Programas de natação para pessoas com deficiência no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bredariol, Bruna, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636358
Resumo: Orientador: José Julio Gavião de Almeida
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spelling Programas de natação para pessoas com deficiência no BrasilSwimming programs for people with disabilities in BrazilEsportes paraolímpicosNataçãoPessoas com deficiênciaPolíticas públicasParalympic sportSwimmingPerson with disabilityPublic policyOrientador: José Julio Gavião de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Atualmente pode-se observar um crescimento da prática esportiva por pessoas com deficiência, entre elas a prática da natação. Isto se dá através dos estudos que já foram realizados em relação aos benefícios das atividades aquáticas e sobre os processos pedagógicos voltados para o ensino-aprendizagem da modalidade para esta população. Além disso, outros fatores podem ser considerados, como o desenvolvimento de uma legislação que prevê o direito ao acesso destes indivíduos a atividades esportivas, ao aumento do oferecimento de eventos esportivos nos quais a pessoa com deficiência pode atuar, que por sua vez, resulta em uma maior divulgação da modalidade. Sendo assim, muitos programas estão sendo desenvolvidos envolvendo a prática de natação pela pessoa com deficiência. Entretanto, observa-se que estes programas estão se desenvolvendo de forma aleatória pelo país, sem que haja um acompanhamento pelo Governo, de forma a gerar informações importantes sobre a distribuição destes dentro do país, suas principais características e necessidades. Acredita-se que, a partir de um levantamento destes dados, locais onde não existam muitas oportunidades para a prática de natação pelas pessoas com deficiência podem ser identificados, contribuindo para o desenvolvimento de ações mais precisas e direcionadas. Dessa forma, este estudo teve como objetivo mapear e analisar os programas brasileiros de paranatação participantes das competições nacionais e estaduais da modalidade, identificando suas principais características. Para isto, a pesquisa foi dividida em dois momentos distintos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa exploratória com caráter documental e quantitativa. Neste momento foi realizado um levantamento das instituições que poderiam trabalhar com a paranatação, através das principais competições regionais, estaduais e nacionais de natação para pessoas com deficiência e de documentos de confederações esportivas de esporte paralímpico. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa descritiva com procedimentos baseados em survey e abordagem quantitativa, através da qual foi aplicado um questionário para os responsáveis pelos programas encontrados, a fim de coletar os dados referentes a pesquisa. Após a coleta pelos pesquisadores, os dados foram analisados de forma quantitativa. Os resultados do estudo mostram que 48% das instituições encontradas oferecem a paranatação. Além disso, existe uma grande diferença entre a distribuição dos programas dentro das regiões brasileiras, sendo que a região Sudeste concentra, aproximadamente, 52% do número total de iniciativas encontradas. Outro resultado demonstra que 34% das instituições, aproximadamente, recebem alguma contribuição governamental para o desenvolvimento de suas atividades, sendo que 85% dos programas não foram desenvolvidos a partir de incentivos governamentais. Sendo assim, pode-se concluir que a paranatação não é, ainda, uma realidade para a população com deficiência no Brasil, sendo que os incentivos governamentais existentes devem ser reavaliados, de forma a facilitar o desenvolvimento de novos programas nessa área e a sua maior abrangência no território brasileiroAbstract: Currently, we can see an increase in the practice of sports by person with disabilities, including swimming. It can be noticed through the studies that have already been carried out in relation to the benefits brought by the practice of aquatic activities and the pedagogical processes related to the teaching and learning experience of this activity for this specific population. In addition, other factors can be considered, such as the development of laws that provides the right of these individuals to participate in sports activities, to increase the offer of sporting events in which a person with a disability can perform, which in turn, results in a dissemination of such practice. Thus, many programs are being developed involving the practice of swimming by person with disabilities. However, we can notice that these programs are developing randomly throughout the country, without proper monitoring by the government of its main characteristics and needs. It is believed that, from a survey of these data, places where there aren¿t many opportunities would be identified, contributing to the development of precise actions in these places. Thus, this study aimed to map the Brazilian institutions that offer swimming to person with disabilities with the main purpose of high-performance athletes. From this mapping, the objective was to analyze all programs found, in order to highlight their main developmental characteristics. For this, the research was divided in two distinct moments. Firstly, all the institutions that could work with swimming for people with disabilities were mapped, this was made through the main regional, state and national competitions and from documents provided by confederations of Paralympic sports. In a second moments, a questionnaire was applied to the persons responsible for the programs that were found in order to collect the data referring to the research, after the collection by the researchers, the data were analyzed quantitatively and qualitatively. The results of the study shown that 48% of the institutions found offer swimming for people with disabilities. In addition, there is a noticeable difference between the distribution of these programs within the Brazilian regions, the Southeast region concentrates approximately 52% of this activity. Another result shows that 34% of the institutions, approximately, receive governmental contribution for the development of the project and 85% of the programs weren¿t developed from governmental incentives. Thus, it can be concluded that the practice of swimming for people with disabilities is not yet accessible for these individuals in Brazil, and that the government incentives must be reassessed in order to facilitate the development of new programs and their grater scope in the Brazilian territoryDoutoradoAtividade Física AdaptadaDoutora em Educação FísicaCAPES4373/2015[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonAndries Júnior, OrivalMunster, Mey de Abreu vanRodrigues, Graciele MassoliUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBredariol, Bruna, 1988-20192019-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636358BREDARIOL, Bruna. Programas de natação para pessoas com deficiência no Brasil. 2019. 1 recurso online (127 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636358. 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