Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578 |
Resumo: | Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas |
id |
UNICAMP-30_6a33cc7eb6c7b0e23e3ba3594dd48bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::380178 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"Participatory design techniques used in requirements elicitation for database marketingMarketing de banco de dadosEngenharia de softwareBanco de dadosDatabase marketingSoftware engineeringDatabaseOrientador: Maria Cecilia Calani BaranauskasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: O uso de informações pelas organizações para criarem estratégias e estabelecerem longos relacionamentos com seus clientes, cria a necessidade da construção de um Database Marketing para dar suporte a estas iniciativas. Muitas estratégias deste tipo não foram bem sucedidas por não disponibilizarem dados e informações sobre seus clientes, que realmente fossem úteis para as análises realizadas. Este trabalho propõe uma abordagem que utiliza práticas participativas como Group Elicitation Method, BluePrint Mapping e PICTIVE para compor uma metodologia aplicada à fase de elicitação de requisitos, a fim de minimizar as falhas ocorridas nesta fase, que poderiam se propagar aos resultados esperados pelas organizações. Um estudo de caso demonstra o uso destas técnicas em conjunto com os comentários sobre os resultados obtidos apontando os pontos fortes e fracos, além da proposta de trabalhos futuros que podem ser realizados a partir dos resultados apontadosAbstract: The use of information by organizations to define strategies and establish a long-term relationship with their customers, generates the need of having a Database Marketing to give support to those initiatives. Many of these strategies did not succeed because of a lack of data and information about their customers, that were not available to be used in the analysis. This essay suggests an approach based on participatory design (PD) techniques such as Group Elicitation Method, BluePrint Mapping and PICTIVE to create a methodology applicable to the requirements elicitation phase, in order to minimize missing information that occurs regularly in this phase, and could be propagated to the results expected by organizations. A case study demonstrate the use of this methodology based on PD techniques with comments about results obtained, including a list of weak and strong points of this methodology, and also a proposal for future work that can be done based on the results listed hereinMestradoMestre Profissional em Ciência da Computação[s.n.]Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-Liesenberg, Hans Kurt EdmundBonacin, RodrigoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Fernanda Regina Benhami dos20062006-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf92p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578SANTOS, Fernanda Regina Benhami dos. Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing". 2006. 92p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/380178porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:40:25Zoai::380178Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:40:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" Participatory design techniques used in requirements elicitation for database marketing |
title |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" |
spellingShingle |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" Santos, Fernanda Regina Benhami dos Marketing de banco de dados Engenharia de software Banco de dados Database marketing Software engineering Database |
title_short |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" |
title_full |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" |
title_fullStr |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" |
title_full_unstemmed |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" |
title_sort |
Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing" |
author |
Santos, Fernanda Regina Benhami dos |
author_facet |
Santos, Fernanda Regina Benhami dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954- Liesenberg, Hans Kurt Edmund Bonacin, Rodrigo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Regina Benhami dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de banco de dados Engenharia de software Banco de dados Database marketing Software engineering Database |
topic |
Marketing de banco de dados Engenharia de software Banco de dados Database marketing Software engineering Database |
description |
Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-07-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578 SANTOS, Fernanda Regina Benhami dos. Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing". 2006. 92p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SANTOS, Fernanda Regina Benhami dos. Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing". 2006. 92p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/380178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 92p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188952990547968 |