Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Vitoria M. M
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574887
Resumo: Orientador: Paulo Morelato França
id UNICAMP-30_7d9ec581a16869c3916ad701154cd2a7
oai_identifier_str oai::26334
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabuEngenharia de sistemasEngenharia elétricaOrientador: Paulo Morelato FrançaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia EletricaResumo: O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) consiste basicamente em definir rotas eficientes para uma frota de veículos que deve entregar quantidades de bens a um conjunto de clientes. Vários métodos têm sido propostos para tal tarefa, mas devido ao esforço computacional requerido, problemas de maior porte (50 clientes ou mais) são resolvidos por algoritmos aproximados. Dentre estes algoritmos aproximados, abordamos os métodos de melhoria de rotas. Estes métodos são caracterizados pela geração de uma solução inicial factível, seguida da aplicação de mecanismos de busca que alteram a solução inicial. Estes mecanismos promovem essencialmente a melhoria da função objetivo em direção a um mínimo local. Neste ponto, dada a falta de movimentos de melhoria, o algoritmo pára. Apesar do desempenho excelente deste métod6S, observa-se uma limitação fundamental. Sendo o PRV um problema combinatório e, portanto, não convexo, o ótimo local obtido pode não ser o ótimo global. Conseqüentemente, a qualidade da solução final depende drasticamente da solução de partida. Várias técnicas foram elaboradas com vistas à superação da otimalidade local. A maioria delas recomeça o processo de busca a partir de soluções iniciais diferentes ou atrasa a obtenção do ponto ótimo. Outra maneira de lidar com tais limitações é através da aplicação da estratégia de Busca Tabu. Ao invés de evitar ótimos locais, a Busca Tabu os supera, permitindo assim a continuidade das explorações. Neste trabalho apresentamos um estudo da aplicação da técnica de Busca Tabu ao PRV. Um algoritmo dotado de mecanismos de Busca Tabu foi utilizado para a resolução de vinte problemas caracterizados pela existência (ou ausência) de certas restrições temporais. Procedemos a várias análises do comportamento do algoritmo e comparações com outros métodos heurísticos. Os resultados indicaram ser a BuscaTabu uma ferramenta poderosa na resolução de problemas combinatóriosAbstract: Not informed.MestradoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]França, Paulo Morelato, 1949-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia ElétricaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPureza, Vitoria M. M19901990-08-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574887PUREZA, Vitoria M. M. Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu. 1990. 117f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574887. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/26334Publicação FEEporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-26T11:46:42Zoai::26334Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-26T11:46:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
title Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
spellingShingle Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
Pureza, Vitoria M. M
Engenharia de sistemas
Engenharia elétrica
title_short Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
title_full Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
title_fullStr Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
title_full_unstemmed Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
title_sort Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu
author Pureza, Vitoria M. M
author_facet Pureza, Vitoria M. M
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Paulo Morelato, 1949-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pureza, Vitoria M. M
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de sistemas
Engenharia elétrica
topic Engenharia de sistemas
Engenharia elétrica
description Orientador: Paulo Morelato França
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1990-08-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574887
PUREZA, Vitoria M. M. Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu. 1990. 117f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574887. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PUREZA, Vitoria M. M. Problemas de roteamento de veiculos via metaheuristica tabu. 1990. 117f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574887. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/26334
Publicação FEE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138274340503552