O canto do cisne do desenvolvimentismo brasileiro : uma análise das relações do empresariado industrial com o Estado do II PND à crise dos anos 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rafael, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632987
Resumo: Orientador: Pedro Paulo Zahluth Bastos
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spelling O canto do cisne do desenvolvimentismo brasileiro : uma análise das relações do empresariado industrial com o Estado do II PND à crise dos anos 1980The swan song of brasilian developmentalism : an analysis of the relationship between the industrial businessmen and the state from the II PND to the crisis of the 1980sProjetos de desenvolvimento - BrasilEmpresáriosEstadoClasses sociaisBrasil - Política e governo - 1975-1985Development projects - BrazilBusinessmanStateSocial classBrazil - Politics and government - 1975-1985Orientador: Pedro Paulo Zahluth BastosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de EconomiaResumo: É amplo consenso na literatura econômica que o II PND, implementado durante o governo Geisel, foi o último dos grandes planos de investimentos capitaneado pelo Estado, no Brasil. Suas características só têm paralelo nos programas de investimentos do Governo Vargas e no Plano de Metas do governo JK. O cenário que se instalou no país após sua execução levou, no entanto, grande parte da literatura a pôr em xeque sua racionalidade econômica, creditando às suas falhas, importante contribuição à crise dos anos 1980. Apenas alguns estudos, em parte produzidos por economistas envolvidos na criação do plano, defendem a sua realização e seus pressupostos econômicos. Neste trabalho, propomos um caminho de análise ainda pouco abordado pela literatura. Neste caso, procuramos entender o II PND, não a partir de suas premissas, nem mesmo de seus resultados, mas sim, a partir dos agentes envolvidos em sua elaboração e posterior execução, e seus interesses envolvidos. Tal forma de análise somente se tornou possível na medida em que rompemos com o entendimento do Estado enquanto agente no processo econômico e passamos a vê-lo como a condensação de uma relação de poderes em disputa. Só a partir desta análise relacional pudemos perceber como as diferentes formas de adaptação interna à crise e às transformações advindas do cenário externo levaram a novos arranjos de poder local, que foram impondo limites e direcionamentos à ação estatal, que, por sua vez, culminaram não apenas nos resultados aquém do esperado pelo II PND, mas na própria crise dos anos 1980. Neste sentido, consideramos que o entendimento da desarticulação da fração interna das classes dominantes, ocorrido na segunda metade dos anos 1970, não apenas inviabilizou o alcance de melhores resultados ao II PND, como colocou limites estruturais a quaisquer modelos de desenvolvimento industrial centrados no Estado. Sob este ponto de vista, podemos afirmar que o intento desenvolvimentista do Governo Geisel foi o "canto do cisne" dos projetos de industrialização capitaneados pelo Estado no BrasilAbstract: It is a broad consensus in the economic literature that the "II PND", implemented during the Geisel administration, was the last of the major investment plans headed by the State in Brazil. Its characteristics are only paralleled in the Vargas Government's investment programs and in the JK Government's "Plano de Metas". The scenario that settled in the country after its execution led, however, much of the literature to call into question its economic rationality, crediting its failures, an important contribution to the crisis of the 1980s. Only a few studies, partly produced by economists involved in the creation of the plan, defend its achievement and its economic assumptions. In this work, we propose a path of analysis that is still little discussed in the literature. In this case, we seek to understand the "II PND", not from its premises, not even from its results, but from the agents involved in its elaboration and execution, and its interests involved. Such a form of analysis has only become possible insofar as we break with the understanding of the State as an agent in the economic process and we treat it as the condensation of a relation of the class forces. It was only through this relational analysis that we could see how the different forms of internal adaptation to the crisis and the transformations arising from the external scenario led to new local power arrangements that imposed limits and directives on state action, which not only resulted in lower results than expected by the "II PND", but in the crisis of the 1980s. In this sense, we consider that the understanding of the dismantling of the internal fraction of the dominant classes in the second half of the 1970s not only prevented the achievement of better results for the "II PND", but put structural limits to any model industrial development, state centered. From this point of view, we can affirm that the developmentalist intent of the Geisel Government was the "swan song" of the industrialization projects headed by the State in BrazilDoutoradoHistória EconômicaDoutor em Desenvolvimento EconômicoFAPESP2014/00770-3[s.n.]Bastos, Pedro Paulo Zahluth, 1971-Campos, Fábio Antonio de, 1975-Gimenez, Denis MaracciBoito Junior, ArmandoFonseca, Pedro Cezar DutraSaes, Alexandre MacchioneUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 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