Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Regina Benhami dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578
Resumo: Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
id UNICAMP-30_6a33cc7eb6c7b0e23e3ba3594dd48bd9
oai_identifier_str oai::380178
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"Participatory design techniques used in requirements elicitation for database marketingMarketing de banco de dadosEngenharia de softwareBanco de dadosDatabase marketingSoftware engineeringDatabaseOrientador: Maria Cecilia Calani BaranauskasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: O uso de informações pelas organizações para criarem estratégias e estabelecerem longos relacionamentos com seus clientes, cria a necessidade da construção de um Database Marketing para dar suporte a estas iniciativas. Muitas estratégias deste tipo não foram bem sucedidas por não disponibilizarem dados e informações sobre seus clientes, que realmente fossem úteis para as análises realizadas. Este trabalho propõe uma abordagem que utiliza práticas participativas como Group Elicitation Method, BluePrint Mapping e PICTIVE para compor uma metodologia aplicada à fase de elicitação de requisitos, a fim de minimizar as falhas ocorridas nesta fase, que poderiam se propagar aos resultados esperados pelas organizações. Um estudo de caso demonstra o uso destas técnicas em conjunto com os comentários sobre os resultados obtidos apontando os pontos fortes e fracos, além da proposta de trabalhos futuros que podem ser realizados a partir dos resultados apontadosAbstract: The use of information by organizations to define strategies and establish a long-term relationship with their customers, generates the need of having a Database Marketing to give support to those initiatives. Many of these strategies did not succeed because of a lack of data and information about their customers, that were not available to be used in the analysis. This essay suggests an approach based on participatory design (PD) techniques such as Group Elicitation Method, BluePrint Mapping and PICTIVE to create a methodology applicable to the requirements elicitation phase, in order to minimize missing information that occurs regularly in this phase, and could be propagated to the results expected by organizations. A case study demonstrate the use of this methodology based on PD techniques with comments about results obtained, including a list of weak and strong points of this methodology, and also a proposal for future work that can be done based on the results listed hereinMestradoMestre Profissional em Ciência da Computação[s.n.]Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-Liesenberg, Hans Kurt EdmundBonacin, RodrigoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Fernanda Regina Benhami dos20062006-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf92p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578SANTOS, Fernanda Regina Benhami dos. Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing". 2006. 92p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/380178porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:40:25Zoai::380178Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:40:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
Participatory design techniques used in requirements elicitation for database marketing
title Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
spellingShingle Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
Santos, Fernanda Regina Benhami dos
Marketing de banco de dados
Engenharia de software
Banco de dados
Database marketing
Software engineering
Database
title_short Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
title_full Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
title_fullStr Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
title_full_unstemmed Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
title_sort Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
author Santos, Fernanda Regina Benhami dos
author_facet Santos, Fernanda Regina Benhami dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-
Liesenberg, Hans Kurt Edmund
Bonacin, Rodrigo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Regina Benhami dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de banco de dados
Engenharia de software
Banco de dados
Database marketing
Software engineering
Database
topic Marketing de banco de dados
Engenharia de software
Banco de dados
Database marketing
Software engineering
Database
description Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578
SANTOS, Fernanda Regina Benhami dos. Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing". 2006. 92p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Fernanda Regina Benhami dos. Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing". 2006. 92p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/380178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
92p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188952990547968