A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604142
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_6780dbf792ff316d3047a4f3458db0bc
oai_identifier_str oai::391446
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no BrasilProfessores - Educação (Educação permanente)Museus de ciênciaDivulgação científicaContinuing teacher formationScience museumsScientific divulgationOrientador: Jorge Megid NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Os centros e museus de ciências têm se configurado como espaços educativos no Brasil desde a década de 1960, por meio da divulgação científica, da articulação com as escolas de forma direta ou indireta e da formação continuada de professores. Vários estudos analisaram essas experiências, não havendo na atualidade um estudo sobre os processos formativos de professores realizados por esses núcleos, inclusive sendo polêmica a questão do envolvimento ou não desses espaços diretamente com a educação formal. Nesse contexto, esta pesquisa teve por intuito investigar as ações de formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil, na atualidade, e caracterizar os modelos de formação adotados por esses núcleos de divulgação científica. Realizou-se um estudo de caso abrangendo doze núcleos de divulgação científica distribuídos pelas cinco regiões geográficas brasileiras. Entre outubro de 2004 e dezembro de 2005, foram realizadas visitas investigativas para coleta de dados, envolvendo o resgate de documentos produzidos por esses núcleos, observação ¿in loco¿ dos espaços e das atividades desenvolvidas, em especial os programas de formação continuada de professores, e entrevistas com as respectivas equipes técnicas. Na revisão de literatura é evidenciado o papel histórico e atual dos centros e museus de ciências no Brasil, a problemática da formação continuada de professores e os principais modelos teóricos de formação de professores. Formulou-se uma discussão sobre as ações e os modelos de formação de professores adotados pelos núcleos de divulgação científica no país, destacando-se os papéis assumidos pelos professores da educação básica ao participarem dos programas de formação continuada promovidos pelos núcleos investigados e as contribuições desses núcleos para a formação de professores na atualidade. Ao todo, foram analisados catorze programas oferecidos pelos núcleos, sendo que seis foram classificados como pertencentes ao modelo clássico de formação de professores, outros seis se enquadraram no modelo prático-reflexivo, e dois no modelo emancipatório-político. Assim, observa-se que enquanto nos anos 60 e 70 a grande maioria dos programas de formação de professores nos centros e museus de ciências pertencia ao modelo clássico, centrado em programas planejados e executados por uma equipe de especialistas, sem levar em consideração a prática e experiência profissional dos professores, atualmente há maior incidência em ações formativas centradas no modelo prático-reflexivo, e inclusive algumas no modelo emancipatório-político, propiciando a realização de programas de formação de professores com base na reflexão sobre a prática, na autonomia docente, e na compreensão dos problemas educacionais em um contexto sócio-político e histórico mais amploAbstract: Science centers and science museums in Brazil have been configured as educational places since 1960, through science divulgation, direct or indirect school partnership and continuing teacher education programs. Many studies had analyzed these experiences, but nowadays, there is no study about the process of teachers¿ formation in these centers, besides, it is controversial that these places are directly involved with formal education. In this context, this research had for intention investigate the continuing teacher formation actions in Brazilian science centers and science museums, in the present time, and to characterize the models of continuing education adopted by these places. A case study was conducted enclosing twelve science centers spread over five Brazilian geographic regions. Between October 2004 and December 2005, investigative visits to these science centers had been carried out for data collection, involving the rescue of documents produced by these centers, ¿in loco¿ observation of spaces and science activities, specially the teachers continuing formation programs, and interviews with the respective technical staff. In the literature revision it is evidenced the historical and current role of the science centers and science museums in Brazil, the problematic of continuing teacher education, and the main theoretical models of teacher education. A discussion was formulated on actions and teacher education models utilized by the science divulgation centers in the country, focusing on the roles assumed by the basic education teachers when participating of the center continuing formation programs investigated, and the contributions of these centers for the formation of teachers in the present time. On the whole, fourteen programs offered by these centers had been analyzed. Six of them were classified as belonging to the classical model teacher formation, other six were included in the practical-reflexive model of teacher formation, and two programs were classified as emancipatory-political model of teacher formation. Thus, it is observed that while in 1960 and 1970 years the great majority of the programs developed in science centers belonged to the classic model, centered in programs planned and executed by specialists, without taking in consideration the practical and professional experiences of the teachers, currently, there is a higher incidence in formative actions planned on the practical-reflexive model, and also some programs on emancipatory-political model of formation, propitiating the accomplishment of formation programs based on the reflection of the professional practical, on the teaching autonomy, and on understanding of the educational problems in a wider social-political and historical contextDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Gouveia, Mariley Simões FloriaNegrão, Oscar Braz MendonzaMarandino, MarthaCunha, Ana Maria de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJacobucci, Daniela Franco Carvalho2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf320p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604142JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil. 2006. 320p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604142. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391446porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:55Zoai::391446Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
title A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
spellingShingle A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
Professores - Educação (Educação permanente)
Museus de ciência
Divulgação científica
Continuing teacher formation
Science museums
Scientific divulgation
title_short A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
title_full A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
title_fullStr A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
title_full_unstemmed A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
title_sort A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil
author Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
author_facet Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Gouveia, Mariley Simões Floria
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Marandino, Martha
Cunha, Ana Maria de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação (Educação permanente)
Museus de ciência
Divulgação científica
Continuing teacher formation
Science museums
Scientific divulgation
topic Professores - Educação (Educação permanente)
Museus de ciência
Divulgação científica
Continuing teacher formation
Science museums
Scientific divulgation
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604142
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil. 2006. 320p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604142. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciencias no Brasil. 2006. 320p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604142. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
320p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188957853843456