Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fabiana Bardela, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634055
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
id UNICAMP-30_7177b36a2692cd67b14859d32bf6aef5
oai_identifier_str oai::1027397
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional schoolInterdisciplinarity and curriculum in an integral educacional schoolAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoCurrículosPesquisa-ação em educaçãoInterdisciplinary approach in educationCurriculumAction research in educationOrientador: Mauricio CompianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: As Escolas de Educação Integral (EEI) vêm sendo implantadas pela Rede Municipal de Campinas gradativamente desde 2014. Estas escolas caracterizam-se pela permanência do aluno no espaço escolar por um maior número de horas e por um currículo diferenciado das demais escolas municipais, com maior número de aulas para cada disciplina e o princípio de não hierarquização disciplinar. Os documentos que regulamentam o currículo específico das EEI municipais trazem orientações para um trabalho diferenciado, buscando a implantação de um currículo integrado, com foco na interdisciplinaridade e na contextualização do conhecimento. Encontra-se, então, uma escola que apresenta, de um lado, a necessidade de trabalho integrado e interdisciplinar e, de outro, uma estrutura ainda disciplinarizada (com atribuição de aulas realizada por disciplinas) e, portanto, compartimentada. Diante desta problemática, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, durante o ano de 2016, que teve como objetivo principal ajudar a implantar um projeto interdisciplinar em uma EEI, na qual a pesquisadora também é professora de Geografia. Como questão de pesquisa buscamos compreender se é possível trabalhar interdisciplinarmente em uma EEI e de que maneira. Partindo-se do referencial teórico-metodológico da pesquisa-ação, uma equipe de trabalho foi formada, envolvendo os professores de Geografia, Ciências, Matemática, Português e Arte do ciclo III (6os e 7os anos). Visamos, também, uma aproximação com a realidade da comunidade, aliando o conhecimento cotidiano ao científico, procurando produzir conhecimento na escola, com base na metodologia de ensino baseada na pedagogia do lugar/ambiente. Para tanto, utilizamos diversos recursos de ensino, tais como pesquisa de dados na escola, confecção de tabelas, gráficos e mapas, escrita de relatos, fotografia, realização de estudos do meio no bairro, entre outros. Assim, esta dissertação apresenta os resultados das atividades realizadas com os alunos e do trabalho coletivo desenvolvido entre os professores, que nos permitiram concluir que é possível trabalhar de forma interdisciplinar visando a produção de um currículo integrado na EEI. Entre as questões facilitadoras destacamos a existência de novos tempos pedagógicos que permitiram maior diálogo entre os docentes na EEI. Entre os limites encontrados destacamos a estrutura e a cultura disciplinar da escolaAbstract: The Integral Education Schools (IES) have been implemented by the Campinas Municipal Network gradually since 2014. These schools are characterized by the student's stay in the school space for a greater number of hours and by a curriculum differentiated from other municipal schools, with greater number of classes for each discipline and the principle of non-hierarchical discipline. The documents that regulate the specific curriculum of municipal IES provide guidelines for a differentiated work, seeking the implementation of an integrated curriculum, focusing on interdisciplinarity and the contextualization of knowledge. There is, therefore, a school that presents, on the one hand, the need for integrated and interdisciplinary work and, on the other, a structure that is still disciplined (with attribution of classes carried out by disciplines) and, therefore, compartmentalized. Faced with this problem, an action research was developed during the year 2016, whose main objective was to help implement an interdisciplinary project in an IES, in which the researcher is also a teacher of Geography. As a research question we seek to understand if it is possible to work interdisciplinarily in an IES and in what way. Starting from the theoretical-methodological framework of action research, a work team was formed, involving the teachers of Geography, Sciences, Mathematics, Portuguese and Art of cycle III (6th and 7th years). We also aim at an approximation with the reality of the community, combining daily knowledge with the scientist, seeking to produce knowledge in the school, based on teaching methodology based on the pedagogy of place / environment. To do so, we used a variety of teaching resources, such as data search at school, making tables, charts and maps, writing reports, photography, conducting school studies in the neighborhood, among others. Thus, this dissertation presents the results of the activities carried out with the students and the collective work developed among the teachers, which allowed us to conclude that it is possible to work in an interdisciplinary way aiming the production of an integrated curriculum in the IES. Among the facilitating issues we highlight the existence of new pedagogical times that allowed for greater dialogue among teachers in the IES. Among the limits found we highlight the structure and disciplinary culture of the schoolMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Megid Neto, JorgeCastellar, Sonia Maria VanzellaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Fabiana Bardela, 1981-20182018-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (177 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634055LOPES, Fabiana Bardela. Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral: Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school. 2018. 1 recurso online (177 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634055. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1027397Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-11T12:51:37Zoai::1027397Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-11T12:51:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
title Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
spellingShingle Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
Lopes, Fabiana Bardela, 1981-
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Currículos
Pesquisa-ação em educação
Interdisciplinary approach in education
Curriculum
Action research in education
title_short Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
title_full Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
title_fullStr Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
title_sort Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral : Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school
author Lopes, Fabiana Bardela, 1981-
author_facet Lopes, Fabiana Bardela, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Megid Neto, Jorge
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fabiana Bardela, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Currículos
Pesquisa-ação em educação
Interdisciplinary approach in education
Curriculum
Action research in education
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Currículos
Pesquisa-ação em educação
Interdisciplinary approach in education
Curriculum
Action research in education
description Orientador: Mauricio Compiani
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-05-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634055
LOPES, Fabiana Bardela. Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral: Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school. 2018. 1 recurso online (177 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634055. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634055
identifier_str_mv LOPES, Fabiana Bardela. Interdisciplinaridade e currículo em uma escola de educação integral: Interdisciplinarity and curriculum in an integral educacional school. 2018. 1 recurso online (177 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634055. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1027397
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (177 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189128230666240