Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567 |
Resumo: | Orientador: Paula Teixeira Fernandes |
id |
UNICAMP-30_6881f3cc0ea4ef84ad3d1402fbab70bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1249284 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadoresPossible contributions of psychology to sports pedagogy : psychological aspects, pillars of education and coaches developmentPsicologia do esporteEsportes - Estudo e ensinoAtenção plena (Psicologia)Sports psychologySports - Study and teachingMindfulnessOrientador: Paula Teixeira FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O esporte é um dos maiores e mais representativos fenômenos socioculturais da contemporaneidade. A significativa valorização do esporte tem fortalecido as Ciências do Esporte fomentando estudos em áreas como a Pedagogia do Esporte e a Psicologia do Esporte. Baseada nas novas tendências em Pedagogia do Esporte, o ensino do esporte se afasta do tecnicismo e a resolução de problemas passa a ser uma habilidade importante. Por isso, a prática pedagógica passa a contemplar não apenas aspectos técnicos e táticos, mas também cognitivos, afetivos, comportamentais e sociais. Acreditamos que a Psicologia, enquanto campo de estudo das pessoas e seus comportamentos pode contribuir para essa prática pedagógica. Nesse sentido, temos como objetivo apresentar teoricamente uma abordagem da Psicologia, a Ciência Comportamental Contextual, e descrever aplicações práticas dessa teoria no esporte. Baseadas em diversas teorias que compõem a Ciência Comportamental Contextual (Terapia de Aceitação e Compromisso, Psicoterapia Analítico Funcional, Terapia Focada na Compaixão, Autocompaixão e Mindfulness) explicitamos habilidades que podem ser estimuladas nos atletas quando vistas como conteúdos de ensino, baseadas nos objetivos da educação de ‘aprender a ser’ e ‘aprender a se relacionar’, e que também podem ser desenvolvidas nos treinadores e professores ao olharmos para a necessidade de conhecimentos intrapessoais e interpessoais para seu desempenho profissional. As habilidades descritas são: valores e ação comprometida, aceitação e desfusão, atenção ao momento presente, não julgamento, tomada de perspectiva, humanidade compartilhada, bondade/autobondade, consciência de si/consciência do outro, vulnerabilidade/coragem, responsividade/acolhimento. Dessa forma auxiliamos o treinador e/ou professor no planejamento e execução de atividades que visem o desenvolvimento integral de seus atletas além do seu próprio desenvolvimento pessoal, condição fundamental para a inclusão de conteúdos socioeducativos na prática pedagógica de forma realAbstract: Sport is one of the biggest and most representative contemporary sociocultural phenomena. The significant appreciation of sport has strengthened the Sport Sciences, fostering studies in areas such as Sport Pedagogy and Sport Psychology. Based on new trends in Sport Pedagogy, sport moves away from a technical learning and problem solving becomes an important skill. Therefore, the pedagogical practice starts to contemplate not only technical and tactical aspects, but also cognitive, affective, behavioral and social ones. We believe that Psychology, as a field of study of people and their behaviors, applied to the sports context can contribute to this pedagogical practice. In this sense, we aim to theoretically present an approach to Psychology, Contextual Behavioral Science, and describe practical applications of this theory within sport. Based on several theories that make up Contextual Behavioral Science (Acceptance and Commitment Therapy, Functional Analytical Psychotherapy, Therapy Focused on Compassion, Self-Compassion and Mindfulness) we explain skills that can be stimulated in athletes when seen as teaching content, based on the goals of education of ‘learning to be’ and ‘learning to relate’, and which can also be developed in coaches when looking at the need for intrapersonal and interpersonal knowledge for their professional performance. The skills described are: values and committed actions, acceptance and defusion, attention to the present moment, non-judgment, perspective taking, shared humanity, kindness/self-kindness, self-awareness/other-awareness, vulnerability /courage, responsiveness/welcoming. In this way, we help the coach and/or teacher in the planning and execution of activities aimed at the integral development of their athletes in addition to their own personal development, a fundamental condition for the inclusion of socio-educational content in the pedagogical practice in a real wayMestradoBiodinâmica do Movimento e EsporteMestra em Educação Física[s.n.]Fernandes, Paula Teixeira, 1975-Galatti, Larissa RafaelaAngelo, Luciana FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNascimento, Fernanda Tartalha do, 1989-20222022-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (87 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567NASCIMENTO, Fernanda Tartalha do. Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte: aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores. 2022. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249284Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-13T14:52:03Zoai::1249284Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-13T14:52:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores Possible contributions of psychology to sports pedagogy : psychological aspects, pillars of education and coaches development |
title |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores |
spellingShingle |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989- Psicologia do esporte Esportes - Estudo e ensino Atenção plena (Psicologia) Sports psychology Sports - Study and teaching Mindfulness |
title_short |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores |
title_full |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores |
title_fullStr |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores |
title_full_unstemmed |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores |
title_sort |
Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores |
author |
Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989- |
author_facet |
Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Paula Teixeira, 1975- Galatti, Larissa Rafaela Angelo, Luciana Ferreira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia do esporte Esportes - Estudo e ensino Atenção plena (Psicologia) Sports psychology Sports - Study and teaching Mindfulness |
topic |
Psicologia do esporte Esportes - Estudo e ensino Atenção plena (Psicologia) Sports psychology Sports - Study and teaching Mindfulness |
description |
Orientador: Paula Teixeira Fernandes |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-06-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567 NASCIMENTO, Fernanda Tartalha do. Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte: aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores. 2022. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Fernanda Tartalha do. Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte: aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores. 2022. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249284 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (87 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189184084115456 |