Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Nádia Maria Bádue
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599618
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_6b6acac569fc4e98e167e4df97275424
oai_identifier_str oai::335170
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a toleranciaTolerânciaPsicologia do desenvolvimentoEducação - Finalidades e objetivosPazPesquisa educacionalEducation - Aims and objectivsPeaceTolerationDevelopment psychologyEducational researchOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A tolerância é um dos fatores fundamentais para uma verdadeira Educação para a Paz, no sentido de aceitar o diferente sem, entretanto, abandonar sua própria identidade, seja ela cultural ou pessoal. Ou no sentido de se tomar atitudes não-violentas na defesa dos princípios, entre pares. Esta segunda opção foi recortada como conceito a ser trabalhado na presente tese: tolerância necessária entre pares, diante de princípios violados. O conceito de tolerância deve permitir clarear o problema norteador dessa pesquisa: quando a criança se torna capaz de exercer a tolerância como sentimento moral ¿ e de como educar para a tolerância e para a paz. A falta de um conceito compartilhado de tolerância constitui uma das maiores dificuldades deste estudo. A abordagem teórico-metodológica cognitivo-evolutiva piagetiana, por meio de conflitos morais, permite estudar como evolui a tolerância, relacionando-a ao desenvolvimento da reciprocidade, justiça, respeito, heteronomia/autonomia, centração/descentração. A partir das análises dos argumentos fornecidos pelos sujeitos (de 6, 9, 12 e 15 anos), são apresentadas reflexões educacionais que inspirem relações mais harmoniosas, principalmente, na escolaAbstract: Education for Peace: a psycogenetic study on Tolerance. Tolerance is one of the fundamental factors for a true Education for Peace, in the sense of accepting what is different without letting go of your own identity though, whether it is cultural or personal. It can also be perceived in the sense of adopting non-violent attitudes in defense of principles among peers. This second sense was singled out as the concept to be worked on in the present paper: the necessary tolerance among peers in face of violated principles. The concept of tolerance is expected to clarify the guiding issue of this research: when children become able to exercise tolerance as a moral sentiment and how to educate towards tolerance and peace. The lack of a shared concept of tolerance constitutes one of the greatest difficulties of this study. The Piaget cognitive-evolutive theoretical-methodological approach through moral conflicts allows the study of how tolerance evolues, relating it to the development of reciprocity, justice, respect, heteronomy, autonomy, centering/decentering. From the analyses of the arguments provided by the subjects (of 6, 9, 12 e 15 years) educational reflexions, which inspire more harmonious relationships mainly in school, are put forwardDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Ramozzi-Chiarottino, ZéliaDenegri, Marianela Del-Carmem CoriaBrenelli, Rosely PalermoAguilar, Luis EnriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreire, Nádia Maria Bádue20042004-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599618FREIRE, Nádia Maria Bádue. Educação para a paz: um estudo psicogenetico sobre a tolerancia. 2004. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599618. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335170porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:09:06Zoai::335170Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:09:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
title Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
spellingShingle Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
Freire, Nádia Maria Bádue
Tolerância
Psicologia do desenvolvimento
Educação - Finalidades e objetivos
Paz
Pesquisa educacional
Education - Aims and objectivs
Peace
Toleration
Development psychology
Educational research
title_short Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
title_full Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
title_fullStr Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
title_full_unstemmed Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
title_sort Educação para a paz : um estudo psicogenetico sobre a tolerancia
author Freire, Nádia Maria Bádue
author_facet Freire, Nádia Maria Bádue
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Ramozzi-Chiarottino, Zélia
Denegri, Marianela Del-Carmem Coria
Brenelli, Rosely Palermo
Aguilar, Luis Enrique
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Nádia Maria Bádue
dc.subject.por.fl_str_mv Tolerância
Psicologia do desenvolvimento
Educação - Finalidades e objetivos
Paz
Pesquisa educacional
Education - Aims and objectivs
Peace
Toleration
Development psychology
Educational research
topic Tolerância
Psicologia do desenvolvimento
Educação - Finalidades e objetivos
Paz
Pesquisa educacional
Education - Aims and objectivs
Peace
Toleration
Development psychology
Educational research
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599618
FREIRE, Nádia Maria Bádue. Educação para a paz: um estudo psicogenetico sobre a tolerancia. 2004. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599618. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FREIRE, Nádia Maria Bádue. Educação para a paz: um estudo psicogenetico sobre a tolerancia. 2004. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599618. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188920520343552