Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Roziane Keila, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667
Resumo: Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
id UNICAMP-30_6952aade1b2f167298efddd8aa8156a2
oai_identifier_str oai::1095636
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguasInvestigations on critical multimodal reading in continuing languages teachers' education  Professores - FormaçãoLeitura multimodalLínguas - Estudo e ensinoTeachers - Training ofMultimodal readingLanguage - Study and teachingOrientador: Petrilson Alan Pinheiro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo da pesquisa discutida nesta tese foi estudar o impacto de um evento de formação continuada sobre leitura de anúncios audiovisuais, para professores atuantes na educação básica, a partir de uma proposta de leitura crítica. Os objetivos específicos consistiram em: a) refletir o processo de transformação das professoras e suas implicações para o ensino da leitura multimodal crítica, a partir das representações de estereótipos de gênero que orientam os discursos das participantes da pesquisa; b) observar as contribuições e limitações do curso de extensão sobre leitura multimodal crítica, por meio das apreciações valorativas e percepções das professoras cursistas acerca do trabalho com os multiletramentos voltados para leitura de anúncios audiovisuais. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, com observação participante de caráter qualitativo interpretativista. Os principais procedimentos adotados para geração de dados foram `grupo focal¿ e `aplicação de questionários¿. O corpus de análise foi constituído por (i) audiogravações de dois encontros dos grupos focais; utilizando-se dados secundários obtidos por meio de: (ii) dois questionários de perguntas semiabertas; (iii) notas do diário de campo da pesquisadora; (iv) e atividades realizadas durante o curso, tais como storyboard; e (v) excertos de falas audiogravadas das professoras em formação. A perspectiva teórico-metodológica adotada é baseada na Pedagogia dos Multiletramentos, nos Novos Letramentos e no Letramento Crítico. Para tratar das relações identitárias, realizou-se interface com os Estudos Culturais e os da Comunicação para debater a criação de anúncios publicitários e, para tratar especificamente sobre multimodalidade, elucidam-se autores que discorrem sobre a Semiótica Social. Para a construção dos dispositivos de análise, recorreu-se às definições de Discurso, conforme (GEE, 2008) aliadas aos movimentos da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009). Os resultados do estudo revelaram posicionamentos de discursos calcados em representações que objetificam e essencializam as relações de gênero, ancoradas em Discursos hegemônicos naturalizados, evidenciando que as docentes participantes do curso desenvolvem uma leitura multimodal algumas vezes orientada pelo grafocentrismo. Por outro lado, verificaram-se dados que evidenciam tentativas de questionamento e ruptura com os discursos hegemônicos, no momento da leitura dos anúncios audiovisuais, analisados com a experiência do novo e aplicados criativamente. A presença de tais discursos e representações leva a refletir as implicações para o ensino de línguas, no que tange à formação de professores para a leitura multimodal crítica, como um processo de constantes transformações em nossa forma de agir, enxergar e (re)significar nossa realidadeAbstract: The objective of this research was to study the impacts of an continuing academic training event for teachers, about reading audiovisuals advertisements with a critical reading approach. The specific objectives of the research consisted of: a) reflecting the reading transformation process of teachers and her the implications for the teaching of critical multimodal reading from the representations of gender stereotypes that guide the discourses of the research participants; b) observing the contributions and limitations of the extension course on critical multimodal reading through the evaluations and perceptions of the teachers on working with multiliteracy aimed at reading audiovisual ads. This is a case study research, with participant observation, characterized as qualitative interpretative. The main procedures adopted for data generation were 'focal group' and 'application of questionnaires'. The corpus of analysis consisted of (i) audio recordings of two focal group meetings; using secondary data obtained by means of: (ii) two semi-subjective questionnaires; (iii) notes from the researcher's field diary; (iv) and activities carried out during the course such as storyboard; and (v) excerpts from the audiotapes of the teachers under training. The theoretical-methodological perspective adopted is based on the Pedagogy of Multiliteracy, New Literacy and Critical Literacy. To deal with identity relations, an interface was made with Cultural Studies and Communication to discuss the creation of commercials and to specifically address multimodality, authors that discuss Social Semiotics are elucidated. For the construction of the analysis devices, was used for the conception of what is called categories the definitions of Discourse, according to (GEE, 2008), allies to movements of the Pedagogy of Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2009). The results of the study revealed the positions of discourses based on representations that objectify and essentialize the relations of gender, anchored in naturalized hegemonic discourses, evidencing that the teachers participating in the course developed a multimodal reading, sometimes takes the writing like a central semiotic mode. On the other hand, there was evidence of attempts to questioning and rupture with the hegemonic discourses during the reading of audiovisual advertisements, analyzed with experiencing the new and applied creatively. The presence of such discourses and representations leads to reflect the implications of language teaching/learning with regard to teacher training for critical multimodal reading as a process of constant transformation of our way of acting, observing and (re)signifying our realityDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCAPES[s.n.]Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-Fabricio, Branca FalabellaMonte Mor, WalkyriaCavalcanti, Marilda do CoutoRocha, Claudia HilsdorfUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGrando, Roziane Keila, 1987-20192019-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667GRANDO, Roziane Keila. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas . 2019. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095636Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-04T10:52:25Zoai::1095636Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-04T10:52:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
Investigations on critical multimodal reading in continuing languages teachers' education  
title Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
spellingShingle Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
Grando, Roziane Keila, 1987-
Professores - Formação
Leitura multimodal
Línguas - Estudo e ensino
Teachers - Training of
Multimodal reading
Language - Study and teaching
title_short Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
title_full Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
title_fullStr Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
title_full_unstemmed Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
title_sort Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas
author Grando, Roziane Keila, 1987-
author_facet Grando, Roziane Keila, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Fabricio, Branca Falabella
Monte Mor, Walkyria
Cavalcanti, Marilda do Couto
Rocha, Claudia Hilsdorf
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Roziane Keila, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Leitura multimodal
Línguas - Estudo e ensino
Teachers - Training of
Multimodal reading
Language - Study and teaching
topic Professores - Formação
Leitura multimodal
Línguas - Estudo e ensino
Teachers - Training of
Multimodal reading
Language - Study and teaching
description Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667
GRANDO, Roziane Keila. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas . 2019. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667
identifier_str_mv GRANDO, Roziane Keila. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas . 2019. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637667. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095636
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138544437952512