Prioridades educacionais em Pernambuco : análise de programas de governo, planos plurianuais e relatórios anuais de ação de governo (2007-2014)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635723 |
Resumo: | Orientador: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, |
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Prioridades educacionais em Pernambuco : análise de programas de governo, planos plurianuais e relatórios anuais de ação de governo (2007-2014)Educational priorities in Pernambuco : analysis of government programs, multiannual plans, and the annual government reports (2007-2014)Educação básica - PernambucoEducação - Política governamentalBasic education - PernambucoEducation - Government policyGovernment action PlanningPlano de Ação GovernamentalOrientador: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa,Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as prioridades educacionais em Pernambuco, na educação básica estadual, entre os anos de 2007 e 2014. Realizado no âmbito do GREPPE/Unicamp, o estudo, de natureza documental, buscou localizar nos programas de governos, planos plurianuais e nos relatórios anuais de ação de governo, as primazias educacionais nas duas gestões de Eduardo Campos a frente do poder executivo pernambucano. O estudo realizado mostrou que em Pernambuco, nessa série histórica, com a implementação do modelo de gestão "Todos por Pernambuco" - de orientação gerencialista - foram priorizadas a correção do fluxo escolar, a elevação da nota da rede estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a ampliação das Escolas de Referência. Identificou-se, ainda, que para a consecução das metas estabelecidas nos programas de Governo, houve participação do Banco Mundial e foram efetuados conveniamentos com atuação direta do setor privado, dentre os quais destacam-se a Fundação Roberto Marinho, o Instituto Ayrton Senna, o Movimento Brasil Competitivo e o Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Ademais, a lógica mercadológica também se fez presente no escopo das políticas educacionais no estado, materializando-se, dentre outros modos, mediante a instituição do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), a implementação do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) e a vinculação do repasse dos recursos provenientes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao desempenho dos municípios no Ideb. Esta pesquisa foi realizada mediante análise de fontes primáriasAbstract: The main objective of the present research was to identify the educational priorities in Pernambuco, in the state basic education, between 2007 and 2014. Performed within the scope of GREPPE / Unicamp, the study, with documentary foundation, sought to find in the government programs, multiannual plans, and the annual government action reports, the educational primacy in the two administrations of Eduardo Campos in front of the Pernambuco executive power. The study carried out showed that in Pernambuco, in this historical series, with the implementation of the "Todos por Pernambuco" management model - a managerial orientation - priority was given to correcting the school flow, raising the grade of the state network in the Education Development Index (IDEB) and the enlargement of the Reference Schools. It was also identified that in order to achieve the goals established in the Government programs, there was participation of the World Bank and partnership agreements were carried out with direct action of the private sector, among which stand out the Roberto Marinho Foundation, the Ayrton Senna Institute, the Competitive Brazil Movement and the Institute for Management Development. In addition, the marketing logic was also present in the scope of educational policies in the state, materializing, among other ways, through the establishment of the Education Development Index of Pernambuco (IDEPE), the implementation of the Educational Performance Bonus (BDE) and the linkage of the transfer of resources from the Tax on the Circulation of Goods and Services (ICMS) to the performance of municipalities in the IDEB. This research was performed through analysis of primary sourcesMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro, 1981-Adrião, Theresa Maria de FreitasGarcia, Teise de Oliveira GuaranhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Daiane Cristina da, 1992-20182018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (128 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635723SILVA, Daiane Cristina da. Prioridades educacionais em Pernambuco: análise de programas de governo, planos plurianuais e relatórios anuais de ação de governo (2007-2014). 2018. 1 recurso online (128 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635723. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081517Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-08T13:53:50Zoai::1081517Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-04-08T13:53:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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