De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maçaneiro, Scheila Mara, 1963-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621626
Resumo: Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
id UNICAMP-30_77d20f424366cdd4edd55dc53c832760
oai_identifier_str oai::918071
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dançaOn how chairs move : writing my movement, moving my writing an a/r/tographic experience in danceArtistasPesquisadorProfessoresDançaEducaçãoArtistResearcherTeachersDanceEducationOrientador: Márcia Maria Strazzacappa HernandezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Foi movendo cadeiras que trabalhei nessa investigação em Dança. Por meio da metodologia de Pesquisa Educacional Baseada em Arte encontrei na prática pedagógica A/r/tografia um entrelugar educacional que proporciona aos artistas/pesquisadores/professores existirem em contigüidade, num híbrido despertar da mestiçagem texto-corpo. Proposta por professores pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica em Vancouver, no Canadá, a A/r/tografia é uma linguagem de fronteiras, um terreno fértil para investigações e vivências artísticas que pelo referencial metafórico do rizoma, proposto por Deleuze e Guattari, são entremeadas pela pesquisa e pelo ensino. A necessidade de auto questionamento instiga a/r/tógrafos a uma prática viva de pesquisa, estimulando relacionamentos que se constituem por comunidades de indivíduos compromissados com um modo de ser/estar no mundo. Pela possibilidade de um estado de entrelaçamento teoria-prática de maneira reflexiva, responsiva e relacional, a A/r/tografia provocou-me um lugar próprio dentro da pesquisa que reverberou por meio da proposição de meus modos de organização (renderings) para as práticas de ensino e supervisão de estágios da Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Um ambiente de redescobertas permeadas por negociações, em que ensinar dança se constitui como conhecimento, quando imbricado por investigações e construções artísticas.Abstract: It was by moving chairs that I worked on this research in Dance. Through the methodology of Arts-Based Educational Research, I found in the pedagogical practice A/r/tography, an in-between place in education which enables artists/researchers/teachers to exist in contiguity, a hybrid awakening of a text-body métissage. Proposed by Rita Irwin, along with research professors at the University of British Columbia in Vancouver, Canada, A/r/tography is a boundaries language, a fertile ground for research and artistic experiences, which in reference to the rhizome metaphor, proposed by Deleuze and Guattari, are interwoven through research and teaching. The need for self-questioning instigates A/r/tographers a living inquiry practice research, fostering relationships that constitute a community of individuals committed to a way of being/living in the world. Because of the possibility of a state of entanglement theory-practice in such a reflective, responsive and relational manner, A/r/tography offered a proper place within the research that reverberated through the proposition of my modes of organization (renderings) for teaching practices and supervision of internships in the undergraduate program in Dance at the Faculty of Arts of Parana (FAP). A rediscovered environment permeated by negotiations, in which teaching dance constitutes as knowledge when nested for investigations and artistic development.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Bernardes, Rosvita KolbVilela, Lilian FreitasAlbano, Ana Angélica MedeirosJesus, Adilson Nascimento deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaçaneiro, Scheila Mara, 1963-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621626MAÇANEIRO, Scheila Mara. De como cadeiras se movem: escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança. 2013. 99 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621626. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/918071porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:10:57Zoai::918071Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:10:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
On how chairs move : writing my movement, moving my writing an a/r/tographic experience in dance
title De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
spellingShingle De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
Maçaneiro, Scheila Mara, 1963-
Artistas
Pesquisador
Professores
Dança
Educação
Artist
Researcher
Teachers
Dance
Education
title_short De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
title_full De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
title_fullStr De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
title_full_unstemmed De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
title_sort De como cadeiras se movem : escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança
author Maçaneiro, Scheila Mara, 1963-
author_facet Maçaneiro, Scheila Mara, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Bernardes, Rosvita Kolb
Vilela, Lilian Freitas
Albano, Ana Angélica Medeiros
Jesus, Adilson Nascimento de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maçaneiro, Scheila Mara, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Artistas
Pesquisador
Professores
Dança
Educação
Artist
Researcher
Teachers
Dance
Education
topic Artistas
Pesquisador
Professores
Dança
Educação
Artist
Researcher
Teachers
Dance
Education
description Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621626
MAÇANEIRO, Scheila Mara. De como cadeiras se movem: escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança. 2013. 99 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621626. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621626
identifier_str_mv MAÇANEIRO, Scheila Mara. De como cadeiras se movem: escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança. 2013. 99 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621626. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/918071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405076607729664