Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Júnior, João Baptista de, 1952-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248
Resumo: Orientador: Newton Aquiles von Zuben
id UNICAMP-30_729a4e00da844958af50d26df05b4845
oai_identifier_str oai::113916
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educaçãoImagem (Filosofia)Percepção visualEpistemologiaComunicação de massaMetáforaOrientador: Newton Aquiles von ZubenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese analisa a função da imagem como inqrediente compósito idéia, linguagens e conhecimento, sob dois aspectos. Uma abordagem antropossociológica (dimensão empírica) descreve a imagem artefactum, produzida, manual ou tecnicamente, pelo homem e propagada pelos meios de comunicação social, como elemento indutor de formas percepção. De modo sucinto, situa a imagem na história humana e na modernidade, revelando seu papel de dominância, o intercâmbio dialético com outras linguagens e os mecanismos de reificação da Consciência decorrentes do seu consumo acrítico. A Abordagem epistemológica ( dimensão teórica examina a função da imagem intramental, enquanto metáfora imagética e interface entre as esferas sensível e inteligível de um sujeito percipiente, no processo de cognição. Faz-se uma revisão das análises do fenômeno da percepção e dos modelos cognitivos elaborados pelas correntes representacionistas em contraposição concepção fenomenológica e aos princípios da semiologia contemporânea. São examinadas a teoria da imagem do empirisrno de Locke, a teoria da percepção inatista e o conhecimento "von unten¿ de Leibniz, a teoria da sensibilidade Kant,. a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e as contribuições pontuais de Régis Debray e Paul Virílio. A reflexão procura revelar, também, o estatuto epistemológico da imagem, de maneira a legitimar, pedagogicamente, uma proposta de leitura aberta e inventariante de imagens. Em conclusão, são indicadas algumas linhas de pesquisa, corno sugestão aos educadores, para o tratamento didático da imagem no ensinoDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Zuben, Newton Aquiles von, 1942-Fontanella, Francisco CockArana, Hermas GonçalvesEpstein, IsaacNogueira, João CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida Júnior, João Baptista de, 1952-1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf293f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. Imagem e conhecimento: analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação. 1997. 293f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/113916porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:32:30Zoai::113916Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:32:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
title Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
spellingShingle Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
Almeida Júnior, João Baptista de, 1952-
Imagem (Filosofia)
Percepção visual
Epistemologia
Comunicação de massa
Metáfora
title_short Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
title_full Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
title_fullStr Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
title_full_unstemmed Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
title_sort Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
author Almeida Júnior, João Baptista de, 1952-
author_facet Almeida Júnior, João Baptista de, 1952-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuben, Newton Aquiles von, 1942-
Fontanella, Francisco Cock
Arana, Hermas Gonçalves
Epstein, Isaac
Nogueira, João Carlos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Júnior, João Baptista de, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem (Filosofia)
Percepção visual
Epistemologia
Comunicação de massa
Metáfora
topic Imagem (Filosofia)
Percepção visual
Epistemologia
Comunicação de massa
Metáfora
description Orientador: Newton Aquiles von Zuben
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248
ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. Imagem e conhecimento: analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação. 1997. 293f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248
identifier_str_mv ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. Imagem e conhecimento: analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação. 1997. 293f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/113916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
293f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188793232654336