A canção como narrativa : o discurso social na MPB (1965-1975)
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599567 |
Resumo: | Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti |
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A canção como narrativa : o discurso social na MPB (1965-1975)População - História - Franca (SP) - Séc. XIXDomicilios - Franca (SP) - Séc. XIXEscravos - Franca (SP) - Séc. XIXOrientador: Marcelo Siqueira RidentiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Nossa dissertação tem como objeto o discurso social da canção brasileira que foi produzida nas décadas de 1960 e 1970. Por tennos o objetivo de apreender, através da canção, as tensões presentes nas relações sociais do periodo em questão, optamos por trabalhar com as canções apresentadas nos Festivais de Música Popular Brasileira. Isso porque estes eventos tiveram um sucesso considerável e uma divulgação de longo alcance, na medida em que eram vinculados pelas emissoras de televisão. Buscar-se-á entender, pela análise das letras das canções finalistas dos festivais, quem fala através da música popular brasileira, de quais fOl111aSesta obra de cultura constrói um detenninado discurso e até que ponto este discurso torna-se um possível retrato de um tempoAbstract: Our work has as object the social speech of the brazilian song that was produced in the decades of 1960 and 1970. To tenns the objective to apprehend, through the song, the tensions gifts in the social relations of the period in question, we opt to working with the songs presented in the FestivaIs of Brazilian Popular Music. This because these events had had a considerable success and a long-range spreading, in the measure where they were tied by the television senders. One will search to understand, for the analysis of the letters of the finalistas songs of the festivaIs, who speaks through Brazilian popular music, of which this workmanship of culture constructs one definitive speech and until point this speech becomes a possible picture of a timeMestradoMestre em Sociologia[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Zan, José RobertoCabral, Fatima AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Mariangela Ribeiro de20052005-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf141 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599567ALMEIDA, Mariangela Ribeiro de. A canção como narrativa: o discurso social na MPB (1965-1975). 2005. 141 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599567. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334964porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:08:43Zoai::334964Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:08:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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