A afetividade e o esporte : a relação professor-saber-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Arthur William Santos, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14471
Resumo: Orientador: Alcides José Scaglia
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spelling A afetividade e o esporte : a relação professor-saber-alunoAffection and sports : the teacher-knowledge-student relationshipAfetividadePrática docenteAffectionTeaching practiceOrientador: Alcides José ScagliaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Este estudo teve como objetivo principal investigar o papel da afetividade na prática docente e, consequentemente, na aproximação ou no afastamento do aluno com relação ao saber. Este objetivo geral se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: identificar a afetividade na relação professor-saber; identificar a afetividade na relação professor-aluno; e identificar a afetividade na relação aluno-saber. A partir dos objetivos traçados, elaboramos a seguinte pergunta que norteou a pesquisa: Qual é a influência da afetividade no processo de ensino- formação-aprendizagem dos esportes, a partir das relações que se estabelecem entre os sujeitos envolvidos no processo (professor-aluno) e entre os sujeitos e o saber? A pesquisa se caracteriza como sendo de base qualitativa, exploratória e foi desenvolvida no âmbito de um centro de formação de atletas de Handebol, que está localizado na cidade de Uberlândia, no interior de Minas Gerais, Brasil. Os participantes da pesquisa foram um professor/treinador e cinco alunos/atletas da categoria adulta de Handebol da referida instituição. Para a coleta de dados utilizamos, como método, entrevistas semiestruturadas, aplicadas ao treinador e aos atletas do Handebol do centro de formação em questão. Os dados foram transcritos e, em seguida, foram analisados e discutidos, tendo como base a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2020). Como este estudo teve um caráter multidisciplinar, buscamos suporte teórico nas seguintes áreas: Didática, Pedagogia, Psicologia e Educação Física, a partir dos postulados de autores como: Libâneo (2013). Houssaye (1988; 2014), Charlot (2000), Meirieu (2006), Freire (1987; 1996), Piaget (1962; 2005), Vygostky (1998), Wallon (2007), Leite (2013; 2018), Mahoney e Almeida (2005). De uma maneira geral, os resultados encontrados forneceram indicativos que estão de acordo com o pressuposto estabelecido no estudo, ao identificar que a afetividade pode influenciar tanto na aproximação quanto no afastamento do aluno do objeto de conhecimento, o saber, facilitando ou dificultando a aprendizagem. As evidências sugerem que a presença da afetividade nas relações que envolvem os processos de ensino-aprendizagem dos esportes, seja na relação entre os sujeitos e o esporte em si, exercem um papel preponderante que não deve ser negligenciadoAbstract: This study aimed to investigate the role of affection in teaching practice and, consequently, in the student's proximity to or distance from knowledge. This overall objective was broken down into the following specific objectives: to identify affection in the teacher-knowledge relationship; to identify affection in the teacher-student relationship; and to identify affection in the student-knowledge relationship. Based on these objectives, we formulated the following question to guide the research: What is the influence of affection on the teaching-training-learning process of sports, based on the relationships established between the individuals involved in the process (teacher-student) and between the individuals and knowledge? The research is characterized as qualitative and exploratory and was conducted in the context of an athlete training center for Handball located in the city of Uberlândia, in the interior of Minas Gerais, Brazil. The participants in the study were one teacher/coach and five adult Handball players from the institution mentioned. For data collection, we used semi-structured interviews conducted with the coach and the Handball athletes from the training center in question. The data were transcribed and subsequently analyzed and discussed, based on Bardin's Content Analysis technique (2020). Given the multidisciplinary nature of this study, we sought theoretical support from the following fields: Didactics, Pedagogy, Psychology, and Physical Education, drawing on the principles of authors such as Libâneo (2013), Houssaye (1988; 2014), Charlot (2000), Meirieu (2006), Freire (1987; 1996), Piaget (1962; 2005), Vygotsky (1998), Wallon (2007), Leite (2013; 2018), Mahoney, and Almeida (2005). In general, the results obtained provided evidence that aligns with the assumption established in the study, identifying that affection can influence both the student's approach to and distancing from the object of knowledge, knowledge itself, facilitating or hindering learning. The evidence suggests that the presence of affection in relationships involving sports teaching-learning processes, whether in the relationship between individuals and the sport itself, plays a significant role that should not be overlookedMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação FísicaCNPQ[s.n.]Scaglia, Alcides José, 1972-Montagner, Paulo CesarReverdito, Riller SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Arthur William Santos, 1985-20232023-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14471PINHEIRO, Arthur William Santos. A afetividade e o esporte: a relação professor-saber-aluno. 2023. 1 recurso online (85 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14471. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371781porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T10:31:29Zoai::1371781Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-12-18T10:31:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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