A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902 |
Resumo: | Orientador : Aguinaldo Gonçalves |
id |
UNICAMP-30_778bfb2d905b8344f803afb04abdee40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::206297 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?Educação físicaEsportesComunicação de massaSaúdeFormação profissionalTeoria críticaIndústria culturalMediaçãoOrientador : Aguinaldo GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A sociedade contemporânea registra a importância crescente dos meios de comunicação de massa na atribuição de sentidos aos discursos que influenciam na constituição de saberes/fazeres do cotidiano social. Isso também ocorre em relação a cultura esportiva e de movimento, de Onde são recolhidos e didaticamente transformados os conteúdos de ensino/aprendizagem da Educação Física. Assim, entende-se compromisso necessário e urgente da área o desenvolvimento de estratégias de interação com o campo midiático,na construção de conhecimentos e ações superadoras sobre exercício físico/esporte, em favor dos cidadãos sob sua responsabilidade pedagógica. Neste sentido, realizou-se estudo cujo marco teórico de referência baseia-se na aproximação exploratória entre a Teoria Social Critica e a Corrente Latino-americana da Sociologia da comunicação, visando inicialmente: i) recolher fundamentos que possibilitem Compreender criticamente o cenário produzido nas relações entre Educação Física e mídia Esportiva na cultura contemporânea, ii) reunir bases conceituais que subsidiem intervenção de Enfoque emancipatório no âmbito da formação acadêmica. Com tais elementos, procedeu-se pesquisa-ação ambientada em disciplina optativa oferecida aos acadêmicos de Educação Física da UFSC. Para geração de dados diversos recursos e procedimentos foram empregados i):escala de opinião do tipo Likert; ii) diário de campo para registro das atividades de ensino/pesquisa; iii) entrevistas com os alunos; iv) eventos acadêmicos realizados como atividades didáticas da Disciplina. Análise de conteúdo procedida nestes documentos através de diálogo reconstrutivo entre a teoria revisitada e a realidade investigada, permite expressar as seguintes considerações e sugestões: i)adequação do marco teórico-metodológico de referência para análise da realidade e fundamentação de possíveis intervenções; ii;)potencialidade de aproximação entre a Teoria Social Crítica e os estudos de recepção midiática para futuras investigações; iii) necessidade de que estratégias complementares de inserção curricular da temática na formação acadêmica sejam somadas ao formato disciplinar; iv)possibilidade de aplicação da proposta para abordagem de outros temas da Educação Física, igualmente influenciados pela mídia, como sua relação com o campo da saúdeAbstract: Not informed.DoutoradoCiência do EsporteDoutor em Educação Física[s.n.]Gonçalves, Aguinaldo, 1949-Kunz, ElenorPellegrinotti, Idico LuizBetti, MauroGoergen, Pedro LaudinorUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPires, Giovani De Lorenzi20002001-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf231p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902PIRES, Giovani De Lorenzi. A Educação Fisica e o discurso midiatico: abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?. 2000. 231p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206297porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:19:43Zoai::206297Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:19:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? |
title |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? |
spellingShingle |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? Pires, Giovani De Lorenzi Educação física Esportes Comunicação de massa Saúde Formação profissional Teoria crítica Indústria cultural Mediação |
title_short |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? |
title_full |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? |
title_fullStr |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? |
title_full_unstemmed |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? |
title_sort |
A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude? |
author |
Pires, Giovani De Lorenzi |
author_facet |
Pires, Giovani De Lorenzi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Aguinaldo, 1949- Kunz, Elenor Pellegrinotti, Idico Luiz Betti, Mauro Goergen, Pedro Laudinor Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Esportes Comunicação de massa Saúde Formação profissional Teoria crítica Indústria cultural Mediação |
topic |
Educação física Esportes Comunicação de massa Saúde Formação profissional Teoria crítica Indústria cultural Mediação |
description |
Orientador : Aguinaldo Gonçalves |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2001-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902 PIRES, Giovani De Lorenzi. A Educação Fisica e o discurso midiatico: abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?. 2000. 231p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PIRES, Giovani De Lorenzi. A Educação Fisica e o discurso midiatico: abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?. 2000. 231p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 231p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188847079129088 |