Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135 |
Resumo: | Orientador: Evely Boruchovitch |
id |
UNICAMP-30_6804399550467787673934f49a6a1303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::425063 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superiorLearning strategies of students for higher educationEducaçãoAvaliaçãoQualidadePsicologia cognitivaEducationEvaluationQualityCognitive psychologyOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve por objetivo conhecer e comparar o uso de estratégias de aprendizagem de alunos do ensino superior em cursos de natureza diferente de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizada a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (Santos e Boruchovitch, 2001) em uma amostra de 160 alunos matriculados no segundo e oitavo semestres nos cursos de Engenharia de Produção Elétrica e Serviço Social. Os resultados foram apresentados em freqüência e porcentagem. Dados obtidos no presente estudo confirmam as descobertas de pesquisas anteriores de que há diferenças qualitativas no uso de estratégias pelos estudantes de cursos de naturezas diferentes de acordo com as exigências do curso. Os estudantes do curso de Engenharia de Produção Elétrica relataram usar mais, entre outras, a estratégia ¿Analisar gráficos e tabelas¿. Para os estudantes do curso de Serviço Social, uma das estratégias mais mencionadas foi ¿Anotar na íntegra as explicações do professor¿. Discute-se a necessidade de que o ensino de estratégias de aprendizagem faça parte da Educação SuperiorAbstract: The objective of the present study is to know and to compare the uses of learning strategies of higher education students in courses with different nature in a higher educational institution of São Paulo state country side. As instrument of data collection, it was used the Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (SANTOS e BORUCHOVITCH, 2001) in a sample of 160 registered students at the second and eighth semester of Electrical Production Engineering and Social Service courses. The results were presented in frequency and percentage. The achieved results confirms the previous research bindings that there are qualitative differences in the use of learning strategies by students of different nature courses in accordance of the requirements of the courses. The Electrical Production Engineering students reported that they more often use graphic analysis strategy, while for the Social Service course students the most used strategy was note taking teacher¿s explanation. It is recommended that learning strategies teaching be part of higher educationMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Goldenberg, SérgioMedrado, HelioFini, Lucila Diehl TolaineVinha, Telma PileggiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMuneiro, Maria de Lourdes, 1958-20082008-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425063porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:12:02Zoai::425063Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior Learning strategies of students for higher education |
title |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior |
spellingShingle |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior Muneiro, Maria de Lourdes, 1958- Educação Avaliação Qualidade Psicologia cognitiva Education Evaluation Quality Cognitive psychology |
title_short |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior |
title_full |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior |
title_fullStr |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior |
title_sort |
Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior |
author |
Muneiro, Maria de Lourdes, 1958- |
author_facet |
Muneiro, Maria de Lourdes, 1958- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely, 1961- Goldenberg, Sérgio Medrado, Helio Fini, Lucila Diehl Tolaine Vinha, Telma Pileggi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muneiro, Maria de Lourdes, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação Qualidade Psicologia cognitiva Education Evaluation Quality Cognitive psychology |
topic |
Educação Avaliação Qualidade Psicologia cognitiva Education Evaluation Quality Cognitive psychology |
description |
Orientador: Evely Boruchovitch |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135 MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 151 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188985448169472 |