Influencia da area do eletrodo na determinação da velocidade de corrosão em meios de baixa condutividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587484 |
Resumo: | Orientador: Rodnei Bertazzoli |
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Influencia da area do eletrodo na determinação da velocidade de corrosão em meios de baixa condutividadeCorrosãoMicroeletrodosÁlcoolOrientador: Rodnei BertazzoliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Os ensaios de corrosão que usam as técnicas de polarização ou varredura de potencial são os mais comuns na determinação da velocidade de corrosão. O método de extrapolação da reta de Tafel, aplicado após o ajuste da equação de Wagner e Traud às curvas de polarização experimentais, é um instrumento poderoso para o cálculo da densidade de corrente de corrosão. Entretanto, quando o meio eletrolítico é de baixa condutividade, a influência da queda ôhmica provoca um desvio na linearidade das curvas de polarização, tomando os resultados pouco confiáveis. Para contornar esse problema, uma alternativa seria usar corpos de prova com áreas de ensaio de dimensões micrométricas, chamadas de microeletrodos, dessa forma, as correntes obtidas atingiriam valores tão pequenos que o efeito da queda ôhmica passaria a ser desprezível. Neste trabalho avaliou-se a influência da área de eletrodo na determinação da velocidade de corrosão do aço AISI 1020, através de técnicas de polarização, em meios de baixa condutividade, como o etanol. Os resultados mostraram que a queda ôhmica diminui com a diminuição da área de eletrodo até um valor mínimo limite, sendo que esse valor corresponde a eletrodos cujos diâmetros estão próximos de 50 um. A corrente de corrosão assume um comportamento estável para corpos de prova com diâmetros abaixo de 100 um. Por último, a densidade de corrente de corrosão aumenta numa ordem de grandeza quando o diâmetro do corpo de prova aumenta de 50 um para 1000 umAbstract: Corrosion in organic medium have represented a great concern and great efforts has been observed for the study of this process that is supposed to take place in a low conductivity medium. Corrosion rate is usually measured by electrochemical experiments in which I-E data, obtained from polarization curves, are fitted to Wagner-Traud equation. However, due to the low conductivity of the medium and to the ohmic drop, a deviation from that equation is observed, leading to high uncertainty results. In this work a novel method for the evaluation of the corrosion rate in organic medium is presented. This technique involves the polarization of microareas in such way that small currents are registered and the IR drop is greatly reduced. This experimental procedure improves the data accuracy leading to trustable results during data fitting and corrosion rate calculations. Experiments have been carried out to study the dependence of the working electrode area on the corrosion rate. A low carbon steel (AISI 1020) microelectrodes have been used in a hydrated ethanolic medium. Results have shown that ohmic drop decreases with the working electrode diameter, reaching a clear limiting value of 50 um from which it starts to increaseDoutoradoMateriais e Processos de FabricaçãoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Bertazzoli, Rodnei, 1965-Aoki, Idalina VieiraOliveira, Wagner dos SantosFreire, Celia Marina de AlvarengaIerardi, Maria Clara FilippiniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerrua Vivanco, Mario Javier19991999-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf86p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587484FERRUA VIVANCO, Mario Javier. Influencia da area do eletrodo na determinação da velocidade de corrosão em meios de baixa condutividade. 1999. 86p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587484. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175604porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:56:29Zoai::175604Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:56:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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