A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Helder Eterno da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606987
Resumo: Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto
id UNICAMP-30_703c7db6fd23ffd7953d5e66ad8a9beb
oai_identifier_str oai::423873
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docenteThe history of science in Brazilian periodic of chemistry : contribution for teaching formationHistoria da ciencia - BrasilQuímicaPeriódicos brasileirosFormação de professoresChemistryBrazilian periodicalsHistory of scienceTraining of teachersOrientador: Pedro da Cunha Pinto NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A tese apresenta resultados da análise documental da produção de história da ciência veiculada nos periódicos brasileiros Química Nova e Química Nova na Escola, no período de 1978 a 2004. Após mapeamento dos artigos e montagem de um banco de dados, analisamos aspectos sociológicos e historiográficos dessa produção, com intuito de dar-lhe maior visibilidade no campo educacional e aproximá-la da formação de professores. Apoiamo-nos nas matrizes teóricas de Pierre Bourdieu (1930-2002), e nas discussões de historiadores da ciência, dentre eles Ana Maria Alfonso-Goldfarb, membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, e Helge Kragh da American Chemical Society, History of Chemistry Division. Dos cento e quatorze artigos analisados, mais de sessenta por cento são assinados por cinco autores. Apesar de grande parte dos autores não desenvolver, como principal atividade investigativa, a produção da história da ciência, verificamos que a maioria dos trabalhos é marcada pelas discussões da moderna historiografia da ciência, com diversidade de temáticas - história institucional, história da química brasileira e história geral da ciência. Os periódicos também possuem um conjunto de textos como atas, relatórios e elogios históricos, os quais podem ser constituídos em fontes primárias para futuros trabalhos. Observamos que, por meio da leitura dos artigos, emergem saberes, os quais consideramos necessários à formação de professores como, por exemplo, o reconhecimento das crises paradigmáticas para o desenvolvimento científico, a participação das mulheres na ciência, a construção coletiva e prática cultural da ciência, os impactos da ciência na sociedade. A investigação mostrou que os periódicos estudados são importantes veículos de circulação da história da ciência, podendo ocupar um papel privilegiado na formação de professores, no tocante ao fornecimento de subsídios históricos, teóricos e epistemológicos para melhorar a concepção dos docentes sobre a ciência, e para dar significação ou entendimento às temáticas científicas, pela compreensão da estrutura das ciências e pelo estabelecimento de questões que integrem conteúdos, lugares de produção e aspectos sociais, culturais e políticos. O estudo da produção de história da ciência nestes periódicos auxiliou-nos no mapeamento dos grupos agentes colaboradores da área e definição de um quadro sobre a inserção da história da ciência no ensino de química no BrasilAbstract: This thesis presents the results of a documentation analysis on the production of History of Science made known in the Brazilian periodicals Química Nova and Química Nova na Escola over the period of 1978 to 2004. After mapping the papers and having set a database up, we have analyzed sociological and historiographical aspects of such a production, aiming at granting it bigger visibility in the educational field and drawing it closer to teacher formation. We base ourselves on the theoretical matrices of Pierre Bourdieu (1930- 2002), and on debates by historians of science, between them Ana Maria Alfonso-Goldfarb from the Brazilian Society for History of Science, and Helge Kragh from the History of Chemistry Division of the American Chemical Society. Among the analyzed papers, which were one hundred and fourteen, more than sixty percent were signed by five authors. Although most authors do not advance the production of History of Science as their main research activity, we have observed that most works are marked by debates on modern Historiography of Science, including a variety of topics ¿ Institutional History, History of Chemistry in Brazil and General History of Science. The periodicals have also a set of texts like minutes, reports and historical compliments, which can be used as primary fonts for future works. We have noticed that some pieces of knowledge arise through the reading of the papers which we have taken as necessary for teacher formation, like for instance the acknowledgment of paradigmatic crises in scientific development, the participation of women in science, the collective building and cultural practice of science and the impacts of science on society. The investigation has shown that the periodicals studied are important vehicles for the flow of information related to History of Science and can occupy a privileged role in teacher formation as regards the supply of historical, theoretical and epistemological data for the improvement of teachers¿ conception about science, and in order to grant meaning or understanding on issues that are able to assemble contents, places of production as much as social, cultural and political topics. The study of production of history of science in these periodic assisted us in the mapping of collaborating agent groups of area and definition of a situation on the insertion of history of science in chemistry education in BrazilDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-Ferraz, Marcia Helena MendesChassot, Áttico InácioRubega, Cristina Cimarelli CaballeroAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilveira, Helder Eterno da20082008-02-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf255p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606987SILVEIRA, Helder Eterno da. A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica: contribuições para formação docente. 2008. 255p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606987. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423873porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:10:46Zoai::423873Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:10:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
The history of science in Brazilian periodic of chemistry : contribution for teaching formation
title A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
spellingShingle A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
Silveira, Helder Eterno da
Historia da ciencia - Brasil
Química
Periódicos brasileiros
Formação de professores
Chemistry
Brazilian periodicals
History of science
Training of teachers
title_short A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
title_full A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
title_fullStr A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
title_full_unstemmed A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
title_sort A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docente
author Silveira, Helder Eterno da
author_facet Silveira, Helder Eterno da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Ferraz, Marcia Helena Mendes
Chassot, Áttico Inácio
Rubega, Cristina Cimarelli Caballero
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Helder Eterno da
dc.subject.por.fl_str_mv Historia da ciencia - Brasil
Química
Periódicos brasileiros
Formação de professores
Chemistry
Brazilian periodicals
History of science
Training of teachers
topic Historia da ciencia - Brasil
Química
Periódicos brasileiros
Formação de professores
Chemistry
Brazilian periodicals
History of science
Training of teachers
description Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606987
SILVEIRA, Helder Eterno da. A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica: contribuições para formação docente. 2008. 255p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606987. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVEIRA, Helder Eterno da. A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica: contribuições para formação docente. 2008. 255p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606987. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
255p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188984391204864