Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sueli dos Prazeres, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621541
Resumo: Orientador: Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_6dfba41241c7d8f41ae967a1eb225bf8
oai_identifier_str oai::917510
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestradoStudents' errors and difficulties in elementary algebra : a qualitative meta-analysis of master's degree Brazilian thesesEducação matemáticaÁlgebra - Estudo e ensinoVícios de linguagemDificuldade de aprendizagemMetanáliseMathematic EducationAlgebra - Study and teachingErrorsLearning disabilityMeta-analysisOrientador: Dario FiorentiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo tem como hipótese de trabalho que os erros e dificuldades evidenciados pelos alunos na aprendizagem da matemática estão diretamente relacionados com os modos de conceber e realizar o ensino da álgebra em sala de aula. O objetivo principal deste trabalho é identificar e analisar, em investigações que têm como foco de estudo erros no ensino e aprendizagem da álgebra elementar, as relações que se estabelecem entre as concepções de ensino de álgebra, os tipos de erros cometidos pelos alunos e os modos de os pesquisadores lidarem com eles. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma metanálise qualitativa de nove dissertações brasileiras de mestrado que investigaram erros e dificuldades dos alunos em álgebra elementar. Esse corpus de análise foi constituído de acordo com critérios definidos previamente. A metanálise desse corpus foi desenvolvida com base nas seguintes perspectivas de investigação: identificação dos tipos de erros em álgebra presentes nas pesquisas; os modos de conceber a educação algébrica em cada pesquisa, tendo por base Fiorentini, Miorim e Miguel (1993); e as concepções e os modos de lidar com erros evidenciados nesses estudos. Foram identificadas quatro concepções distintas de erro nessas pesquisas: o erro que deve ser corrigido e identificado; o erro considerado como um obstáculo; o erro como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem; e o erro considerado como indicador para avaliar/reavaliar a prática pedagógica. Em relação aos erros identificados, foi possível discutir sobre alguns erros que tiveram um caráter mais procedimental, considerados como erros de sintaxe, e outros erros mais relacionados com a interpretação de significados e de conceitos, considerados como erros de natureza semântica. Percebeu-se, ao final da metanálise, que as pesquisas que apresentaram mais erros de procedimentos, alinhavam-se às concepções de educação algébrica fundamentalista estrutural, fundamentalista analógica e linguístico-pragmática. Entretanto as pesquisas alinhadas à concepção exploratória e de desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos, e que enfatizavam a produção e negociação de significados e a compreensão dos conceitos algébricos, evidenciaram erros de natureza semântica, mesmo na exploração de situações de natureza sintática. Em síntese, os resultados obtidos reforçaram nossa hipótese inicial de que os tipos de erros cometidos ou destacados em álgebra estão diretamente relacionados à concepção que professores e pesquisadores têm do ensino da álgebra.Abstract: The hypothesis of this research is that the errors and difficulties of students during mathematical learning are related directly to ways of thinking and teaching algebra in classes. Its main goal is to identify and analyze, in study that have as focus the study errors in the teaching and learning of elementary algebra, relations established among the algebra teaching conceptions, the kinds of errors made by students and the researchers' ways of managing them. To get the goal, it was realized a qualitative meta-analysis of nine master's degree Brazilian theses that studied students' errors and difficulties in elementary algebra. The corpus of analysis was established according to criteria defined previously. The meta-analysis was developed based on the following investigation perspectives: identifying of errors kinds in algebra from researches; the ways of thinking the algebra teaching in each research, based on Fiorentini, Miorim and Miguel (1993); and the conceptions and the ways of managing the errors evidenced in the studies. It was identified four concepts of errors: error that must be identified and corrected; error regarded as an obstacle; error as a part of teaching and learning process; and error regarded as an indicator to evaluate and reevaluate the pedagogical practice. Concerning the identified errors, it was possible to discuss about some errors with procedural feature, regarded as syntax errors, and others related to interpretation of meaning and concepts, regarded as errors with semantic feature. It was perceived that, at the end of meta-analysis, the researches that presented more procedural errors are aligned with structural fundamentalism, analogical fundamentalism and linguistic pragmatic conceptions of algebra teaching. However, the researches aligned with the exploratory conceptions, with algebraic thinking and language developing, that emphasized the production and negotiation of meaning and understanding of algebraic concepts, evidenced errors of semantic feature, even in the investigation of situations with syntax feature. In summary, the obtained results reinforced the initial hypothesis that errors made or showed in algebra are directly related to the conception that teachers and researchers have about algebra teaching.MestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Cury, Helena NoronhaCarvalho, Dione Lucchesi deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Sueli dos Prazeres, 1981-20132013-12-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf164p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621541SANTOS, Sueli dos Prazeres. Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar: uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado. 2013. 164p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621541. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917510porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:10:10Zoai::917510Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:10:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
Students' errors and difficulties in elementary algebra : a qualitative meta-analysis of master's degree Brazilian theses
title Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
spellingShingle Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
Santos, Sueli dos Prazeres, 1981-
Educação matemática
Álgebra - Estudo e ensino
Vícios de linguagem
Dificuldade de aprendizagem
Metanálise
Mathematic Education
Algebra - Study and teaching
Errors
Learning disability
Meta-analysis
title_short Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
title_full Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
title_fullStr Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
title_full_unstemmed Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
title_sort Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar : uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado
author Santos, Sueli dos Prazeres, 1981-
author_facet Santos, Sueli dos Prazeres, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Cury, Helena Noronha
Carvalho, Dione Lucchesi de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sueli dos Prazeres, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Álgebra - Estudo e ensino
Vícios de linguagem
Dificuldade de aprendizagem
Metanálise
Mathematic Education
Algebra - Study and teaching
Errors
Learning disability
Meta-analysis
topic Educação matemática
Álgebra - Estudo e ensino
Vícios de linguagem
Dificuldade de aprendizagem
Metanálise
Mathematic Education
Algebra - Study and teaching
Errors
Learning disability
Meta-analysis
description Orientador: Dario Fiorentini
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-12-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621541
SANTOS, Sueli dos Prazeres. Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar: uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado. 2013. 164p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621541. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621541
identifier_str_mv SANTOS, Sueli dos Prazeres. Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar: uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado. 2013. 164p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621541. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189107955400704