Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642249 |
Resumo: | Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
id |
UNICAMP-30_68bc406a1d733ff55143d09578b29336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1169910 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotoresMethodology for fire analysis in automotive vehiclesIncêndiosCombustãoProva pericialInvestigaçãoInvestigação criminalAcidentes - InvestigaçãoFireCombustionExpert proofInvestigationCriminal investigationAccidents - InvestigationOrientador: Antonio Celso Fonseca de ArrudaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: MONTESANI, Márcio, Metodologia para Análise de Incêndio em Veículos Automotores, Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2006. 52 p. Trabalho Final de Mestrado. Este trabalho propõe apresentar uma metodologia pericial para analisar incêndios em veículos automotores. Este estudo considera os vários avanços tecnológicos que são apresentados a cada ano nos automóveis, pois com isso demonstram que esta tecnologia embarcada e agregada nos veículos atuais acaba por aumentar o potencial energético de ocorrer um incêndio neles quando comparado com modelos mais antigos. Como exemplo disso temos itens plásticos mais presentes em diversas partes deste veículo atual ao contrário dos modelos anteriores as décadas de 80. Com isso a inserção de materiais mais leves e em muitos casos menos resistentes ao calor e com isso tornando o processo de avaliação pericial, do veículo incendiado, mais complexo. Esta metodologia objetiva permitir a realização de uma perícia criteriosa por meio da definição de etapas e procedimentos a serem averiguados no veículo afetado pelo incêndio, utilizando o que será denominado aqui como sendo o MÉTODO REVERSO. A metodologia proposta determina que a avaliação do veículo comece pelos pontos não afetados pelo incêndio e pela classificação de Zonas de Combustão definindo pontos prioritários para análise. Deste modo possibilita avaliar os sistemas energéticos que poderiam ter contribuído para a ocorrência do primeiro foco de incêndio e chegar até mesmo à sua causa. Este método foi aplicado em 282 veículos incendiados e mostrou-se eficiente e preciso. Objetivando dar consistência a metodologia apresentada buscou-se ter neste universo de veículos avaliados (282) ter modelos com incêndios em vários níveis de intensidade, ou seja, tem modelos em que o incêndio afetou sua totalidade, ou seja, restando somente sua carroceria e itens metálicos que não foram fundidos, tem modelos em que o incêndio foi de baixa intensidade, ou seja passível de recuperação e outros intermediários em que o incêndio afetou ao menos 50% de sua área, no entanto sem nenhuma possibilidade de recuperação do veículo. Com isso a avaliação de casos em variadas intensidades de danos permitiu gerar um banco de dados estatísticos com os principais agentes causadores do incêndio nestes veículosAbstract: MONTESANI, Márcio, Methodology for Fire Analysis of Automotive Vehicles, Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2006. 51p. Trabalho Final de Mestrado. This project propose an investigative methodology for the assessment of fires in automotive vehicles. It takes into account the various technological advances that are introduced in the vehicles year after year, such as the increase in the energy consumption units and the use of several types of fuel to feed the internal combustion engine. It also considers the incorporation of lighter materials into these vehicles which, in many cases, are less resistant to heat, therefore making the investigative process more complex for the vehicle that caught on fire. This methodology aims at empowering a detailed investigation, through the definition of the steps and procedures to be checked in that vehicle that was affected by the fire, by making use of the Reverse Method. The proposed methodology determines that the evaluation process of the vehicle should start at the points that have not been affected by the fire, as well as by the Combustion Zones classification, therefore defining the key points to be analyzed. This enables the assessment of the energetic systems that may have contributed to the occurrence of the main fire focus point up to its cause. This method was applied in 282 vehicles that caught fire and the results showed efficiency and precision. The assessment of these cases, within a damage intensity range, allowed the generation of a statistical database, pointing out the key agents that caused the fire in these vehiclesMestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-Mariotoni, Carlos AlbertoFerreira, Janito VaqueiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMontesani, Márcio, 1970-20062006-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (52 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642249MONTESANI, Márcio. Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores. 2006. 1 recurso online (52 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642249. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169910Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T16:55:10Zoai::1169910Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-10-20T16:55:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores Methodology for fire analysis in automotive vehicles |
title |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores |
spellingShingle |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores Montesani, Márcio, 1970- Incêndios Combustão Prova pericial Investigação Investigação criminal Acidentes - Investigação Fire Combustion Expert proof Investigation Criminal investigation Accidents - Investigation |
title_short |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores |
title_full |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores |
title_fullStr |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores |
title_full_unstemmed |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores |
title_sort |
Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores |
author |
Montesani, Márcio, 1970- |
author_facet |
Montesani, Márcio, 1970- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948- Mariotoni, Carlos Alberto Ferreira, Janito Vaqueiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montesani, Márcio, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incêndios Combustão Prova pericial Investigação Investigação criminal Acidentes - Investigação Fire Combustion Expert proof Investigation Criminal investigation Accidents - Investigation |
topic |
Incêndios Combustão Prova pericial Investigação Investigação criminal Acidentes - Investigação Fire Combustion Expert proof Investigation Criminal investigation Accidents - Investigation |
description |
Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-07-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642249 MONTESANI, Márcio. Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores. 2006. 1 recurso online (52 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642249. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642249 |
identifier_str_mv |
MONTESANI, Márcio. Proposta de metodologia para análise de incêndio em veículos automotores. 2006. 1 recurso online (52 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642249. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169910 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (52 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189177301925888 |