Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sambinelli, Fernando, 1981-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639345
Resumo: Orientador: Marcos Augusto Francisco Borges
id UNICAMP-30_693a376b5abba7e1c74ea743e9c04efb
oai_identifier_str oai::1129387
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de softwareStrategies for customer value creation in agile software teamsDesenvolvimento ágil de softwareEngenharia de softwareAgile software developmentSoftware engineeringOrientador: Marcos Augusto Francisco BorgesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: A capacidade de uma organização em criar valor para seus clientes é de fundamental importância para seu sucesso no mundo dos negócios. Para gerenciar eficientemente o processo de criação de valor, é importante identificar as estratégias mais adequadas e as dificuldades mais relevantes, bem como desenvolver formas de lidar com elas. Embora a indústria de software tenha adotado extensivamente métodos ágeis, incluindo Extreme Programming e Scrum, que possuem uma ênfase explícita na entrega adiantada e contínua de software de valor, poucas pesquisas examinaram empiricamente a criação de valor para o cliente no Desenvolvimento Ágil de Software. A compreensão desse processo pode ajudar a determinar em que ponto concentrar os esforços de gerenciamento (e recursos financeiros associados) do ponto de vista prático, e em que temas focar os esforços de pesquisa a partir de uma perspectiva acadêmica. Uma pesquisa empírica de métodos mistos foi realizada, em duas partes, com profissionais de software, que atuavam em equipes ágeis no Brasil, para entender os elementos que constituem as estratégias de criação de valor para o cliente, os fatores relacionados e as barreiras para adoção. Na primeira parte, foi conduzido um survey exploratório sobre o estado da prática da adoção de estratégias para criação de valor para o cliente no Desenvolvimento Ágil de Software, com a participação de 378 profissionais de software pertencentes a 123 empresas brasileiras. Na segunda parte, foram realizados estudos de casos múltiplos, utilizando-se grupos focais e surveys de avaliação, envolvendo cinco empresas de software e quase 300 colaboradores. Esta tese apresenta três novas contribuições: a análise empírica da criação de valor para o cliente em empresas que adotam métodos ágeis, seu contexto de uso, métricas, desafios e benefícios percebidos; os fatores que influenciam a adoção de estratégias para criação de valor para o cliente e as evidências empíricas dos elementos fundamentais que formam as estratégias para criação de valor para o cliente e as barreiras enfrentadas pelas equipes ágeisAbstract: An organization's ability to create customer value has fundamental importance to its success in the competitive market. It is important to identify the most appropriate strategies and the most relevant difficulties to manage the value creation process effectively, to develop ways to deal with them. Although the software industry has extensively adopted agile methods, including Extreme Programming and Scrum, both having an explicit emphasis on early and continuous delivery of valuable software, few studies have empirically examined the customer value creation in Agile Software Development. Understanding this process could help determine where to focus management efforts (and related financial resources) from a practical stand-point and where to focus research efforts from an academic perspective. Empirical research of mixed methods was conducted, in two parts, composed of professionals, who worked in agile teams in Brazil, to understand the elements that constitute the strategies for creating value for the client, the related factors, and the barriers to adoption. In the first part, an exploratory survey was conducted on the state of the practice of adopting strategies to create customer value in Agile Software Development, with the participation of 378 software professionals belonging to 123 Brazilian companies. In the second part, multiple case studies were carried out, using focus groups and assessment surveys, involving five software organizations and almost 300 employees. This thesis presents three new contributions: an empirical analysis of the customer value creation in software companies that adopt agile methods, their context of use, metrics, challenges, and perceived benefits; the factors that influence the adoption of strategies to create customer value; empirical evidence of the fundamental elements that form the strategies for creating customer value and the barriers faced by agile teamsDoutoradoSistemas de Informação e ComunicaçãoDoutor em TecnologiaCAPES001[s.n.]Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-Lejbman, Alfredo Goldman VelSiqueira, Fábio LevyVilela, Plínio Roberto SouzaMoraes, Regina Lúcia de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSambinelli, Fernando, 1981-20202020-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639345SAMBINELLI, Fernando. Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software. 2020. 1 recurso online (178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639345. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129387porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-22T17:59:31Zoai::1129387Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-22T17:59:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
Strategies for customer value creation in agile software teams
title Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
spellingShingle Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
Sambinelli, Fernando, 1981-
Desenvolvimento ágil de software
Engenharia de software
Agile software development
Software engineering
title_short Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
title_full Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
title_fullStr Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
title_full_unstemmed Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
title_sort Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
author Sambinelli, Fernando, 1981-
author_facet Sambinelli, Fernando, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Lejbman, Alfredo Goldman Vel
Siqueira, Fábio Levy
Vilela, Plínio Roberto Souza
Moraes, Regina Lúcia de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sambinelli, Fernando, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento ágil de software
Engenharia de software
Agile software development
Software engineering
topic Desenvolvimento ágil de software
Engenharia de software
Agile software development
Software engineering
description Orientador: Marcos Augusto Francisco Borges
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639345
SAMBINELLI, Fernando. Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software. 2020. 1 recurso online (178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639345. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639345
identifier_str_mv SAMBINELLI, Fernando. Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software. 2020. 1 recurso online (178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639345. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138552453267456