Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667 |
Resumo: | Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva |
id |
UNICAMP-30_6952aade1b2f167298efddd8aa8156a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1095636 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguasInvestigations on critical multimodal reading in continuing languages teachers' education Professores - FormaçãoLeitura multimodalLínguas - Estudo e ensinoTeachers - Training ofMultimodal readingLanguage - Study and teachingOrientador: Petrilson Alan Pinheiro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo da pesquisa discutida nesta tese foi estudar o impacto de um evento de formação continuada sobre leitura de anúncios audiovisuais, para professores atuantes na educação básica, a partir de uma proposta de leitura crítica. Os objetivos específicos consistiram em: a) refletir o processo de transformação das professoras e suas implicações para o ensino da leitura multimodal crítica, a partir das representações de estereótipos de gênero que orientam os discursos das participantes da pesquisa; b) observar as contribuições e limitações do curso de extensão sobre leitura multimodal crítica, por meio das apreciações valorativas e percepções das professoras cursistas acerca do trabalho com os multiletramentos voltados para leitura de anúncios audiovisuais. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, com observação participante de caráter qualitativo interpretativista. Os principais procedimentos adotados para geração de dados foram `grupo focal¿ e `aplicação de questionários¿. O corpus de análise foi constituído por (i) audiogravações de dois encontros dos grupos focais; utilizando-se dados secundários obtidos por meio de: (ii) dois questionários de perguntas semiabertas; (iii) notas do diário de campo da pesquisadora; (iv) e atividades realizadas durante o curso, tais como storyboard; e (v) excertos de falas audiogravadas das professoras em formação. A perspectiva teórico-metodológica adotada é baseada na Pedagogia dos Multiletramentos, nos Novos Letramentos e no Letramento Crítico. Para tratar das relações identitárias, realizou-se interface com os Estudos Culturais e os da Comunicação para debater a criação de anúncios publicitários e, para tratar especificamente sobre multimodalidade, elucidam-se autores que discorrem sobre a Semiótica Social. Para a construção dos dispositivos de análise, recorreu-se às definições de Discurso, conforme (GEE, 2008) aliadas aos movimentos da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009). Os resultados do estudo revelaram posicionamentos de discursos calcados em representações que objetificam e essencializam as relações de gênero, ancoradas em Discursos hegemônicos naturalizados, evidenciando que as docentes participantes do curso desenvolvem uma leitura multimodal algumas vezes orientada pelo grafocentrismo. Por outro lado, verificaram-se dados que evidenciam tentativas de questionamento e ruptura com os discursos hegemônicos, no momento da leitura dos anúncios audiovisuais, analisados com a experiência do novo e aplicados criativamente. A presença de tais discursos e representações leva a refletir as implicações para o ensino de línguas, no que tange à formação de professores para a leitura multimodal crítica, como um processo de constantes transformações em nossa forma de agir, enxergar e (re)significar nossa realidadeAbstract: The objective of this research was to study the impacts of an continuing academic training event for teachers, about reading audiovisuals advertisements with a critical reading approach. The specific objectives of the research consisted of: a) reflecting the reading transformation process of teachers and her the implications for the teaching of critical multimodal reading from the representations of gender stereotypes that guide the discourses of the research participants; b) observing the contributions and limitations of the extension course on critical multimodal reading through the evaluations and perceptions of the teachers on working with multiliteracy aimed at reading audiovisual ads. This is a case study research, with participant observation, characterized as qualitative interpretative. The main procedures adopted for data generation were 'focal group' and 'application of questionnaires'. The corpus of analysis consisted of (i) audio recordings of two focal group meetings; using secondary data obtained by means of: (ii) two semi-subjective questionnaires; (iii) notes from the researcher's field diary; (iv) and activities carried out during the course such as storyboard; and (v) excerpts from the audiotapes of the teachers under training. The theoretical-methodological perspective adopted is based on the Pedagogy of Multiliteracy, New Literacy and Critical Literacy. To deal with identity relations, an interface was made with Cultural Studies and Communication to discuss the creation of commercials and to specifically address multimodality, authors that discuss Social Semiotics are elucidated. For the construction of the analysis devices, was used for the conception of what is called categories the definitions of Discourse, according to (GEE, 2008), allies to movements of the Pedagogy of Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2009). The results of the study revealed the positions of discourses based on representations that objectify and essentialize the relations of gender, anchored in naturalized hegemonic discourses, evidencing that the teachers participating in the course developed a multimodal reading, sometimes takes the writing like a central semiotic mode. On the other hand, there was evidence of attempts to questioning and rupture with the hegemonic discourses during the reading of audiovisual advertisements, analyzed with experiencing the new and applied creatively. The presence of such discourses and representations leads to reflect the implications of language teaching/learning with regard to teacher training for critical multimodal reading as a process of constant transformation of our way of acting, observing and (re)signifying our realityDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCAPES[s.n.]Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-Fabricio, Branca FalabellaMonte Mor, WalkyriaCavalcanti, Marilda do CoutoRocha, Claudia HilsdorfUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGrando, Roziane Keila, 1987-20192019-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667GRANDO, Roziane Keila. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas . 2019. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095636Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-04T10:52:25Zoai::1095636Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-04T10:52:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas Investigations on critical multimodal reading in continuing languages teachers' education |
title |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas |
spellingShingle |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas Grando, Roziane Keila, 1987- Professores - Formação Leitura multimodal Línguas - Estudo e ensino Teachers - Training of Multimodal reading Language - Study and teaching |
title_short |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas |
title_full |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas |
title_fullStr |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas |
title_full_unstemmed |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas |
title_sort |
Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas |
author |
Grando, Roziane Keila, 1987- |
author_facet |
Grando, Roziane Keila, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Petrilson Alan, 1977- Fabricio, Branca Falabella Monte Mor, Walkyria Cavalcanti, Marilda do Couto Rocha, Claudia Hilsdorf Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Roziane Keila, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Leitura multimodal Línguas - Estudo e ensino Teachers - Training of Multimodal reading Language - Study and teaching |
topic |
Professores - Formação Leitura multimodal Línguas - Estudo e ensino Teachers - Training of Multimodal reading Language - Study and teaching |
description |
Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-08-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667 GRANDO, Roziane Keila. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas . 2019. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667 |
identifier_str_mv |
GRANDO, Roziane Keila. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas . 2019. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095636 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138544437952512 |