A história muda : o uso de imagens no ensino de história para surdos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637909 |
Resumo: | Orientador: Cristina Meneguello |
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A história muda : o uso de imagens no ensino de história para surdosThe use of images in teaching history for the deafHistória - Estudo e ensinoCultura visualEducação especialCultura surdaHistory - Study and teachingVisual cultureEspecial educationDeaf cultureOrientador: Cristina MeneguelloDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O trabalho apresenta sequências didáticas que priorizaram o uso de imagens no ensino da história como meio de potencializar a inclusão e a integração entre alunos surdos e ouvintes. O ensino da história ¿ e demais disciplinas ¿ é realizado por uma educação centrada no letramento e na oralidade, o que, mais do que integrar, acentua que se compreenda o aluno surdo como deficiente, excluindo-o do processo educacional. Ao privilegiar a utilização de fontes visuais no ensino da história abre-se a possibilidade de se subverter essa lógica e redimensionar o processo do ensino-aprendizagem centrado na palavra por meio de um elemento comum aos dois públicos: a cultura visual. Buscou-se uma prática didática que partisse da diferença, e não da deficiência, para suscitar o debate histórico. Eis a premissa dessa pesquisa. Como linguagens e culturas diferentes podem potencializar (ou não) a investigação e a interpretação histórica? Como se processa a percepção (e compreensão histórica) das imagens por alunos surdos e por alunos ouvintes? Existe diferença no modo pelo qual cada um desses grupos capta e interpreta as imagens? Os surdos têm maior acuidade sensorial (cognitiva) para apreender detalhes e realizar sínteses visuais do que os ouvintes? Uma suposta maior proximidade dos surdos com a cultura visual os qualificaria a uma melhor compreensão histórica por meio da imagem? Para tanto, recorreu-se ao método empírico e comparativo entre alunos surdos e ouvintes. A partir do estudo de caso, foram confeccionadas sequências didáticas nas quais o uso de fontes visuais pudesse ampliar a capacidade de ensino e de integração entre alunos. As propostas das sequências didáticas foram aplicadas a diferentes grupos (alunos surdos e ouvintes do ensino médio, alunos universitários e também professores), com distintos objetivos a partir de conteúdos programáticos consagrados em livros didáticos de história. Procurou-se promover a historicidade das imagens como elemento de "leitura de mundo" comum a surdos e ouvintes sem, com isso, idealizar as imagens como obra de arte, como objetos puros e absolutos; nem tampouco reduzi-las à condição de mero documento histórico. Da prática e verificação empírica garantiu-se, ainda, o estado das artes sobre educação e cultura surda, bem como do ensino de história por meio de imagens no campo da cultura visual. Do diálogo entre a prática pedagógica e a reflexão teórica, as premissas e expectativas iniciais foram frustradas e redimensionadas pela impossibilidade de se universalizar o processo educacional. Como resultado, a compreensão da educação do "povo surdo" foi redimensionada em conjunto com o ensino e a aprendizagem histórica a partir de experiências individuais únicasAbstract: This work presents didactic sequences that prioritized the use of images in the teaching of history as a mean to enhance the inclusion and integration between deaf and hearing students. The teaching of history and other disciplines is carried out by an education centered on literacy and orality, which, more than integrating, understands deaf students as disabled, excluding them from the educational process. By privileging the use of visual sources in the teaching of history, this research opens the possibility of subverting such a logic and remodeling the teaching-learning process centered on speaking through a common element of the two publics: the visual culture. By searching for a didactic practice based on difference, not on disability, it aims at stimulating the historical debate. This is the main premise of this research. How can different languages and cultures strengthen (or not) investigation and historical interpretation? How are perceptions (and historical understanding) of pictures by deaf students and hearing students processed? Is there a difference in how they capture and interpret images? Do deaf people have higher sensorial (cognitive) acuity to grasp details and to perform visual syntheses? Can a greater proximity of the deaf to visual culture enable them to a better historical understanding? With this purpose, this work used an empirical and comparative method between deaf and hearing listeners. Based on the case study, didactic sequences were created in order to enhance teaching and integration between students. The proposed didactic sequences were given to different groups (deaf and hearing students from high school, university students also teachers), with different objectives based on programmatic content enshrined in history textbooks. The historical component (historicity) of images was used as an element of "world reading" common to all students, without idealizing pictures as pieces of art nor pure and absolute objects. Moreover, they were not reduced to the condition of simple historical documents. From the practical and empirical tests, considering the state-ofthe-art of the debate on education and deaf culture, as well the teaching of history through images and visual culture. The dialogue between pedagogical practice and theoretical reflection proved the original premises and expectations wrong. It was necessary to restructured the study considering the impossibility of universalization of the educational process. As a result, understanding the deaf community was redimensioned together with teaching history, based on individual and singular experiencesMestradoEnsino de HistóriaMestre em Ensino de História[s.n.]Meneguello, Cristina, 1967-Reznik, LuisMeneses, Patricia DalcanaleUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStipp, Paulo Eduardo de Mattos, 1965-20192019-04-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (175 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637909STIPP, Paulo Eduardo de Mattos. A história muda: o uso de imagens no ensino de história para surdos . 2019. 1 recurso online (175 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637909. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097520Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-30T14:53:27Zoai::1097520Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-30T14:53:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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