Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gustavo Yuji Uchida, 1993
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376
Resumo: Orientador: Paulo Cesar Montagner
id UNICAMP-30_6a6f12262d93d4822b94c645a7b7a691
oai_identifier_str oai::1259538
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de soloInteractionist proposal for the teaching of judo : construction of a model for ground fightJudô - Estudo e ensinoEducaçãoEsportesJudo - Study and teachingPedagogySportsOrientador: Paulo Cesar MontagnerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Jigoro Kano era um homem a frente de seu tempo. Ao criar o judô Kodokan, em 1882, subverteu as práticas de ensino realizadas no jujutsu, propondo uma mudança da ênfase marcial para uma ênfase nos aspectos educacionais, e, à medida que foi ganhando adeptos, sofreu resistência das escolas de jujutsu da época. Desde esse período, o judô passou por diversas mudanças e se consolidou como uma modalidade esportiva, fazendo parte dos jogos olímpicos oficialmente desde 1972. Mesmo com toda a inovação trazida desde os primórdios da prática por Kano e pelos atuais estudos das ciências do treinamento desportivo, fisiologia e análise de desempenho, o ensino da modalidade, de um modo geral, ainda carrega preceitos dos modelos de educação artesanal da idade média, adotando-se um método que enfatiza repetições de gestos técnicos de modo descontextualizado, incompatível com as características exigidas no combate, como tomadas de decisão dentre uma ampla gama de possibilidades de ação e relação de oposição a um adversário, o que gera um ambiente altamente imprevisível. Concomitantemente, propostas inovadoras de ensino do esporte surgem pautadas na construção do próprio conhecimento por meio da compreensão do contexto da modalidade e sua complexidade. Essas propostas se pautam no interacionismo, teoria que enxerga o conhecimento como um produto das relações entre indivíduo e ambiente que o cerca. Assim, esse estudo tem como objetivo construir um modelo de ensino para a luta de solo do judô, pautado nos referenciais interacionistas do ensino do esporte. Para isso, foi realizado estudo bibliográfico sobre novas tendências de ensino dos esportes, e caracterização da luta de judô de modo a desvelar a lógica do combate e entender que habilidades o aluno deve desenvolver para lutar bem no solo. Posteriormente, na apresentação da proposta, foram realizadas ações como: (1) levantamento de princípios básicos a serem compreendidos, (2) organização de dinâmicas das ações do combate, (3) divisão dessas dinâmicas em blocos de ensino e (4) proposição de atividadesAbstract: Jigoro Kano was a man ahead of his time. When creating Kodokan judo in 1882, he subverted the teaching practices carried out in jujutsu, proposing a change from martial emphasis to an emphasis on educational aspects, and, as he gained adepts, he suffered resistance from the jujutsu schools of the time. Since that period, judo has passed through several changes and has consolidated itself as a sports modality, being part of the Olympic games officially since 1972. Even with all the innovation brought about by Kano's early practice and the current studies of sports training sciences, physiology and performance analysis, the teaching of the modality, in general, still carries precepts of the artesian education models of the middle ages, adopting a method that emphasizes repetitions of technical gestures in a decontextualized way, incompatible with the characteristics required in combat, as decision-making among a wide range of possibilities for action and opposition to an opponent, which creates a highly unpredictable environment. Concomitantly, innovative proposals for teaching sports appear based on the construction of knowledge through understanding the context of the sport and its complexity. These proposals are based on interactionism, a theory that sees knowledge as a product of the relationships between the individual and the environment that surrounds him. Thus, this study aims to build a teaching model for the ground fight of judo, based on interactionist references in the teaching of sport. To this end, a bibliographic study was carried out on new trends in teaching sports, and the characterization of the judo fight to unveil the logic of the fight and understand what skills the student must develop to fight well on the ground. Subsequently, in the presentation of the proposal, actions were carried out such as: (1) survey of basic principles to be understood, (2) organization of combat action dynamics, (3) division of these dynamics into teaching blocks and (4) proposition of activitiesMestradoBiodinâmica do Movimento e EsporteMestre em Educação FísicaCAPES88882.434729/2019-01[s.n.]Montagner, Paulo Cesar, 1963-Almeida, José Júlio Gavião deHirama, Leopoldo KatsukiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Gustavo Yuji Uchida, 199320222022-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (144 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376RODRIGUES, Gustavo Yuji Uchida. Proposta interacionista de ensino do judô: construção de um modelo para a luta de solo. 2022. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259538Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-07T14:24:20Zoai::1259538Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-07T14:24:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
Interactionist proposal for the teaching of judo : construction of a model for ground fight
title Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
spellingShingle Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
Rodrigues, Gustavo Yuji Uchida, 1993
Judô - Estudo e ensino
Educação
Esportes
Judo - Study and teaching
Pedagogy
Sports
title_short Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
title_full Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
title_fullStr Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
title_full_unstemmed Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
title_sort Proposta interacionista de ensino do judô : construção de um modelo para a luta de solo
author Rodrigues, Gustavo Yuji Uchida, 1993
author_facet Rodrigues, Gustavo Yuji Uchida, 1993
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montagner, Paulo Cesar, 1963-
Almeida, José Júlio Gavião de
Hirama, Leopoldo Katsuki
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gustavo Yuji Uchida, 1993
dc.subject.por.fl_str_mv Judô - Estudo e ensino
Educação
Esportes
Judo - Study and teaching
Pedagogy
Sports
topic Judô - Estudo e ensino
Educação
Esportes
Judo - Study and teaching
Pedagogy
Sports
description Orientador: Paulo Cesar Montagner
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376
RODRIGUES, Gustavo Yuji Uchida. Proposta interacionista de ensino do judô: construção de um modelo para a luta de solo. 2022. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376
identifier_str_mv RODRIGUES, Gustavo Yuji Uchida. Proposta interacionista de ensino do judô: construção de um modelo para a luta de solo. 2022. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259538
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (144 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189186708701184