, foi escolhida para ser utilizada por uma escola pública na cidade de Bragança Paulista durante três anos. Em um segundo momento, voltamos nossa atenção para o diálogo entre o projeto didático autoral deste LDP e os projetos didáticos das professoras em um contexto de ensino-aprendizagem específico. Afim de realizar esse tipo de estudo, construímos um quadro epistemológico transdisciplinar e abordamos nosso objeto de pesquisa de uma perspectiva discursiva e interpretativista, visto ser uma pesquisa qualitativa e de orientação sócio-histórica. A metodologia utilizada para geração de dados, de natureza etnográfica, caracterizou-se pela utilização de uma gama de técnicas: observação participante, gravação em áudio de aulas, produção de notas de campo, análise documental (do LDP, dos cadernos dos alunos, etc.), que nos permitiu apreender de que forma os professores e os alunos replicam e produzem ações responsivas em relação ao projeto didático autoral do LDP. Nossos resultados mostram que o livro didático é utilizado, neste contexto específico, como uma proposta pedagógica a ser interpretada/re-alinhada pela professora e seus alunos. Em alguns episódios, por exemplo, as professoras mantêm alguns elementos da unidade didática em uso, mas, em vários momentos, transformam e subvertem as ações do projeto didático autoral do LDP, construindo outros objetos de ensino. Esses movimentos discursivos de aproximação e distanciamento revelam facetas para compreendermos o projeto didático autoral das docentes, um aspecto da autoria da aula que nem sempre é levado em consideração pelas políticas públicas (PNLD) e pelos cursos de formação de professores.Abstract: The main purpose of this dissertation is to reflect on the uses of didactic books in the discursive dynamics of the Portuguese language classroom. Based on studies about the genesis and fabrication of this school discipline and of the didactic book of Portuguese (henceforth DBP), we attempt to go beyond the representation of the Portuguese language teacher as an automaton who parrots the pedagogic work prescribed in the didactic book. Considering the DBP as a discourse genre, we undertook a discursive analysis of the didactic text and its textual-discursive features so as to sort out the authorial didactic project of a textbook series aimed at basic education, namely: "Linguagens no século XXI," by Heloisa Takasaki, editora IBEP. This didactic series, which was highly recommended by the Brazilian Committee of Didactic Books Assessment (PNLD-2005), was adopted by a public school in Bragança Paulista, SP, for three years. We then cast our attention to the dialogue between the authorial didactic project of such DBP and the teacher's in a specific teaching-and-learning environment. In order to undertake this study, we delineated a transdisciplinary epistemological framework, and approached the object from a discursive and interpretative perspective, since this is a qualitative, socio-historic research. The methodology for data generation is of an ethnographic nature, and resorted to a set of techniques: Participant observation, audio recording of classes, fieldwork note taking, documental analysis (of the DBP, the students notebooks, etc.), which enabled us to apprehend how teachers and students reply and build responsive actions towards the authorial didactic project of the DBP. Our studies demonstrate that the didactic book is used, in such context, as a pedagogic proposal to be interpreted/re-aligned by the teacher and her students. In some episodes, for instance, the teachers keep some elements of the didactic unit in use, but, in many other moments, they transform and subvert the actions of the authorial didactic project of the DBP, building up other objects of teaching. Such discursive movements of approximation and distancing reveal aspects that could help us understanding the teachers' authorial didactic project, a feature of authorship in the classroom which isn't frequently taken into consideration in public politics and in teacher training courses.DoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Kleiman, Angela, 1945-Rojo, Roxane Helena RodriguesGuedes-Pinto, Ana LúciaMendonça, Márcia Rodrigues de SouzaVóvio, Claudia LemosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBunzen, Clecio Santos20092009-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf233 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609970BUNZEN, Clecio Santos. Dinamicas discursivas na aula de portugues: os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais. 2009. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609970. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/465296porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:36:28Zoai::465296Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
Discursive dynamics in Portuguese's classes : the use of textbooks and teaching projects
title Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
spellingShingle Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
Bunzen, Clecio Santos
Letramento
Livros didáticos
Estilo
Interação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Textbooks
Style
Interaction
Portuguese Language - Study and teaching
title_short Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
title_full Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
title_fullStr Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
title_full_unstemmed Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
title_sort Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
author Bunzen, Clecio Santos
author_facet Bunzen, Clecio Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela, 1945-
Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Vóvio, Claudia Lemos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bunzen, Clecio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Livros didáticos
Estilo
Interação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Textbooks
Style
Interaction
Portuguese Language - Study and teaching
topic Letramento
Livros didáticos
Estilo
Interação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Textbooks
Style
Interaction
Portuguese Language - Study and teaching
description Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-04-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609970
BUNZEN, Clecio Santos. Dinamicas discursivas na aula de portugues: os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais. 2009. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609970. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609970
identifier_str_mv BUNZEN, Clecio Santos. Dinamicas discursivas na aula de portugues: os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais. 2009. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609970. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/465296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
233 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189011284033536