Um modelo computacional para a resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575751 |
Resumo: | Orientador: Ubiratan D'Ambrosio |
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Um modelo computacional para a resolução de problemasMatemática - Processamento de dados - Estudo e ensino (Superior)Orientador: Ubiratan D'AmbrosioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Apresenta-se uma metodologia para a resolução de problemas, estruturada em processos construídos com um enfoque sistêmico e auxiliados pelo uso do computador previamente programado com: 1. Uma base de conhecimentos matemáticos, dinâmica e inteligente, que o aluno consulta em linguagem natural, e construída em prolog; 2. Um programa diferenciador de funções, também em Prolog 3. Uma base de problemas resolvidos e por resolver. O processo principal, chamado macro-processo, guia o trabalho do professor e esta formado pelos processos: Banco de problemas a resolver, Alunos organizados em grupos, Micro-processo e Troca de experiência. O micro-processo é o guia do trabalho individual do aluno, e é formado dos processos: Compreensão do problema; Construção do algoritmo; Resolva o algoritmo; e Escreva seu procedimento. Em diferentes momentos apresentam-se etapas de auto-avaliação. O modelo de pesquisa utilizado é o estudo de casosAbstract: A methodology for problem solving is presented. This methodology _as a structure of system-oriented¿ processes, aided by the use one computer previously programmee with: 1. a prolog built, dynamic and intelligent, mathematical knowledge base which the student queries using natural language, 2. a function differentiating program, also built with prolog, 3. a data base of prob16ms, both solved and to be solved. The main process, called macro-process, guides the work of the teacher and is made up of the following processes: - bank of problems to be solved, - students, organized by groups, microprocess and - exchange of experiences. The micro-process is the guide to individual student work and comprises the processes: - problem comprehension, construction of algorithm, -solution of algorithm and ¿ writing down of procedure. At several points there are stages for auto-evaluation. The research model used is that of case studiesDoutoradoMetodologia do EnsinoDoutor em Educação[s.n.]D'Ambrosio, Ubiratan, 1932-2021Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAldana, Leonel Morales19901990-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf520f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575751ALDANA, Leonel Morales. Um modelo computacional para a resolução de problemas. 1990. 520f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575751. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/35298porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T21:54:37Zoai::35298Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T21:54:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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