A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Adriana Regina, 1968-
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596145
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_6c8f262cddaaf7ae277691cc37410ec5
oai_identifier_str oai::297439
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino FundamentalProfessores - FormaçãoMeio ambienteEducação ambientalMudanças globais do meio ambienteÉticaAtitudesOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação teve como objetivo avaliar e verificar se uma intervenção em forma de curso e orientação pedagógica, fundamentada na teoria construtivista piagetiana sobre meio ambiente, ministrada aos professores, provoca ou não uma mudança nas atitudes, conhecimento, crenças e valores dos seus alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Fundamental do município de itapira, cujos professores participaram do projecto ¿A Formação do Professor e a Educação Ambiental¿ e por aluncs de um grupo controle, pertencente ao mesmo município, ao mesmo sistema de ensino e da mesma faixa etária dos alunos do grupo experimental, todos foram selecionados de forma aleatória. Trata-se de uma análise qualitativa e quantitativa com a investigação de sujeitos com diferentes idades a partir de situações-problema, representadas por meio de histórias, utilizando-se o desenho como procedimento e realizando-se intervenções, por meio de questionamentos, seguindo o Método Clínico ou Crítico de Jean Piaget. Essas histórias continham, além de um conflito envolvendo a problemática ambiental outro de ordem moral, social e de relacionamento com o intuito de não os induzir apenas a questão ambiental. As entrevistas, nesta pesquisa, iniciaram-se com o questionamento do que as crianças gostaram ou não na história. A partir dessas observações, foram-lhes formuladas perguntas, a partir das idéias manifestadas pelos sujeitos, levando-se sempre em conta a idéia prévia deles em relação às histórias e às situações apresentadas, acompanhando suas interpretações e procurando, sempre que possível, solicitar-lhes justificativas, explicações e até, em alguns momentos, questionamentos sobre suas respostas, a fim de se conhecer melhor a convicção de suas idéias. Colectados os dados e registrados nos protocolos, constatou-se que as respostas dos sujeitos permitiam a análise dos resultados, dividindo-as em categorias, cuja quantidade diferenciou-se em cada história. A organização das categorias seguiu uma ordem crescente de elaboração das respostas, levando-se em consideração os conhecimentos, valores, atitudes e crenças desses alunos em relação aos problemas ambientais apresentados. Observamos uma diferença significativa nos resultados, avaliada nos estudos estatísticos, no qual os alunos do grupo experimental demonstraram possuir conceitos mais elaborados sob o ponto de vista de perspectivas ambientais, apresentando conhecimento sobre o assunto, além de demonstrarem, nas suas justificativas e explicações, valores morais como: autonomia, cooperação, reciprocidade, respeito mútuo e solidariedade, o que nos permite concluir que, ao trabalharmos com os educadores acerca das questões ambientais, conseguiremos atingir seus alunosAbstract: This essay had as goal to evaluate and to confirm if a intervention in way of course and educational orientation, building in a constructive Piagetian theory about environment, given to the teachers, cause or not a changing in the attitudes, knowledge, believes and values of the students. This research was carried out with students of the Elementary School of Itapira city, which teachers have participated of the project ¿The training of the teacher and the environment education¿and with students of a control group, belonging to this city, this education system and the same age of the students of the experimental group. Everybody was selected as the aleatory way. This is a qualitative and quantitative analysis with an investigation of the subjects with different ages starting from problem-situation, represented for stories, using the draw as procedure and carrying out interventions, for questions, following the Clinic or Critic Method of Jean Piaget. These stories had, besides a conflict with an environment problematic other of moral and social order and relationship with intent of not induce just an environment question. The interviews, cn this research, started with questions about what children like our not on the story. Starting from these observations, were questions formulated, on the ideas of the subjects, getting the preview idea of them between the stories and the showed situations, following their interpretations and looking for ask them justifications, explanations and until some moments, questions about their answers, to know better their ideasMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBraga, Adriana Regina, 1968-20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf244p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596145BRAGA, Adriana Regina. A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental. 2003. 244p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596145. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/297439porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T07:37:34Zoai::297439Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T07:37:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
title A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
spellingShingle A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
Braga, Adriana Regina, 1968-
Professores - Formação
Meio ambiente
Educação ambiental
Mudanças globais do meio ambiente
Ética
Atitudes
title_short A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
title_full A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
title_fullStr A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
title_sort A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
author Braga, Adriana Regina, 1968-
author_facet Braga, Adriana Regina, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Adriana Regina, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Meio ambiente
Educação ambiental
Mudanças globais do meio ambiente
Ética
Atitudes
topic Professores - Formação
Meio ambiente
Educação ambiental
Mudanças globais do meio ambiente
Ética
Atitudes
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596145
BRAGA, Adriana Regina. A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental. 2003. 244p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596145. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BRAGA, Adriana Regina. A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental. 2003. 244p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596145. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/297439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
244p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188896494321664