Concepções e uso de auxilios opticos por escolares com deficiencia visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601485 |
Resumo: | Orientadores: Edmea Rita Temporini Nastari, Keila Miriam Monteiro de Carvalho |
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Concepções e uso de auxilios opticos por escolares com deficiencia visualAcuidade visualDeficientes visuaisIntegração escolarOrientadores: Edmea Rita Temporini Nastari, Keila Miriam Monteiro de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Os objetivos desta pesquisa foram identificar concepções, fatores socioculturais e emocionais a respeito do uso de auxílios ópticos por escolares deficientes visuais e oferecer informações a profissionais das áreas de saúde e educacional, interessados nessa temática. Utilizou-se pesquisa qualitativa mediante aplicação da técnica do teatro espontâneo - modalidade de teatro interativo, de improviso, construído a partir de histórias contadas pelos participantes. As sessões de teatro espontâneo foram filmadas e transcritas. Para análise das informações colhidas, foi adaptada a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo, conjunto de procedimentos de organização de dados discursivos de natureza verbal. Por se tratar de técnica psicodramática foram consideradas não somente as informações verbais, mas também as cênicas, que incluem gestos, expressões, silêncios e comportamentos. A população estudada compôs-se da totalidade de escolares com idades entre 10 e 14 anos completos que, durante o período da pesquisa, cursavam o ensino fundamental e recebiam apoio pedagógico em sala de recursos para deficientes visuais de uma unidade escolar do sistema público de ensino da cidade de Santa Bárbara d'Oeste (SP). Esses adolescentes foram previamente examinados no Serviço de Visão Subnormal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Os resultados da pesquisa mostraram que os escolares têm conhecimentos insuficientes sobre a própria deficiência e dificuldade de adaptação ao uso dos auxílios ópticos. Na observação de reações e comportamentos, verificou-se presença de inibição para mostrar seus auxílios, negação dos próprios problemas e desconforto no uso em público. A análise de sessões de teatro espontâneo permitiu identificar necessidades, dificuldades e barreiras encontradas pelos sujeitos na efetivação dos tratamentos a eles prescritos, assim como concepções e comportamentos que dificilmente se revelam no ambiente de assistência à saúde. A possibilidade de investigar a problemática a partir de duas perspectivas - a da ciência e a do adolescente inserido na sociedade - amplia o campo do atendimento oftalmológico com enfoque reabilitacionalAbstract: The aims of this study were to identify conceptions, social and cultural factors on optical aids use by visually impaired students and to present information to health and educational professionals. A qualitative research is carried out with spontaneous theater (interactive theater modality based on improvisation) as investigation instrument. The theater sessions were filmed and transcribed. To analyze data it was applied an adapted form of the collective subject discourse technique, proceeding of organization of verbal data. It was added scenes, gestures, expressions, silences and behaviours to the original proposal. The study population included every visually impaired student from elementary public school from a São Paulo State city, aged 10 to 14 years old, attending at the Low Vision Service of the State University of Campinas. As results, short knowledge about the impairment and hard adaptation to optical aids use are identified. The students' behaviour showed refusal of own problems, public use discomfort and lack of participation on own health decisions. Analyzing and observing through spontaneous theater sessions allow the professional to gather information, which is not possible to acquire in the health assistance atmosphere. It was identified necessities, difficulties and barriers the users founded before the prescribed treatment. The possibility of investigate a problem from two different perspectives - the science and the individual inserted into his environment - may upgrade and improve the professional field to give a better ophthalmic assistanceMestradoCiências BiomédicasMestre em Ciências Médicas[s.n.]Nastari, Edmea Rita TemporiniCarvalho, Keila Miriam Monteiro de, 1949-Alves, Vera Lucia RodriguesGasparetto, Maria Elisabete Rodrigues FreireUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonteiro, Gelse Beatriz Martins20052005-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf93 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601485MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins. Concepções e uso de auxilios opticos por escolares com deficiencia visual. 2005. 93 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601485. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359693porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:21:59Zoai::359693Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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