Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Celia da Costa Lopes
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923
Resumo: Orientador: Jose Camilo dos Santos Filho
id UNICAMP-30_7ce551da30df30175e890a73ec32545b
oai_identifier_str oai::48260
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grauEnsino por modulos (Ciencias)Ensino de primeiro grauOrientador: Jose Camilo dos Santos FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo: A presente pesquisa teve por finalidade testar a eficiência didática dos Módulos Instrucionais no ensino de Ciências a nível de 19 grau. 0 estudo experimental se desenvolveu no período de setembro a dezembro de 1979, tendo como amostra os alunos das 5 séries do turno da noite, da Escola Carlos Gonçalves, localizada no município de Olinda, no Estado de Pernambuco e se realizou em função do baixo rendimento apresentado pelos alunos daquela Escola no primeiro semestre do mesmo ano letivo. Constituiu-se de um estudo comparativo entre os resultados da aprendizagem, obtidos por alunos que desenvolveram uma unidade do programa de Ciências, sob dois enfoques distintos: Módulos Instrucionais para o ensino individualizado e uma estratégia convencional. No modelo experimental considerou-se como variável independente, os métodos de ensino e como variável dependente, o rendimento dos alunos de dois grupos, um experimental e outro de controle. A seleção desses grupos foi feita por sorteio. A metodologia experimental consistiu na aplicação de Módulos para os alunos de uma turma de 5- serie, numa unidade de estudo de Ciências. 0 conteúdo dessa unidade de estudo foi dividido em cinco sub-unidades, correspondendo cada uma a um Módulo. Cada Módulo foi acompanhado de um pré-teste e de um guia de estudo para o aluno, incluindo uma introdução, objetivos e uma orientação para a realização das atividades e da auto-avaliação. Uma bibliografia foi incluída nos Módulos pa ra estudos adicionais e um vocabulário para esclarecimento de dúvidas. Esse material foi entregue ao aluno para que realizasse o seu estudo e quando julgasse que já havia dominado o assunto, solicitava ao professor sua avaliação (pós-teste). Se o resultado fosse satisfatório, passava para a sub-unidade seguinte e se o resultado fosse desfavorável, o aluno voltava a estudar o Módulo e o processo recomeçava. Duas medidas de aprendizagem foram utilizadas em situações diferentes, quando foram aplicados pré-testes e pós-testes a ambos os grupos. Os resultados dos pré-testes, aplicados no inicio do experimento não foram significativos, em quanto que os resultados analisados no final do estudo, através dos pós-testes e a nível de 0,05 foram significativos a favor dos Módulos Instrucionais. Ao término da aplicação da metodologia, conseguiu-se que os alunos estudassem sozinhos e aprendessem num ritmo individual, de acordo com suas possibilidades, até alcançar o domínio exigido no Módulo. O aluno só passava para o Módulo seguinte quando alcançava o domínio, de pelo menos 80% do Módulo precedente. Observou-se o desenvolvimento de atitudes favoráveis e uma participação mais efetiva dos alunos, enquanto o professor assumiu o papel de orientador do estudo que estava sendo realizado. A interação entre o professor e o aluno foi incentivada pelas consultas e esclarecimentos de dúvidas a respeito do trabalho. A partir dos resultados do experimento foram apresentadas as conclusões do estudo, enfatizando-se o valor do método. Em face das conclusões apresentadas e que estão restritas ao problema aqui estudado, sugere-se a continuidade do presente estudo em outras áreas do currículo e em outras séries do 19 grau.Abstract: Not informed.MestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Santos Filho, José Camilo dos, 1940-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Celia da Costa Lopes1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf84f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923REIS, Celia da Costa Lopes. Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau. 1981. 84f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48260porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T17:13:34Zoai::48260Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-18T17:13:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
title Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
spellingShingle Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
Reis, Celia da Costa Lopes
Ensino por modulos (Ciencias)
Ensino de primeiro grau
title_short Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
title_full Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
title_fullStr Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
title_full_unstemmed Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
title_sort Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau
author Reis, Celia da Costa Lopes
author_facet Reis, Celia da Costa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Filho, José Camilo dos, 1940-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação em Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Celia da Costa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por modulos (Ciencias)
Ensino de primeiro grau
topic Ensino por modulos (Ciencias)
Ensino de primeiro grau
description Orientador: Jose Camilo dos Santos Filho
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923
REIS, Celia da Costa Lopes. Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau. 1981. 84f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923
identifier_str_mv REIS, Celia da Costa Lopes. Ensino modulado de uma unidade de ciencias para a 5a. serie do primeiro grau. 1981. 84f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577923. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
84f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138289510252544