Desenvolvimento econômico e financiamento externo : relações entre Brasil, Estados Unidos e FMI no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Young, Victor Augusto Ferraz, 1975-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620290
Resumo: Orientador: Pedro Paulo Zahluth Bastos
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spelling Desenvolvimento econômico e financiamento externo : relações entre Brasil, Estados Unidos e FMI no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961)Economic development and external financing : the relations between Brazil, United States and the IMF during Juscelino Kubitschek's government (1956-1961)Kubitschek, Jucelino, 1902-1976ImperialismoBrasil - Relações - Estados UnidosKubitschek, JuscelinoInternational Monetary FundImperialismBrazil - Relations - United StatesFundo Monetário InternacionalOrientador: Pedro Paulo Zahluth BastosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de EconomiaResumo: Com fim da Segunda Guerra Mundial, estabeleceu-se no mundo uma nova conformação política e econômica derivada dos resultados do conflito. De um lado, constitui-se o bloco socialista sob a liderança soviética, ao qual, em 1949, se juntaria a China, de outro lado, formou-se o bloco dos países capitalistas liderados pelos Estados Unidos que saíra da guerra como a maior potência econômica e militar do globo. O mundo capitalista, a partir daí, reestruturou-se, restaurando as forças produtivas industriais das anteriores economias mais desenvolvidas. Receberam estas, para que se mantivessem como nações capitalistas, o auxílio dos Estados Unidos, através do Plano Marshall para Europa e de volumosa ajuda econômica para o Japão. Reconfigurou-se, então, um novo sistema de acumulação baseado, a princípio, na esfera industrial sob moldes mais concentrados e expandidos internacionalmente por meio da constituição das empresas multinacionais. Estava conformada, portanto, uma nova estrutura de competição por mercados tanto nos países do centro mais desenvolvido, quanto na periferia. Países subdesenvolvidos como o Brasil, buscavam, ao mesmo tempo, inserir-se de maneira menos subalterna ao renovado sistema capitalista, concatenando esforços para constituir forças produtivas industriais que permitissem melhor posição na divisão internacional do trabalho. O Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) era a tentativa que se faria para a complementação desse projeto. A dependência em relação aos produtos primários de exportação, principalmente o café, seria o limitante que obrigaria o país a melhor barganhar opções para essa inserção, pois havia necessidade de capital e tecnologia não disponíveis localmente. Muitos dos investimentos necessários foram conseguidos junto à Europa e ao Japão, mas a ajuda econômica dos Estados Unidos era ainda imprescindível. O propósito deste trabalho é exatamente o de analisar os pleitos brasileiros e as exigências que enfrentaria caso quisesse obtê-los. A resposta e os interesses norte-americanos nas suas relações com o Brasil não eram exatamente aqueles que estavam dentro das expectativas brasileiras de desenvolvimento econômicoAbstract: With the end of World War II, a new political and economic conformation was set forth in the world, derived from the results of the conflict. On one hand, the socialist bloc was established under Soviet leadership, which, in 1949, would join China and, on the other hand, a bloc of capitalist countries was formed led by the United States that had emerged from the war as the world's greatest economic and military power. From there on, the capitalist world was restructured, restoring the productive industrial power of the previous more developed economies. These nations were given, in order to remain as capitalist nations, the U.S. aid through the Marshall Plan for Europe and massive economic aid for Japan. Then, a new system of accumulation was reconfigured, based in principle, on the industrial sphere, under more internationally concentrated and expanded patterns, through the establishment of multinational companies. Therefore, a new competition framework was created, both by markets in more developed countries of the center, as well as in the suburbs. Developing countries like Brazil, were seeking, at the same time, an insertion in a less subordinate way into the new capitalist system, joining efforts to establish industrial productive forces allowing a better position in the international division of labor. The Target Plan of Juscelino Kubitschek's government (1956-1961) was the attempt that would be done for the complementation of this project. The dependence on primary commodity exports, mainly coffee, would be the limiting force obliging the country to bargain better options for that insertion, because there was a need for capital and technology, not available locally. Many of the required investments were obtained from with Europe and Japan, but the U.S. economic aid was still essential. The purpose of this paper is to analyze, exactly, the causes of Brazil and the demands that would face to win them. The response and the American interests in its relations with Brazil were not exactly those that were within the Brazilian expectations of economic developmentMestradoHistória EconômicaMestre em Desenvolvimento Econômico[s.n.]Bastos, Pedro Paulo Zahluth, 1971-Campos, Fábio Antonio deBastos, Carlos Pinkusfeld MonteiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de EconomiaPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASYoung, Victor Augusto Ferraz, 1975-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620290YOUNG, Victor Augusto Ferraz. Desenvolvimento econômico e financiamento externo: relações entre Brasil, Estados Unidos e FMI no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). 2013. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620290. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/907008porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-07T16:23:56Zoai::907008Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-07T16:23:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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