Ritmo em abertura : desdobramentos abstratos de Mondrian, Calder e Oiticica = Open rhythm: abstract unfoldings in Mondrian, Calder and Oiticica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visnadi, Débora, 1994-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641033
Resumo: Orientador: Maria de Fátima Morethy Couto
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spelling Ritmo em abertura : desdobramentos abstratos de Mondrian, Calder e Oiticica = Open rhythm: abstract unfoldings in Mondrian, Calder and OiticicaOpen rhythm : abstract unfoldings in Mondrian, Calder and OiticicaCalder, Alexander, 1898-1976Mondrian, Piet, 1872-1944Oiticica, Hélio, 1937-1980Proporção (Arte)Arte abstrataPoéticas visuaisCalder, AlexanderMondrian, PietOiticica, HélioRhythm (Art)Art, AbstractVisual poeticsOrientador: Maria de Fátima Morethy CoutoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa pretende evidenciar uma relação de desdobramento na produção abstrata do século XX a partir do enfoque de três artistas em campos distintos: Piet Mondrian (1872-1944) na pintura, Alexander Calder (1898-1976) na escultura e Hélio Oiticica (1937-1980) com uma proposta híbrida de caráter participativo do espectador. Apesar da notável importância à cor que cada um destes artistas confere à sua produção, o ritmo é o elemento fundamental deste estudo, sendo aquilo que se transforma e altera a abordagem do espectador com a obra de arte. Em Mondrian, o ritmo se apresenta através de sugestão, num jogo de cores e formas na tela que traz dinamismo aos olhos de quem a aprecia; em Calder, o caráter cinético de sua obra faz com que as estruturas se reorganizem a cada momento, num ritmo que se concretiza no tempo; em Oiticica, a obra não existe enquanto a participação do público não se efetiva, num ritmo ditado pela experiência participativa. O que busca este estudo, portanto, é evidenciar que nos três casos existe uma linha similar no que diz respeito à exploração significativa de cores e formas que conquista e configura novas possibilidades de apresentação. De forma a complementar estes pontos, a pesquisa analisa, também, dados sobre o papel que a teorização do fazer artístico ocupa para cada um dos artistas selecionados, apoiando-se no conceito de "obra aberta" de Umberto Eco para evidenciar de que modo seu incomum gênio ao mesmo tempo apolíneo e dionisíaco, bem como a valorização de aspectos racionais e intuitivos, potencializa sua obraAbstract: The present study intends to showcase an unfolding relation in the abstract art of the twentieth century, focusing on three artists in different fields: Piet Mondrian (1872-1944) in painting, Alexander Calder (1898-1976) in sculpture and Hélio Oiticica (1937-1980) in an interactive hybrid proposition. Despite the remarkable emphasis on color that each of these artists puts in their artwork, rhythm and its new explorations are the transformative elements in this dissertation. In Mondrian’s artistic production, rhythm presents itself through a suggestive interaction of colors and shapes on canvas; in Calder’s, there is actual rhythm in the kinetic structure that is constantly reorganizing the figures; in Oiticica’s, the rhythm is dictated by an effective interaction between artwork and beholder. What this study seeks, therefore, is to demonstrate that in all three cases there is a similar line regarding the exploration of colors and shapes, with each artist arranging new possibilities to present their artwork and to expand the viewer’s perception of the piece. In order to complement these points, this dissertation also analyzes the importance of artistic theory for each of these artists, while it relies on Umberto Eco’s "open work" concept to showcase how their unusual genius, both Apollonian and Dionysian, as well as the appreciation of rational and intuitive aspects, potentiates their artworkMestradoArtes VisuaisMestra em Artes Visuais[s.n.]Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963-Kuhl, Paulo MugayarFabbrini, Ricardo NascimentoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVisnadi, Débora, 1994-20202020-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641033VISNADI, Débora. Ritmo em abertura: desdobramentos abstratos de Mondrian, Calder e Oiticica = Open rhythm: abstract unfoldings in Mondrian, Calder and Oiticica. 2020. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641033. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162158Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-13T15:26:38Zoai::1162158Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-13T15:26:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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