Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muneiro, Maria de Lourdes, 1958-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_6804399550467787673934f49a6a1303
oai_identifier_str oai::425063
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superiorLearning strategies of students for higher educationEducaçãoAvaliaçãoQualidadePsicologia cognitivaEducationEvaluationQualityCognitive psychologyOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve por objetivo conhecer e comparar o uso de estratégias de aprendizagem de alunos do ensino superior em cursos de natureza diferente de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizada a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (Santos e Boruchovitch, 2001) em uma amostra de 160 alunos matriculados no segundo e oitavo semestres nos cursos de Engenharia de Produção Elétrica e Serviço Social. Os resultados foram apresentados em freqüência e porcentagem. Dados obtidos no presente estudo confirmam as descobertas de pesquisas anteriores de que há diferenças qualitativas no uso de estratégias pelos estudantes de cursos de naturezas diferentes de acordo com as exigências do curso. Os estudantes do curso de Engenharia de Produção Elétrica relataram usar mais, entre outras, a estratégia ¿Analisar gráficos e tabelas¿. Para os estudantes do curso de Serviço Social, uma das estratégias mais mencionadas foi ¿Anotar na íntegra as explicações do professor¿. Discute-se a necessidade de que o ensino de estratégias de aprendizagem faça parte da Educação SuperiorAbstract: The objective of the present study is to know and to compare the uses of learning strategies of higher education students in courses with different nature in a higher educational institution of São Paulo state country side. As instrument of data collection, it was used the Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (SANTOS e BORUCHOVITCH, 2001) in a sample of 160 registered students at the second and eighth semester of Electrical Production Engineering and Social Service courses. The results were presented in frequency and percentage. The achieved results confirms the previous research bindings that there are qualitative differences in the use of learning strategies by students of different nature courses in accordance of the requirements of the courses. The Electrical Production Engineering students reported that they more often use graphic analysis strategy, while for the Social Service course students the most used strategy was note taking teacher¿s explanation. It is recommended that learning strategies teaching be part of higher educationMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Goldenberg, SérgioMedrado, HelioFini, Lucila Diehl TolaineVinha, Telma PileggiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMuneiro, Maria de Lourdes, 1958-20082008-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425063porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:12:02Zoai::425063Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
Learning strategies of students for higher education
title Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
spellingShingle Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
Muneiro, Maria de Lourdes, 1958-
Educação
Avaliação
Qualidade
Psicologia cognitiva
Education
Evaluation
Quality
Cognitive psychology
title_short Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
title_full Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
title_fullStr Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
title_full_unstemmed Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
title_sort Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
author Muneiro, Maria de Lourdes, 1958-
author_facet Muneiro, Maria de Lourdes, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Goldenberg, Sérgio
Medrado, Helio
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Vinha, Telma Pileggi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Muneiro, Maria de Lourdes, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação
Qualidade
Psicologia cognitiva
Education
Evaluation
Quality
Cognitive psychology
topic Educação
Avaliação
Qualidade
Psicologia cognitiva
Education
Evaluation
Quality
Cognitive psychology
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135
MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188985448169472