A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carlos Alberto Jales
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577096
Resumo: Orientador : Miguel de la Puente Samaniego
id UNICAMP-30_70ff0a82031ebfa11ee2758fb0405b42
oai_identifier_str oai::47160
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicasRogers, Carl R. (Carl Ransom), 1902-1987Educação - Estudo e ensinoEnsinoOrientador : Miguel de la Puente SamaniegoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A partir do levantamento dos diversos movimentos pedagogia libertária do sáculo XX, o presente trabalho tenta caracterizar a pedagogia libertária de Carl Rogers. No intuito de atingir este objetivo, intentou-se uma pesquisa bibliográfica, através da qual pudesse emergir o posicionamento libertário de Rogers em pedagogia e em educação. Para isto foram consultados os virios escritos de Rogers: livros, conferências, artigos de jornais, autobiografias, entrevistas. Em todos eles transparece a proposta de um psicólogo, fundamentalmente centrada no desenvolvimento da pessoa, considerada um organismo autônomo, a procura de total e plena realização. Do mesmo modo, consultou-se pesquisas de outros autores, que através de teses e estudos abordaram um determinado aspecto do pensamento de Rogers, contribuindo de alguma forma para esclarecer e ressaltar dimensões deste pensamento. Considerando que a proposta libertária de Rogers tem raízes sociais e culturais, procurou-se também conhecer as circunstâncias pessoais e intelectuais dentro das quais pode desenvolver-se sua obra. Nesta perspectiva, este trabalho sustenta que a pedagogia libertária de Roger nasce de um lado de sua critica de terapeuta, professor. facilitador de grupos, e de outro de sua te teoria psico16gica, cuja base a valorização da pessoa que busca a atualização de suas tendências positivas e a liberdade de experienciar o mundo. Se é verdade que a pedagogia libertária de Rogers deriva de sua teoria e de sua prática, pela qual teve oportunidade de verificar que apesar de todos os obstáculos que possam existir, a pessoa está sempre à procura de sua realização, não é menos verdade que a pessoa deve ser situada dentro de um contexto, com seus vários condicionamentos. Por isto, este trabalho pergunta qual o sentido que tem para a realidade brasileira, a abordagem centrada na pessoa de Rogers. Para responder a esta indagação, tentou-se apresentar um quadro da situação brasileira nos seus diversos aspectos: sociais, culturais, econômicos, educacionais, enfatizando-se a contribuição que o pensamento de Rogers pode trazer especial mente à educação brasileira no momento. Partindo do pressuposto de que a pedagogia libertária de Rogers é também uma visão do futuro, uma vez que pretende modificar uma estrutura historicamente determinada, este trabalho realça o lado utópico da proposta pedagógica de Rogers, chamando a atenção para o fato de que não existe projeto que não seja a luta por uma sociedade diferente, em que as relações humanas estarão profundamente transformadas, surgindo então uma pessoa nova livre para crescer e viver segundo suas forças íntimas positivasMestradoPsicologia da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Puente, Miguel de la, 1934-Puente Samaniego, Miguel de la, 1934-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Carlos Alberto Jales1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577096COSTA, Carlos Alberto Jales. A pedagogia libertaria de Carl Rogers: um estudo de suas caracteristicas. 1980. 159f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577096. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/47160porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:02:04Zoai::47160Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:02:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
title A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
spellingShingle A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
Costa, Carlos Alberto Jales
Rogers, Carl R. (Carl Ransom), 1902-1987
Educação - Estudo e ensino
Ensino
title_short A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
title_full A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
title_fullStr A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
title_full_unstemmed A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
title_sort A pedagogia libertaria de Carl Rogers : um estudo de suas caracteristicas
author Costa, Carlos Alberto Jales
author_facet Costa, Carlos Alberto Jales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puente, Miguel de la, 1934-
Puente Samaniego, Miguel de la, 1934-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carlos Alberto Jales
dc.subject.por.fl_str_mv Rogers, Carl R. (Carl Ransom), 1902-1987
Educação - Estudo e ensino
Ensino
topic Rogers, Carl R. (Carl Ransom), 1902-1987
Educação - Estudo e ensino
Ensino
description Orientador : Miguel de la Puente Samaniego
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577096
COSTA, Carlos Alberto Jales. A pedagogia libertaria de Carl Rogers: um estudo de suas caracteristicas. 1980. 159f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577096. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
COSTA, Carlos Alberto Jales. A pedagogia libertaria de Carl Rogers: um estudo de suas caracteristicas. 1980. 159f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577096. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/47160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188725074165760