Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria do Socorro Correia
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585565
Resumo: Orientador: James Patrick Maher
id UNICAMP-30_781e3756dd78ede32d568ebbc8b5cfeb
oai_identifier_str oai::123661
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?Aprendizagem motoraCrianças - LinguagemDisturbios da aprendizagemPsicologia educacionalEscritaOrientador: James Patrick MaherDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O eixo central da discussão surgiu da necessidade de dirigirmos o olhar ao cenário que compõe o espaço escolar para verificarmos, de forma interativa, as interferências que poderão ter (ou não) alguns aspectos da motricidade (dificuldades e limites) no desempenho escolar de crianças com e sem dificuldades acadêmicas na escrita e na leitura. Elegemos como fio condutor, o estudo do tipo etnográfico na forma de pesquisa exploratória e descritiva. O estudo foi conduzido no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, escola da rede particular, localizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Para reconstruir a problemática, escolhemos uma turma composta por 26 alunos, de ambos os sexos, que cursavam a 23 série do 10 grau. Segundo critérios da professora da sala de aula, das vinte e seis crianças pertencentes à classe, seis alunos apresentavam indicadores de dificuldades acadêmicas na escrita e na leitura, duas eram consideradas "distraídas" no trato com o conhecimento e dezoito, alegadamente, não tinham dificuldades acadêmicas. Foram utilizados com recursos metodológicos os seguintes: exame motor de G.B. Soubiran (adaptação brasileira), questionário para a professora da sala de aula investigada, registro através de vídeo-gravação, observação participante, exploração de atividades acadêmicas realizadas pelos alunos com e sem dificuldades na linguagem escrita, diário de campo e observação informal das aulas de Educação Física. Em busca do elo perdido (pelo menos, nesta pesquisa) talvez devamos levar em conta que: "pode até ser que exista mesmo essa base correlacional entre a esfera motora e a esfera acadêmica que alguns autores propõem", mas... nas crianças investigadas, neste estudo, não houve indícios comprovadores de tal inter-relação. Não nos foi possível detectar um padrão linear de perfis motores, ou ainda, de bom desempenho acadêmico na linguagem escrita para comprovar os já ditos, os interditos e os veredictos propostos por visões tradicionalistas que sugerem uma (pré) sumida causalidade entre alguns aspectos do desenvolvimento motor e a apresentação de desempenho acadêmico satisfatórioAbstract: The central theme of this study emerged from our interest in verifying the relationship between motricity and academic performance of children with and without reading and writing difficulties. A descriptive-exploratory ethnografic study was conducted at a private school in Campinas, São Paulo with twenty-six (26) second grade students, of which six were classified as having academic difficulties and two as being "distracted". Methodological resources used were: a brazilian adaptation of G. B. Soubiran's Motor Exam, questionaires for the classroom teachers, video tapes, participant observations, analysis of academic activities of the students, field notes and informal observations of physical education classes. The results of this study indicate that while there may exist a correlation between the motor sphere and academic performance, as indicated by various authors, we found no such inter-relations. It was not possible to detect a linear pattern between motor profiles and academic performance with written language as suggested by the traditional literature which presumes causality between some aspects of motor development and satisfactory academic performanceMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Maher, James Patrick, 1949-2009Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Maria do Socorro Correia19971997-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585565LIMA, Maria do Socorro Correia. Motricidade, escrita e leitura: possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?. 1997. 192f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585565. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/123661porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:35:10Zoai::123661Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:35:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
title Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
spellingShingle Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
Lima, Maria do Socorro Correia
Aprendizagem motora
Crianças - Linguagem
Disturbios da aprendizagem
Psicologia educacional
Escrita
title_short Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
title_full Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
title_fullStr Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
title_full_unstemmed Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
title_sort Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
author Lima, Maria do Socorro Correia
author_facet Lima, Maria do Socorro Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maher, James Patrick, 1949-2009
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria do Socorro Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Crianças - Linguagem
Disturbios da aprendizagem
Psicologia educacional
Escrita
topic Aprendizagem motora
Crianças - Linguagem
Disturbios da aprendizagem
Psicologia educacional
Escrita
description Orientador: James Patrick Maher
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-09-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585565
LIMA, Maria do Socorro Correia. Motricidade, escrita e leitura: possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?. 1997. 192f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585565. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585565
identifier_str_mv LIMA, Maria do Socorro Correia. Motricidade, escrita e leitura: possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?. 1997. 192f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585565. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/123661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
192f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188805837586432