A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Gustavo Andrade Nunes, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621435
Resumo: Orientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes
id UNICAMP-30_6f05e5476288e48690b5f612f8cab356
oai_identifier_str oai::915754
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da MenteThe acquisition of perception and causative verbs and the Theory of MindAquisição de linguagemTeoria da menteEventosLingua portuguesa - VerbosGramática comparada geral - Verbos causativosLanguage acquisitionTheory of mindEventsPortuguese language - VerbGrammar, Comparactive and general - Causative verbsOrientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos LopesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho busca investigar, do ponto de vista da Gramática Gerativa, a aquisição linguística de complementos sentenciais de verbos perceptivos e causativos em português brasileiro (doravante, PB) e inglês e sua interação com o desenvolvimento da Teoria da Mente. Investiga-se qual a relação fundamental entre linguagem e cognição extralinguística, como essa relação é desenvolvida e o que falta nesse mapeamento linguístico no decorrer do desenvolvimento da criança. Mais especificamente, investigamos como as crianças adquirem os verbos perceptivos e causativos e seus complementos sentenciais e mostramos que o lugar ideal para explicá-la é na interface entre Aquisição da Linguagem e Teoria da Mente. Partimos da hipótese de que existe uma correlação entre as propriedades do evento percebido e a aquisição da linguagem e para sustentá-la destacamos as diferenças entre os complementos finitos e infinitivos. A partir delas, prevê-se que a aquisição dos complementos infinitivos de verbos perceptivos e causativos é anterior à aquisição dos complementos finitos, dada a complexidade desse último tipo. Examinamos também os verbos perceptivos não-agentivos ver e ouvir e atestamos que, além de nomearem o modo sensorial como auditivo ou visual, eles também codificam linguisticamente noções relacionadas ao conhecimento e crença do falante sobre a maneira como um determinado estado de coisas no mundo é percebido. Os verbos causativos perifrásticos fazer e deixar estão intimamente relacionados com as modalidades causativas, que codificam noções de intenção e volição (seja no sujeito da sentença matriz ou no sujeito da sentença encaixada). Essas propriedades dizem respeito, em maior ou menor grau, ao desenvolvimento da Teoria da Mente e, para analisar como elas se relacionam com a aquisição da linguagem, aplicamos experimentos sobre cada tipo verbal em cerca de 95 crianças em aquisição do inglês e 95 crianças em aquisição do PB, com idades entre 4 e 9 anos. Em linhas gerais, os resultados aqui mostraram que as crianças apresentam uma forte tendência de se guiarem pelas propriedades objetivas do evento, enquanto o adulto é capaz de processar as evidências disponíveis para computar a situação percebida. O mesmo pode ser afirmado para os verbos fazer e deixar, pois inicialmente apenas os seus significados mais concretos e gerais são atestados. Para ambos os tipos verbais verificamos que a gramática infantil vai na direção da do adulto, mostrando que existe uma relação entre o conhecimento sintático-semântico e o desenvolvimento da Teoria da Mente. Os resultados corroboram ainda a hipótese de que existe uma correlação entre o evento denotado e sua aquisiçãoAbstract: This dissertation investigates, from the Generative Grammar framework, the linguistic acquisition of sentential complements to perception and causative verbs in Brazilian Portuguese (henceforth, PB) and English and their interaction with the acquisition of Theory of Mind. The fundamental relationship between language and extralinguistic cognition, the development of such relationship and what is missing in the linguistic mapping throughout children's development are investigated. More specifically, we investigate how children acquire perception and causative verbs and their sentential complements and we show that the ideal place to explain it is within Language Acquisition and Theory of Mind interface. We hypothesized that there is a correlation between the properties of the perceived event and language acquisition and to sustain it we highlight the differences between finite and infinitive complements. From them, it is anticipated that the acquisition of infinitival complements to causative and perception verbs is prior to the acquisition of finite ones, given the complexity of the latter type. We also examined the non-agentive perception verbs see and hear and attested that in addition to naming the sensory mode as auditory or visual, they also linguistically encode notions related to the speaker's knowledge and belief about the way a certain state of affairs in the world is perceived. The periphrastic causative verbs make and let are closely related to the causative modalities, which encode notions of intention and volition (whether in the subject of the main clause or in the subject of the embedded sentence). These properties are related, in a greater or lesser degree, to the development of Theory of Mind and to analyze how they relate to language acquisition we have administered experiments about each type verbal with about 95 children acquiring English and 95 children acquiring PB, between 4 and 9 years of age. In general, the results have shown that children tend to be strongly guided by the objective properties of the event, whereas the adult is able to process the available evidence to compute the perceived situation. The same can be said for the verbs make and let, because initially only their concrete and more general meanings are attested. For both verbal types we attested the child's grammar moves towards the adult one, showing that there is a relationship between the syntactic-semantic knowledge and the Theory of Mind development. The results corroborate the hypothesis that there is a correlation between the denoted event and its acquisitionDoutoradoLingüísticaDoutor em Linguística[s.n.]Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-Ferrari Neto, JoséNaves, Rozana ReigotaKato, Mary AizawaAttié, RosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreire, Gustavo Andrade Nunes, 1981-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf296 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621435FREIRE, Gustavo Andrade Nunes. A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente. 2013. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621435. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915754porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:12Zoai::915754Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
The acquisition of perception and causative verbs and the Theory of Mind
title A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
spellingShingle A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
Freire, Gustavo Andrade Nunes, 1981-
Aquisição de linguagem
Teoria da mente
Eventos
Lingua portuguesa - Verbos
Gramática comparada geral - Verbos causativos
Language acquisition
Theory of mind
Events
Portuguese language - Verb
Grammar, Comparactive and general - Causative verbs
title_short A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
title_full A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
title_fullStr A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
title_full_unstemmed A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
title_sort A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente
author Freire, Gustavo Andrade Nunes, 1981-
author_facet Freire, Gustavo Andrade Nunes, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-
Ferrari Neto, José
Naves, Rozana Reigota
Kato, Mary Aizawa
Attié, Rosa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Gustavo Andrade Nunes, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Teoria da mente
Eventos
Lingua portuguesa - Verbos
Gramática comparada geral - Verbos causativos
Language acquisition
Theory of mind
Events
Portuguese language - Verb
Grammar, Comparactive and general - Causative verbs
topic Aquisição de linguagem
Teoria da mente
Eventos
Lingua portuguesa - Verbos
Gramática comparada geral - Verbos causativos
Language acquisition
Theory of mind
Events
Portuguese language - Verb
Grammar, Comparactive and general - Causative verbs
description Orientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621435
FREIRE, Gustavo Andrade Nunes. A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente. 2013. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621435. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621435
identifier_str_mv FREIRE, Gustavo Andrade Nunes. A aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente. 2013. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621435. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
296 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189106900533248