A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Giovani De Lorenzi
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902
Resumo: Orientador : Aguinaldo Gonçalves
id UNICAMP-30_778bfb2d905b8344f803afb04abdee40
oai_identifier_str oai::206297
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?Educação físicaEsportesComunicação de massaSaúdeFormação profissionalTeoria críticaIndústria culturalMediaçãoOrientador : Aguinaldo GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A sociedade contemporânea registra a importância crescente dos meios de comunicação de massa na atribuição de sentidos aos discursos que influenciam na constituição de saberes/fazeres do cotidiano social. Isso também ocorre em relação a cultura esportiva e de movimento, de Onde são recolhidos e didaticamente transformados os conteúdos de ensino/aprendizagem da Educação Física. Assim, entende-se compromisso necessário e urgente da área o desenvolvimento de estratégias de interação com o campo midiático,na construção de conhecimentos e ações superadoras sobre exercício físico/esporte, em favor dos cidadãos sob sua responsabilidade pedagógica. Neste sentido, realizou-se estudo cujo marco teórico de referência baseia-se na aproximação exploratória entre a Teoria Social Critica e a Corrente Latino-americana da Sociologia da comunicação, visando inicialmente: i) recolher fundamentos que possibilitem Compreender criticamente o cenário produzido nas relações entre Educação Física e mídia Esportiva na cultura contemporânea, ii) reunir bases conceituais que subsidiem intervenção de Enfoque emancipatório no âmbito da formação acadêmica. Com tais elementos, procedeu-se pesquisa-ação ambientada em disciplina optativa oferecida aos acadêmicos de Educação Física da UFSC. Para geração de dados diversos recursos e procedimentos foram empregados i):escala de opinião do tipo Likert; ii) diário de campo para registro das atividades de ensino/pesquisa; iii) entrevistas com os alunos; iv) eventos acadêmicos realizados como atividades didáticas da Disciplina. Análise de conteúdo procedida nestes documentos através de diálogo reconstrutivo entre a teoria revisitada e a realidade investigada, permite expressar as seguintes considerações e sugestões: i)adequação do marco teórico-metodológico de referência para análise da realidade e fundamentação de possíveis intervenções; ii;)potencialidade de aproximação entre a Teoria Social Crítica e os estudos de recepção midiática para futuras investigações; iii) necessidade de que estratégias complementares de inserção curricular da temática na formação acadêmica sejam somadas ao formato disciplinar; iv)possibilidade de aplicação da proposta para abordagem de outros temas da Educação Física, igualmente influenciados pela mídia, como sua relação com o campo da saúdeAbstract: Not informed.DoutoradoCiência do EsporteDoutor em Educação Física[s.n.]Gonçalves, Aguinaldo, 1949-Kunz, ElenorPellegrinotti, Idico LuizBetti, MauroGoergen, Pedro LaudinorUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPires, Giovani De Lorenzi20002001-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf231p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902PIRES, Giovani De Lorenzi. A Educação Fisica e o discurso midiatico: abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?. 2000. 231p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206297porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:19:43Zoai::206297Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:19:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
title A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
spellingShingle A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
Pires, Giovani De Lorenzi
Educação física
Esportes
Comunicação de massa
Saúde
Formação profissional
Teoria crítica
Indústria cultural
Mediação
title_short A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
title_full A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
title_fullStr A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
title_full_unstemmed A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
title_sort A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?
author Pires, Giovani De Lorenzi
author_facet Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Aguinaldo, 1949-
Kunz, Elenor
Pellegrinotti, Idico Luiz
Betti, Mauro
Goergen, Pedro Laudinor
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Esportes
Comunicação de massa
Saúde
Formação profissional
Teoria crítica
Indústria cultural
Mediação
topic Educação física
Esportes
Comunicação de massa
Saúde
Formação profissional
Teoria crítica
Indústria cultural
Mediação
description Orientador : Aguinaldo Gonçalves
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2001-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902
PIRES, Giovani De Lorenzi. A Educação Fisica e o discurso midiatico: abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?. 2000. 231p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIRES, Giovani De Lorenzi. A Educação Fisica e o discurso midiatico: abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?. 2000. 231p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
231p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188847079129088