De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Camila Sanchez, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638857
Resumo: Orientador: Laurita Marconi Schiavon
id UNICAMP-30_69c936b5530c2b05c84fc3c091c5b73a
oai_identifier_str oai::1128809
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-UnicampUpside down : impacts of gymnastics classes for children in a community outreach programAfetividadeGinásticaEsportes - PedagogiaAffectionGymnasticsSports - PedagogyOrientador: Laurita Marconi SchiavonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O Projeto de Extensão em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido desde a década de 90, apresenta como característica práticas pedagógicas que tendem a romper com modelos tradicionais de ensino. O método de ensino desse projeto foi desenvolvido na prática e posteriormente embasado teoricamente pelos estudos de Vygotsky, tendo como principais pontos de sua prática pedagógica: professor(a) como um(a) mediador(a) do conhecimento, atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e valorização de conhecimentos prévios dos(as) aprendizes para a construção do conhecimento. Partindo deste contexto, este estudo teve como objetivo descrever e analisar os impactos afetivos, cognitivos e motores produzidos nas crianças, pelas aulas de Ginástica do referido projeto. Para tal foi desenvolvido um Estudo de Caso (YIN, 2001), com uma turma do Projeto de Extensão em Ginástica da FEF-Unicamp, envolvendo crianças participantes de 4 a 6 anos de idade, seus(suas) responsáveis e a pesquisadora. Na pesquisa de campo foram realizadas Rodas de Conversa com as crianças, bem como a elaboração de desenhos a cada duas aulas durante 15 semanas. Com os(as) responsáveis foram realizadas entrevistas semiestruturadas ao final do semestre. Além dessas duas técnicas, a pesquisa também contou a observação participante da pesquisadora. A análise dos dados obtidos ocorreu a partir da análise de conteúdo proposta por Laville e Dione (1999), tendo como referencial teórico estudos elaborados por Vygotsky, Wallon e também pelo Grupo do Afeto da Faculdade de Educação da Unicamp. Como resultado desse processo duas categorias foram elencadas, sendo a primeira sobre os impactos (motores, afetivos e cognitivos) das aulas gerados nas crianças e a segunda sobre aspectos que colaboraram para a produção de tais impactos, nos quais destacamos o método, as estratégias lúdicas utilizadas, e a relação estabelecida entre as próprias crianças e também entre elas e os(as) professores(as). Os dados obtidos nos levam a considerar que as aulas do referido projeto impactaram positivamente as crianças participantes, visto que elas davam continuidade aos conteúdos aprendidos em aula em outros espaços e momentos extra-aula e também estabeleceram uma relação afetiva com as aulas do referido projeto. Por fim, esta pesquisa traz um exemplo de processo de ensino, vivência e aprendizado esportivo que rompe com modelos tradicionais de ensino de práticas corporais/esportivas e que considera o ser humano em dimensões que vão além dos gestos técnicos, também importantes, mas como uma parte dentro do todoAbstract: The Gymnastic Extension Project of the Physical Education College of the State University of Campinas, developed since the 1990 decade, presents a pedagogical practice that tends to rupture with traditional teaching methods. The teaching method of this Project was first developed in practice and later theoretically based on Vygotsky's studies, and has as main points of his pedagogical practice: teacher as a mediator of knowledge, acting in the Zone of Proximal Development (ZDP), and valuing prior knowledge of apprentices as base for the knowledge construction. From this context, this study aimed to describe and analyze the affective, cognitive and motor impacts produced on children, by the Gymnastics classes of that Project. Therefore, a Study Case was developed (YIN, 2001), with a group from the Gymnastics Extension Project, involving children from 4 to 6 years old, their parents and the researcher. In the field research, Conversation Circles were held with the children, as well as drawing every two classes for 15 weeks. At the end of semester, semi-structured interviews were conducted with the parents. Beyond these two techniques, the research also included the participant observation of the researcher. The data analysis occurred through content analysis proposed by Laville and Dione (1999), having as theoretical reference studies developed by Vygotsky, Wallon and also by the Affection Group of the Faculty of Education at Unicamp. As a result of this process, two categories were listed. The first discusses about the impacts (motor, cognitive and affective) produced by the gymnastics classes, and the second discusses the aspects that contributed to production of these impacts, in which we emphasize the method and ludic strategies used, and the relationship established between the children themselves and between them and the teachers. The data obtained lead us to consider that the classes in that project impacted positively the children, whereas they continued the content learned in classes in other spaces and moments outside classes and also established an affective relationship with the classes in that project. Concluding then, that this research provides an example of a teaching-learning process that rupture with traditional methods of teaching sports/corporal practices and also considers all the human beings dimensions, that go beyond technical movements, which are also important, but as a part within the wholeMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação Física[s.n.]Schiavon, Laurita Marconi, 1975-Bortoleto, Marco Antonio CoelhoLeite, Sergio Antonio da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMilani, Camila Sanchez, 1990-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638857MILANI, Camila Sanchez. De "ponta-cabeça": impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638857. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128809Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-09T10:12:39Zoai::1128809Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-09T10:12:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
Upside down : impacts of gymnastics classes for children in a community outreach program
title De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
spellingShingle De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
Milani, Camila Sanchez, 1990-
Afetividade
Ginástica
Esportes - Pedagogia
Affection
Gymnastics
Sports - Pedagogy
title_short De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
title_full De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
title_fullStr De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
title_full_unstemmed De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
title_sort De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
author Milani, Camila Sanchez, 1990-
author_facet Milani, Camila Sanchez, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho
Leite, Sergio Antonio da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Camila Sanchez, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ginástica
Esportes - Pedagogia
Affection
Gymnastics
Sports - Pedagogy
topic Afetividade
Ginástica
Esportes - Pedagogia
Affection
Gymnastics
Sports - Pedagogy
description Orientador: Laurita Marconi Schiavon
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638857
MILANI, Camila Sanchez. De "ponta-cabeça": impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638857. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638857
identifier_str_mv MILANI, Camila Sanchez. De "ponta-cabeça": impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638857. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128809
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189160084307968