Metamorfoses da qualificação para o trabalho no Brasil : uma análise da política de formação profissional continuada (2011-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Liliane Bordignon de, 1984-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639391
Resumo: Orientador: Aparecida Neri de Souza
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spelling Metamorfoses da qualificação para o trabalho no Brasil : uma análise da política de formação profissional continuada (2011-2016)Metamorphoses of qualification for work in Brazil : an analysis of continuing vocational training policy (2011-2016)Educação para o trabalhoQualificação profissionalEmpreendedorismoEducation and workQualification for workEntrepreneurshipOrientador: Aparecida Neri de SouzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo analisa os sentidos sociais que assume a noção de qualificação para o trabalho na política federal de formação profissional continuada de trabalhadores, no período de 2011 a 2016, no Brasil. O objeto da análise é a formação desenvolvida por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Essa modalidade de educação profissional revelou-se nessa pesquisa um objeto privilegiado para compreender as transformações educacionais em relação às mudanças no mundo do trabalho, que aportam novas formas de emprego, contratação, assalariamento e relações de trabalho. Apresenta-se aqui uma análise sociológica da forma e do conteúdo que assumiu esse projeto de formação para o trabalho na política educacional, o que revela um movimento de embaralhamento da pedagogia das competências e a pedagogia do empreendedorismo. Nos caminhos metodológicos da pesquisa estão: o estudo da legislação e documentos oficiais que regulamentaram a formação profissional continuada; um estado do conhecimento sobre o Pronatec; a observação do curso de formação profissional continuada voltado para mulheres; e a realização de entrevistas com gestores e com egressos do programa. A coleta e análise do material procura contribuir com a construção da trajetória sócio-histórica da formação profissional continuada no Brasil, abordando alguns de seus dilemas. Assim, procura-se analisar os nexos entre a formação e os sentidos que assume a noção de qualificação enquanto uma relação social necessária entre capital e trabalho mediada pelo Estado. Observa-se na pesquisa que há um padrão de política de formação profissional continuada, iniciado na década de 1960, que se repõe continuamente. Trata-se de uma formação majoritariamente privada, voltada para o ensino de técnicas restritas, desvinculada da escolarização obrigatória, direcionada ao atendimento de demandas imediatas do mercado de trabalho e realizada em períodos curtos. A política de formação profissional continuada no período analisado, em sua forma e em seu conteúdo, não trata a formação e o emprego como direitos sociais, pelo contrário: fortalece no discurso e na prática formativa a responsabilização do indivíduo pela sua condição de formação. Além disso, atribui cada vez mais os riscos da educação e do ofício aos próprios trabalhadores. A qualificação é uma relação social movente, que se recompõe continuamente em relação as mudanças nos processos de trabalho e na educação, configurando as capacidades de trabalho e as hierarquias profissionais na sociedade. A pesquisa revela que, no âmbito da formação profissional continuada, essa noção de qualificação, sempre em disputa na esfera do Estado e que já assumiu prioritariamente o conteúdo e a forma da pedagogia das competências (1990-2000), transita em seus sentidos sociais em direção à pedagogia do empreendedorismoAbstract: This thesis analyzes the social meanings of "job qualification" in the Brazilian federal policy of continuing professional training for workers, from 2011 to 2016. We analyze the training developed by the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec). This type of professional education seems to us as a privileged object to understand educational transformations within the changes in the world of work, which bring new forms of employment, hiring, wage, and labor relations. Here we present a sociological analysis of the form and content that this training for work in educational policies took on. This process reveals a movement of shuffling the pedagogy of skills and the entrepreneurial pedagogy. The research's methodological paths include a study of legislation and official documents that regulated continuing professional training; a state of knowledge about Pronatec; an observation of the continuing professional training for women; interviews with managers and graduate students of the program. The gathering and analysis of the data seek to contribute to the construction of a socio-historical path of continuing professional training in Brazil, addressing some of its dilemmas. Thus, this thesis analyzes the links between training and the meanings that "job qualification" assumes as a necessary social relationship between capital and work (mediated by the State). As a result, it is observed that there is a pattern of continuing professional training policy, started in the 1960s, which is continually replaced. This training is a mostly private one, focused on teaching restricted techniques. It i salso unrelated to compulsory education, focused on meeting the immediate demands of the labor market and carried out in short periods. This means that the policy of continuing professional training in the period does not treat training and employment as social rights, on the contrary: it reinforces in the discourse and the training practice the responsibility of each person for his training condition. Furthermore, it increasingly attributes the risks of education and profession to the workers themselves. We believe that qualification is a moving social relationship, which continually changes in relation to changes in work processes and education, setting work skills, and professional hierarchies in society. This research reveals that, in the context of continuing professional training, the notion of "job qualification" is always in dispute in the State sphere and it has already taken on the content and form of competence pedagogy (1990-2000). Also, it transits in its social senses towards the entrepreneurial pedagogyDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCNPQ088887.137792/2017-00CAPES141333/2016-2[s.n.]Souza, Aparecida Neri de, 1952-Segnini, Liliana Rolfsen PetrilliFerretti, Celso JoãoTartuce, Gisela Lobo Baptista PereiraOliveira, Luiz Paulo Jesus deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Liliane Bordignon de, 1984-20202020-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (300 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639391SOUZA, Liliane Bordignon de. 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