Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248 |
Resumo: | Orientador: Newton Aquiles von Zuben |
id |
UNICAMP-30_729a4e00da844958af50d26df05b4845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::113916 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educaçãoImagem (Filosofia)Percepção visualEpistemologiaComunicação de massaMetáforaOrientador: Newton Aquiles von ZubenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese analisa a função da imagem como inqrediente compósito idéia, linguagens e conhecimento, sob dois aspectos. Uma abordagem antropossociológica (dimensão empírica) descreve a imagem artefactum, produzida, manual ou tecnicamente, pelo homem e propagada pelos meios de comunicação social, como elemento indutor de formas percepção. De modo sucinto, situa a imagem na história humana e na modernidade, revelando seu papel de dominância, o intercâmbio dialético com outras linguagens e os mecanismos de reificação da Consciência decorrentes do seu consumo acrítico. A Abordagem epistemológica ( dimensão teórica examina a função da imagem intramental, enquanto metáfora imagética e interface entre as esferas sensível e inteligível de um sujeito percipiente, no processo de cognição. Faz-se uma revisão das análises do fenômeno da percepção e dos modelos cognitivos elaborados pelas correntes representacionistas em contraposição concepção fenomenológica e aos princípios da semiologia contemporânea. São examinadas a teoria da imagem do empirisrno de Locke, a teoria da percepção inatista e o conhecimento "von unten¿ de Leibniz, a teoria da sensibilidade Kant,. a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e as contribuições pontuais de Régis Debray e Paul Virílio. A reflexão procura revelar, também, o estatuto epistemológico da imagem, de maneira a legitimar, pedagogicamente, uma proposta de leitura aberta e inventariante de imagens. Em conclusão, são indicadas algumas linhas de pesquisa, corno sugestão aos educadores, para o tratamento didático da imagem no ensinoDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Zuben, Newton Aquiles von, 1942-Fontanella, Francisco CockArana, Hermas GonçalvesEpstein, IsaacNogueira, João CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida Júnior, João Baptista de, 1952-1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf293f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. Imagem e conhecimento: analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação. 1997. 293f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/113916porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:32:30Zoai::113916Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:32:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação |
title |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação |
spellingShingle |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação Almeida Júnior, João Baptista de, 1952- Imagem (Filosofia) Percepção visual Epistemologia Comunicação de massa Metáfora |
title_short |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação |
title_full |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação |
title_fullStr |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação |
title_full_unstemmed |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação |
title_sort |
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação |
author |
Almeida Júnior, João Baptista de, 1952- |
author_facet |
Almeida Júnior, João Baptista de, 1952- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zuben, Newton Aquiles von, 1942- Fontanella, Francisco Cock Arana, Hermas Gonçalves Epstein, Isaac Nogueira, João Carlos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Júnior, João Baptista de, 1952- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem (Filosofia) Percepção visual Epistemologia Comunicação de massa Metáfora |
topic |
Imagem (Filosofia) Percepção visual Epistemologia Comunicação de massa Metáfora |
description |
Orientador: Newton Aquiles von Zuben |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248 ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. Imagem e conhecimento: analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação. 1997. 293f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. Imagem e conhecimento: analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação. 1997. 293f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584248. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/113916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 293f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188793232654336 |