Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantuaria, Adriana Lech
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599732
Resumo: Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
id UNICAMP-30_695c9127e6233d5304983ce4ac673543
oai_identifier_str oai::336200
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São PauloEducação internacionalElites (Ciências sociais)Imigrantes - EducaçãoSão Paulo (SP) - HistóriaInternational educationElites (Social science)Emigranstsm - EducationSão Paulo - HistoryOrientador: Ana Maria Fonseca de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa aborda uma das dimensões do processo de expansão do segmento privado de ensino no Brasil, e, particularmente, as condições de estruturação da oferta de escolarização internacional. Para tanto, o estudo focaliza um mercado escolar concreto, o de escolas internacionais da cidade de São Paulo, e examina a gênese desse espaço escolar, tributário tanto das transformações na estrutura social da cidade, associadas ao crescimento econômico e à industrialização, como das diferentes modalidades de relação com outros estados nacionais, entre 1880 e 1945. Inicialmente, a análise revela os esforços de determinados grupos de estrangeiros para criar escolas de alto nível para seus filhos. Utilizadas por grupos em franca ascensão material, tais escolas permitiram a acumulação estratégica do capital simbólico necessário às lutas por diferenciação e inserção mais qualificada e legítima na sociedade brasileira. Em seguida, focaliza-se as alianças implementadas entre frações das elites brasileiras, intelectuais franceses e governo francês que, frente à ameaça de concorrência representada pelos grupos imigrantes em ascensão e suas escolas de alto nível, investiram recursos econômicos e simbólicos na fundação de um liceu francês em São Paulo, destinado à formação de futuros dirigentes.A criação desse liceu aparece como um passo importante no processo de construção da nacionalidade e seu estudo vincula processos de emergência e consolidação dos Estados Nação às lutas pela definição de uma cultura nacional, mostrando o lugar privilegiado ocupado pela escola nesses processosAbstract: This research paper examines one of the facets of the growth process of private schooling in Brazil and particularly the conditions that affected the development of such international schools. In order to do so, this study focuses on specific strata of schooling, the international schools in the city of Sao Paulo. It examines the birth of such schools generated by both the changing social structure of the city as well as the different kinds of relationships with other national states between 1880 and 1945. To begin with, the analysis reveals the struggle of specific groups of immigrants in creating high leveI schools for their children. Such schools were used by groups seeking a higher standard of living and believed that attendance at such institutions would guarantee an eventual high placement in Brazilian society. Next, specific focus is given to the alliances created by factions of the Brazilian elite, French intellectuals, and the French government. These factions, when faced with the threat of competition from other emerging immigrant groups and their advanced schools, invested monetarily and symbolically in the founding of a French lyceum in Sao Paulo in order to provided for the education of their future leaders. The creation of this lyceum appears to us to be an important building block in the creation of a sense of Brazilian nationalism, and while created by distinct ethnic groups for their advancement, this lyceum has been perceived as an important step in the development of both a Brazilian nationality and cultural identity similar to that which was emerging in other parts of the world in the form of nation-statesDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-Canedo, Letícia BicalhoDemartini, Zeila de Brito FabriNogueira, Maria AliceRodriguez, VicenteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCantuaria, Adriana Lech20052005-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf173p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599732CANTUARIA, Adriana Lech. Escola internacional, educação nacional: a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599732. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336200porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:10:18Zoai::336200Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:10:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
title Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
spellingShingle Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
Cantuaria, Adriana Lech
Educação internacional
Elites (Ciências sociais)
Imigrantes - Educação
São Paulo (SP) - História
International education
Elites (Social science)
Emigranstsm - Education
São Paulo - History
title_short Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
title_full Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
title_fullStr Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
title_full_unstemmed Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
title_sort Escola internacional, educação nacional : a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo
author Cantuaria, Adriana Lech
author_facet Cantuaria, Adriana Lech
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Canedo, Letícia Bicalho
Demartini, Zeila de Brito Fabri
Nogueira, Maria Alice
Rodriguez, Vicente
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantuaria, Adriana Lech
dc.subject.por.fl_str_mv Educação internacional
Elites (Ciências sociais)
Imigrantes - Educação
São Paulo (SP) - História
International education
Elites (Social science)
Emigranstsm - Education
São Paulo - History
topic Educação internacional
Elites (Ciências sociais)
Imigrantes - Educação
São Paulo (SP) - História
International education
Elites (Social science)
Emigranstsm - Education
São Paulo - History
description Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599732
CANTUARIA, Adriana Lech. Escola internacional, educação nacional: a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599732. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CANTUARIA, Adriana Lech. Escola internacional, educação nacional: a genese do espaço de escolas internacionais de São Paulo. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599732. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
173p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188922436091904