Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923 |
Resumo: | Orientador: Jose Camilo dos Santos Filho |
id |
UNICAMP-30_7ce551da30df30175e890a73ec32545b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::48260 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grauEnsino por modulos (Ciencias)Ensino de primeiro grauOrientador: Jose Camilo dos Santos FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo: A presente pesquisa teve por finalidade testar a eficiência didática dos Módulos Instrucionais no ensino de Ciências a nível de 19 grau. 0 estudo experimental se desenvolveu no período de setembro a dezembro de 1979, tendo como amostra os alunos das 5 séries do turno da noite, da Escola Carlos Gonçalves, localizada no município de Olinda, no Estado de Pernambuco e se realizou em função do baixo rendimento apresentado pelos alunos daquela Escola no primeiro semestre do mesmo ano letivo. Constituiu-se de um estudo comparativo entre os resultados da aprendizagem, obtidos por alunos que desenvolveram uma unidade do programa de Ciências, sob dois enfoques distintos: Módulos Instrucionais para o ensino individualizado e uma estratégia convencional. No modelo experimental considerou-se como variável independente, os métodos de ensino e como variável dependente, o rendimento dos alunos de dois grupos, um experimental e outro de controle. A seleção desses grupos foi feita por sorteio. A metodologia experimental consistiu na aplicação de Módulos para os alunos de uma turma de 5- serie, numa unidade de estudo de Ciências. 0 conteúdo dessa unidade de estudo foi dividido em cinco sub-unidades, correspondendo cada uma a um Módulo. Cada Módulo foi acompanhado de um pré-teste e de um guia de estudo para o aluno, incluindo uma introdução, objetivos e uma orientação para a realização das atividades e da auto-avaliação. Uma bibliografia foi incluída nos Módulos pa ra estudos adicionais e um vocabulário para esclarecimento de dúvidas. Esse material foi entregue ao aluno para que realizasse o seu estudo e quando julgasse que já havia dominado o assunto, solicitava ao professor sua avaliação (pós-teste). Se o resultado fosse satisfatório, passava para a sub-unidade seguinte e se o resultado fosse desfavorável, o aluno voltava a estudar o Módulo e o processo recomeçava. Duas medidas de aprendizagem foram utilizadas em situações diferentes, quando foram aplicados pré-testes e pós-testes a ambos os grupos. Os resultados dos pré-testes, aplicados no inicio do experimento não foram significativos, em quanto que os resultados analisados no final do estudo, através dos pós-testes e a nível de 0,05 foram significativos a favor dos Módulos Instrucionais. Ao término da aplicação da metodologia, conseguiu-se que os alunos estudassem sozinhos e aprendessem num ritmo individual, de acordo com suas possibilidades, até alcançar o domínio exigido no Módulo. O aluno só passava para o Módulo seguinte quando alcançava o domínio, de pelo menos 80% do Módulo precedente. Observou-se o desenvolvimento de atitudes favoráveis e uma participação mais efetiva dos alunos, enquanto o professor assumiu o papel de orientador do estudo que estava sendo realizado. A interação entre o professor e o aluno foi incentivada pelas consultas e esclarecimentos de dúvidas a respeito do trabalho. A partir dos resultados do experimento foram apresentadas as conclusões do estudo, enfatizando-se o valor do método. Em face das conclusões apresentadas e que estão restritas ao problema aqui estudado, sugere-se a continuidade do presente estudo em outras áreas do currículo e em outras séries do 19 grau.Abstract: Not informed.MestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Santos Filho, José Camilo dos, 1940-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Celia da Costa Lopes1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf84f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923REIS, Celia da Costa Lopes. Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau. 1981. 84f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48260porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T17:13:34Zoai::48260Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-18T17:13:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau |
title |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau |
spellingShingle |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau Reis, Celia da Costa Lopes Ensino por modulos (Ciencias) Ensino de primeiro grau |
title_short |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau |
title_full |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau |
title_fullStr |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau |
title_full_unstemmed |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau |
title_sort |
Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau |
author |
Reis, Celia da Costa Lopes |
author_facet |
Reis, Celia da Costa Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Filho, José Camilo dos, 1940- Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação Programa de Pós-Graduação em Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Celia da Costa Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por modulos (Ciencias) Ensino de primeiro grau |
topic |
Ensino por modulos (Ciencias) Ensino de primeiro grau |
description |
Orientador: Jose Camilo dos Santos Filho |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923 REIS, Celia da Costa Lopes. Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau. 1981. 84f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923 |
identifier_str_mv |
REIS, Celia da Costa Lopes. Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau. 1981. 84f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923. Acesso em: 14 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 84f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138289510252544 |