Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567
Resumo: Orientador: Paula Teixeira Fernandes
id UNICAMP-30_6881f3cc0ea4ef84ad3d1402fbab70bc
oai_identifier_str oai::1249284
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadoresPossible contributions of psychology to sports pedagogy : psychological aspects, pillars of education and coaches developmentPsicologia do esporteEsportes - Estudo e ensinoAtenção plena (Psicologia)Sports psychologySports - Study and teachingMindfulnessOrientador: Paula Teixeira FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O esporte é um dos maiores e mais representativos fenômenos socioculturais da contemporaneidade. A significativa valorização do esporte tem fortalecido as Ciências do Esporte fomentando estudos em áreas como a Pedagogia do Esporte e a Psicologia do Esporte. Baseada nas novas tendências em Pedagogia do Esporte, o ensino do esporte se afasta do tecnicismo e a resolução de problemas passa a ser uma habilidade importante. Por isso, a prática pedagógica passa a contemplar não apenas aspectos técnicos e táticos, mas também cognitivos, afetivos, comportamentais e sociais. Acreditamos que a Psicologia, enquanto campo de estudo das pessoas e seus comportamentos pode contribuir para essa prática pedagógica. Nesse sentido, temos como objetivo apresentar teoricamente uma abordagem da Psicologia, a Ciência Comportamental Contextual, e descrever aplicações práticas dessa teoria no esporte. Baseadas em diversas teorias que compõem a Ciência Comportamental Contextual (Terapia de Aceitação e Compromisso, Psicoterapia Analítico Funcional, Terapia Focada na Compaixão, Autocompaixão e Mindfulness) explicitamos habilidades que podem ser estimuladas nos atletas quando vistas como conteúdos de ensino, baseadas nos objetivos da educação de ‘aprender a ser’ e ‘aprender a se relacionar’, e que também podem ser desenvolvidas nos treinadores e professores ao olharmos para a necessidade de conhecimentos intrapessoais e interpessoais para seu desempenho profissional. As habilidades descritas são: valores e ação comprometida, aceitação e desfusão, atenção ao momento presente, não julgamento, tomada de perspectiva, humanidade compartilhada, bondade/autobondade, consciência de si/consciência do outro, vulnerabilidade/coragem, responsividade/acolhimento. Dessa forma auxiliamos o treinador e/ou professor no planejamento e execução de atividades que visem o desenvolvimento integral de seus atletas além do seu próprio desenvolvimento pessoal, condição fundamental para a inclusão de conteúdos socioeducativos na prática pedagógica de forma realAbstract: Sport is one of the biggest and most representative contemporary sociocultural phenomena. The significant appreciation of sport has strengthened the Sport Sciences, fostering studies in areas such as Sport Pedagogy and Sport Psychology. Based on new trends in Sport Pedagogy, sport moves away from a technical learning and problem solving becomes an important skill. Therefore, the pedagogical practice starts to contemplate not only technical and tactical aspects, but also cognitive, affective, behavioral and social ones. We believe that Psychology, as a field of study of people and their behaviors, applied to the sports context can contribute to this pedagogical practice. In this sense, we aim to theoretically present an approach to Psychology, Contextual Behavioral Science, and describe practical applications of this theory within sport. Based on several theories that make up Contextual Behavioral Science (Acceptance and Commitment Therapy, Functional Analytical Psychotherapy, Therapy Focused on Compassion, Self-Compassion and Mindfulness) we explain skills that can be stimulated in athletes when seen as teaching content, based on the goals of education of ‘learning to be’ and ‘learning to relate’, and which can also be developed in coaches when looking at the need for intrapersonal and interpersonal knowledge for their professional performance. The skills described are: values and committed actions, acceptance and defusion, attention to the present moment, non-judgment, perspective taking, shared humanity, kindness/self-kindness, self-awareness/other-awareness, vulnerability /courage, responsiveness/welcoming. In this way, we help the coach and/or teacher in the planning and execution of activities aimed at the integral development of their athletes in addition to their own personal development, a fundamental condition for the inclusion of socio-educational content in the pedagogical practice in a real wayMestradoBiodinâmica do Movimento e EsporteMestra em Educação Física[s.n.]Fernandes, Paula Teixeira, 1975-Galatti, Larissa RafaelaAngelo, Luciana FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNascimento, Fernanda Tartalha do, 1989-20222022-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (87 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567NASCIMENTO, Fernanda Tartalha do. Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte: aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores. 2022. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249284Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-13T14:52:03Zoai::1249284Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-13T14:52:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
Possible contributions of psychology to sports pedagogy : psychological aspects, pillars of education and coaches development
title Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
spellingShingle Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989-
Psicologia do esporte
Esportes - Estudo e ensino
Atenção plena (Psicologia)
Sports psychology
Sports - Study and teaching
Mindfulness
title_short Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
title_full Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
title_fullStr Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
title_full_unstemmed Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
title_sort Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte : aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores
author Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989-
author_facet Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paula Teixeira, 1975-
Galatti, Larissa Rafaela
Angelo, Luciana Ferreira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Fernanda Tartalha do, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do esporte
Esportes - Estudo e ensino
Atenção plena (Psicologia)
Sports psychology
Sports - Study and teaching
Mindfulness
topic Psicologia do esporte
Esportes - Estudo e ensino
Atenção plena (Psicologia)
Sports psychology
Sports - Study and teaching
Mindfulness
description Orientador: Paula Teixeira Fernandes
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-06-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567
NASCIMENTO, Fernanda Tartalha do. Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte: aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores. 2022. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567
identifier_str_mv NASCIMENTO, Fernanda Tartalha do. Possíveis contribuições da psicologia à pedagogia do esporte: aspectos psicológicos, pilares da educação e desenvolvimento de treinadores. 2022. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5567. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249284
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (87 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189184084115456