A educação da consciência de si na Interação Humano/Cristal
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640891 |
Resumo: | Orientador: Adilson Nascimento de Jesus |
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A educação da consciência de si na Interação Humano/CristalThe education of self consciousness in Human/Crystal InteractionInteração socialCristaisConsciênciaEducação dos sentidosImagensSocial interactionCrystalsSelf-consciousnessEducation of the sensesImagesOrientador: Adilson Nascimento de JesusDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação trata sobre a interação humana com cristais, e como esta pode contribuir na sua consciência de si ao longo da existência. Para compreendê-la, realizei uma viagem histórica, que se inicia com as doze pedras bíblicas e termina nos dias atuais. Ao longo do percurso encontrei pegadas entre oráculos, sincronicidades, dimensões, mitologias, lasers, campos vibracionais e sonhos. Apoiada na práxis, percebo que os cristais podem ser uma contribuição tanto para o artista/artesão, que na confecção de suas obras se constrói dando vazão ao que há em si, quanto ao indivíduo que em contato com o cristal, é afetado por ele. Acredito que essa interação possibilita uma ampliação da percepção do sujeito quanto a si e aquilo que lhe faz sentido no decorrer de sua vida. Essa pesquisa deseja ainda, contribuir no resgate ao sagrado existente nas relações, que foi se perdendo ao longo do tempo, e que tanto contribui no reconhecimento do indivíduo quanto a sua importância no todo, e do todo em si. A observação empírica da reincidência da atração das pessoas por um cristal específico foi a motivação para o desenvolvimento de um método. O Método Intercristal utiliza a escuta ativa e a história oral pela contação de história da descrição da simbologia do cristal, que provoca conexões para que imagens arquetípicas se apresentem ao sujeito, convidando-o a expressar sua própria história. O método da história oral oferecido por Meihy permitiu a expressão sensível de cada depoimento para a compreensão do fenômeno pesquisado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e a pesquisa encoberta foi adotada afim de registrar a ocorrência do fenômeno com fidelidade, e sem interferência racional do entrevistado. As entrevistas foram semiestruturadas e ocorreram em Feiras de Artes e Artesanato da cidade de Campinas/SP. Foram registradas por áudio gravação, e se referem ao momento da interação dos entrevistados com o cristal em joia, suas imagens emergidas e compartilhadas com o entrevistador. Foram observadas, registradas, transcritas e demonstram a potência dos encontros, a afetividade gerada pelo compartilhamento das histórias pessoais, e os sentimentos narrados oriundos dessa interação. O Método Intercristal utiliza recursos que possibilitam ao indivíduo um contato consigo, com seus sentimentos, componentes essenciais para seu processo de individuação, para sua formação humana integral e uma referência para a Educação Socioemocional. Os olhares de Carl Jung, Richard Gerber, Maturana, Judy Hall e Campbell contribuíram na trajetória teórica para a compreensão do fenômenoAbstract: This dissertation deals with human interaction with crystals, and how it can contribute to your awareness of yourself throughout existence. To understand it, I went on a historic journey, which begins with the twelve biblical stones and ends today. Along the way I found footprints between oracles, synchronicities, dimensions, mythologies, lasers, vibrational fields and dreams. Supported by praxis, I realize that crystals can be a contribution both for the artist/artisan, who in the making of his works is built giving vent to what is in him, as well as the individual who, in contact with the crystal, is affected by it. I believe that this interaction allows an expansion of the subject's perception of himself and what makes sense to him throughout his life. This research also wishes to contribute to the rescue of the sacred existing in relationships, which has been lost over time, and which both contributes to the recognition of the individual and his importance in the whole, and of the whole itself. The empirical observation of the recurrence of people's attraction to a specific crystal was the motivation for the development of a method. The Intercrystal Method uses active listening and oral history by telling the story of the description of the crystal's symbology, which causes connections for archetypal images to be presented to the subject, inviting him to express his own story. The oral history method offered by Meihy allowed the sensitive expression of each statement to understand the researched phenomenon. It is a qualitative research, and the covert research was adopted in order to register the occurrence of the phenomenon with fidelity, and without rational interference from the interviewee. The interviews were semi-structured and took place at Arts Fairs and Crafts from the city of Campinas/SP. They were recorded by audio recording, and refer to the moment of the interviewees' interaction with the jewel crystal, their images emerged and shared with the interviewer. They were observed, recorded, transcribed and demonstrate the power of the meetings, the affection generated by the sharing of personal stories, and the feelings narrated from this interaction. The Intercrystal Method uses resources that enable the individual to have contact with himself, with his feelings, essential components for his individuation process, for his integral human formation and a reference for Socioemotional Education. The views of Carl Jung, Richard Gerber, Maturana, Judy Hall and Campbell contributed to the theoretical trajectory for understanding the phenomenonMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Jesus, Adilson Nascimento de, 1962-Lima, Mariana ParroBarros, Nelson Filice deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeixeira, Claudia Marisa, 1967-20202020-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640891TEIXEIRA, Claudia Marisa. A educação da consciência de si na Interação Humano/Cristal. 2020. 1 recurso online (161 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640891. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161998Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T11:14:55Zoai::1161998Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-26T11:14:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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